GPT Store: conheça a loja virtual criada pela OpenAI, com mais de 3 milhões de opções de Inteligência Artificial generativa. 

Uma novidade anunciada pela OpenAI, empresa que desenvolveu o ChatGPT, está dando o que falar: a GPT Store, uma loja virtual com diferentes versões desse tipo de Inteligência Artificial (IA) generativa.  

A ideia era que a companhia tivesse disponibilizado o recurso em 2023 — mas, em razão de outras prioridades, adiou seu lançamento para 2024.  

Enquanto o lançamento não acontecia, milhares de desenvolvedores criaram suas versões únicas de IAe compartilharam com a organização, que passou a disponibilizá-las para qualquer pessoa que usa o ChatGPT. 

O lançamento da GPT Store pode ser considerado como uma mudança no paradigma da programação de IAs, democratizando seu acesso e tornando essa tecnologia cada vez mais popular. 

Se no passado, a IA era usada apenas por grandes companhias, que possuíam bastante dinheiro para desfrutar de suas vantagens, hoje está a poucos cliques de qualquer pessoa. E isso facilitará a vida de empreendedores no mundo todo. 

Entenda, a seguir, o que é a GPT Store, como funciona, quem pode usar e, principalmente, como você poderá tirar proveito dessa novidade!

Navegue pelo índice

    Descubra o que é a GPT Store

    Página principal da GPT Store

    A GPT Store conta com mais de três milhões de chatbots, baseados na Inteligência Artificial do tipo generativa.

    A GPT Store, criada pela OpenAI, funciona como uma espécie de biblioteca, desenvolvida a partir de uma curadoria.  

    Nela, é possível encontrar um total de três milhões de chatbots personalizados, que podem ser usados de diferentes maneiras. 

    Todas essas aplicações são, de alguma forma, GPTs. Essa é a sigla para Generative Pre-trained Transformer, ou, simplesmente, “Transformador Pré-treinado Generativo”. Esses “robôs” têm a função de resolver um problema, seja ele qual for. 

    Semanalmente, o site é abastecido por novos exemplares de IA. A loja de aplicativos pode ser acessada via smartphone ou desktop. 

    A seguir, confira algumas das principais perguntas sobre o assunto e as respostas para elas. 

    Leia mais

    Como funciona a GPT Store

    Assim como uma biblioteca, a GPT Store também foi pensada de forma catalogada. Ou seja, ela é dividida em setores.  

    Desse modo, a pessoa que a usa pode pesquisar qualquer um dos milhares de chatbots por categorias, como produtividade, escrita, programação, pesquisa, educação e estilo de vida, entre outros.  

    Entre eles, está o DALL·E, forma de IA que é capaz de criar imagens a partir de descrições feitas por quem a utiliza. 

    Nesse imenso catálogo estão disponíveis chatbots GPTs criados por profissionais que usaram ou não códigos semelhantes aos do ChatGPT para gerar suas programações.  

    Quem pode usar a GPT Store

    Até o momento da publicação deste artigo, apenas pessoas que utilizam as versões do ChatGPT Plus, Team e Enterprise têm acesso à GPT Store, que pode ser consultada no seguinte endereço: https://chat.openai.com/gpts.

    No caso de empresas que usam o ChatGPT ou mesmo qualquer uma das aplicações disponíveis na loja, a OpenAI avisa que tudo que for adquirido fica em uma área particular, utilizada somente por quem trabalha na organização usuária. Isso ocorre porque há GPTs públicos e outros restritos, geralmente vinculados às corporações.  

    Além disso, os textos e as interações daqueles que atuam nesses negócios não são usados pela OpenAI para realizar melhorias em sua aplicação. Ou seja, teoricamente, fica tudo devidamente guardado. 

    Porém, ainda não há previsão de quando a app store de GPTs estará aberta para todas as pessoas, incluindo aquelas que usam a versão gratuita do ChatGPT. 

    Já existem sites que disponibilizam uma listagem com os possíveis aplicativos encontrados na GPT Store. É o caso do GPTStore.ai — que, apesar de levar o nome da loja virtual em seu endereço, deixa um aviso no rodapé da página principal explicando que não tem ligação com a desenvolvedora oficial. 

    Mulher asiática usando um celular

    A GPT Store tem uma diversidade de aplicações atualizadas semanalmente, para ajudar as pessoas a serem mais produtivas e criativas. 

    Como usar a GPT Store

    Caso você utilize alguma das versões autorizadas a acessar a loja, que são ChatGPT Plus, Team e Enterprise, após logar na ferramenta, encontrará no menu lateral esquerdo a opção “Explore GPTs”.  

    Depois de clicar nessa parte, é possível pesquisar por nome ou tipo de aplicação pública que são apresentados na tela principal ou, ainda, consultar um específico na barra de pesquisa.  

    Ao encontrar a aplicação desejada, você será redirecionado à página dela e utilizará o recurso, seguindo as instruções.  

    A grande diferença de uso é que clientes Enterprise — ou seja, vinculados a uma empresa — poderão ter acesso a versões particulares da ferramenta.  

    Assim, toda e qualquer informação usada nela não terá o risco de ser conhecida pela detentora da loja para melhorias das funcionalidades oferecidas. 

    Veja as melhores ofertas para comprar o domínio do seu site!

    Confira os principais aplicativos da GPT Store 

    Não é exagero dizer que chatbots que produzem conteúdo sobre qualquer tipo de tópico ou formato estão disponíveis na GPT Store.  

    A seguir, confira uma lista com 15 exemplos básicos e outros inusitados do que pode ser encontrado por lá, para além das aplicações que funcionam para promover ideias criativas: 

    1. Data Analyst: auxilia quem o usa a analisar documentos e extrair insights a respeito deles. 
    1. Code Tutor Khan Academy: quer aprender a programar? Então, esse chatbot vai ajudar você. 
    1. Diagrams: Show Me: precisa elaborar diagramas ou mapas mentais? Essa aplicação pode dar uma força. 
    1. Canva: sim, aquele site mesmo que você já deve ter ouvido falar, ou até usado, para criar artes e documentos com designs diferenciados. 
    1. Image Edit, Copying & Merge: como o próprio nome sugere, essa aplicação ajuda a editar, copiar e fundir outras imagens em uma só. 
    1. Write for me: uma IA que auxilia a escrever quando faltar inspiração, e tudo de forma personalizada. 
    1. Automated Blog Post Writer: precisa atualizar seu blog? Esse chatbot foi desenvolvido para ajudar a criar textos com seu tom de voz, seguindo suas orientações. 
    1. DesignerGPT: uma aplicação que permite você gerar um site, caso prefira algo mais simples, sem precisar da parte de programação. 
    1. Logo Creator: contribui com ideias para criar sua logo. 
    1. Hot Mods: promete incrementar e modificar imagens existentes, tornando-as únicas. 
    1. Consensus: auxilia estudantes, independentemente do nível acadêmico, já que conta com uma biblioteca com mais de 200 milhões de artigos. 
    1. Books: um exemplo de IA que dá aquela força para quem quer ler mais e está em dúvida sobre a próxima obra que vai adquirir e devorar. 
    1. CK-12 Flexi AI: um “robô” que dá “uma mãozinha” àqueles que desejam aprender matemática e ciências. 
    1. Planty: um assistente virtual que promete orientar você a cuidar das suas plantinhas nas horas vagas. 
    1. AllTrails: um GPT que faz recomendações de trilhas personalizadas, para correr, passear, escalar, enfim, aventurar-se. 

    Vale destacar que pode ocorrer de existirem diferentes GPTs com o mesmo nome. Então, caso você queira um específico e saiba quem o desenvolveu, pesquise também usando essa informação ao utilizar a loja. 

    Entenda como se beneficiar da novidade 

    Quem não conta com um aporte financeiro grande para investir em recursos humanos e tecnológicos tem nessa loja a possibilidade de acessar milhares de ferramentas para auxiliar sua jornada empreendedora

    Seja para criar textos, imagens, sons, apresentações ou até a própria logo, são infinitas as possibilidades ao mergulhar na GPT Store. 

    Basta rever alguns dos exemplos citados anteriormente para entender de que forma as aplicações podem ajudar quem empreende, sem ser necessário ser expert em programação

    Agora, se você desenvolve suas próprias aplicações, pode ter nessa biblioteca uma nova fonte de renda.  

    Como a proposta da OpenAI é, futuramente, remunerar quem desenvolve e disponibiliza criações no site, quanto mais uma pessoa programadora lançar na loja, mais ela poderá ganhar. 

    Se você manja de programação e tem uma IA para chamar de sua, pode disponibilizá-la na GPT Store. Basta seguir estes passos, de acordo com a própria OpenAI: 

    • Salvar seu GPT para qualquer pessoa na plataforma, na área de criação, ao criar ou subir o arquivo (em “Publish to”, marcar a opção “Everyone”, escolher a categoria que ele melhor se encaixa e confirmar). 
    • Habilitar seu perfil de desenvolvedor acessando o menu “Settings”, “Builder profile”, habilitando seu nome ou um site verificado. A OpenAI explica como fazer a verificação

    No entanto, a própria organização avisa que o GPT precisa estar em conformidade com as diretrizes da marca, sendo igualmente necessário seguir as políticas de uso.  

    Cada aplicação disponibilizada para todos passa por um processo de revisão criterioso, para entender como é o funcionamento e se a tecnologia viola alguma regra preestabelecida. 

    Para aumentar o repositório, a OpenAI vai criar um programa de remuneração, ainda sem data, para custear o desenvolvimento feito por pessoas programadoras e demais interessados. 

    Porém, não está claro de que forma isso se dará, se por cada uso da ferramenta ou se apenas uma vez, ao disponibilizá-la na biblioteca de GPTs. 

    Tela de celular com chatbot aberto

    A GPT Store é vista globalmente como uma forma diferente de pessoas desenvolvedoras ganharem dinheiro, ao criar os próprios GPTs.

    Saiba mais sobre Inteligência Artificial generativa 

    O ChatGPT e outras formas de GPT que podem ser encontradas na GPT Store foram desenvolvidos a partir de IA Generativa.  

    Como essa tecnologia usa recursos para “imitar”, de certo modo, as ações humanas, a do tipo generativa vai além e cria conteúdos inteiramente inéditos com base no que está dado. 

    Apesar de utilizar a internet e bases de dados pré-formatadas, repletas de modelos e informações, a IA generativa tem o diferencial de entregar resultados novos a partir desses conteúdos. 

    Os algoritmos fazem isso de forma autônoma, muitas vezes de máquina para máquina, sem a necessidade direta da ação humana para ensiná-la o que fazer. 

    O ChatGPT, lançado e popularizado a partir de 2022, revolucionou o mercado e a sociedade justamente pela capacidade e agilidade em entregar respostas e até conteúdos inteiramente inéditos a quem o usa.  

    Apenas nos dois primeiros meses de uso, a OpenAI registrou mais de 100 milhões de usuários, tamanha as vantagens oferecidas pela tecnologia. 

    Com este artigo preparado pelo time de especialistas da Locaweb, você pôde entender melhor o que é a GPT Store, iniciativa que constitui um verdadeiro repositório com diferentes e variados tipos de GPTs.  

    A tecnologia, que é desenvolvida a partir da IA generativa, pode auxiliar pessoas empreendedoras a ter acesso a ferramentas, além de ser vista como uma nova fonte de renda para quem entende de programação

    E se você precisa de hospedagem para site, que tal uma opção compartilhada? A Locaweb oferece esse serviço. Saiba mais a seguir. 

    Por dentro da Hospedagem Compartilhada Locaweb 

    A Hospedagem compartilhada é um servidor usado para armazenar informações de vários clientes. 

    Assim, caso você precise criar ou já tenha mais de um site, essa é a alternativa mais vantajosa de hospedagem, justamente porque oferece uma boa relação custo-benefício, sobretudo para pequenas e médias empresas que não têm grande demanda de armazenamento e processamento de dados. 

    Conheça os planos e benefícios da Hospedagem de Sites Locaweb!

    Saiba mais.