Para uma cadeia de suprimentos funcionar bem é preciso ter uma comunicação efetiva, sem interrupções e intensa. E como fica a cibersegurança? É o que vamos descobrir!

Quem gerencia a inteligência dos dados na cadeia de suprimentos tem um desafio gigante em mãos. Quanto mais a transformação digital se consolida, mais acontecem mudanças na forma como os dados são recebidos e analisados, seja pelo volume de informações, pela velocidade ou pela forma como os dados são compartilhados.

Quanto mais a cadeia de suprimentos evolui, mais se torna dependente das plataformas de TI para garantir o tráfego e a proteção das informações. Mas tem um “porém” nessa história…

A descentralização de dados é um problema que tem desafiado profissionais de TI do mundo inteiro. Mesmo com sistemas, aplicativos e outros meios de comunicação confiáveis e sob o controle das empresas, quem trabalha na cadeia de suprimentos acaba se comunicando por outros meios.

Navegue pelo índice

    Gerenciamento de risco na cadeia de suprimentos

    Além disso, muitas empresas controlam tudo por planilhas e outros documentos que ficam na rede, muitas vezes sem proteção alguma. Utilizar plataformas paralelas (e não certificadas pela TI da empresa) não apenas complica a análise de dados, como deixa as informações completamente à mercê de cibercriminosos.

    Hoje, o mais comum é ouvir gente falando sobre invasão em conta do WhatsApp, do próprio smartphone ou do sistema. Acrescente que equipamentos podem ser perdidos ou danificados – se a informação estiver apenas no dispositivo, será um super problema recuperá-la.

    Mas é preciso admitir que esse não é o único elo fraco. Muitas empresas ainda são resistentes a investir em recursos mais atualizados e soluções de segurança.

    O mercado de tecnologia, felizmente, oferece produtos sob medida para diversificados portes de empresa, garantindo segurança para quem estiver disponível a fazer um investimento que cabe no bolso.

    Mais praticidade e segurança

    Na maior parte das vezes, quem trabalha na cadeia de suprimentos acaba optando pela praticidade de utilizar um recurso que já conhece, em vez de aprender a operar um novo aplicativo ou sistema – que nem sempre funciona da maneira esperada, vamos admitir.

    Mas os aplicativos e sistemas feitos sob medida para a cadeia de suprimentos, somados ao trabalho sério de fornecedores de tecnologia homologada, vão garantir a segurança da informação de sua empresa – e de todo o ecossistema de negócios.

    Relacionamento com os fornecedores

    A segurança da informação precisa ser pensada em todos os pontos de acesso. Até o momento, falamos sobre o que acontece dentro da própria empresa. Mas você sabe como está a segurança nos fornecedores dentro da cadeia de suprimentos?

    Uma empresa precisa manter relacionamento com escritórios jurídicos, contábeis, fornecedores de infraestrutura, de softwares, fornecedores de insumos e muitos outros, mandando e recebendo dados em grandes volumes. Não apenas da sua empresa, mas também de parceiros e clientes dela.

    Assim, é preciso ter muito cuidado com a escolha de cada parceiro, checando se eles têm políticas e recursos se segurança adequados em uso.

    O que acontece em caso de vazamento de dados? 

    Como exemplo, caso seu fornecedor sofra um vazamento de dados ou algum seja vítima de outro tipo de ataque digital, sua empresa também poderá ser responsabilizada, principalmente se esse vazamento afetar os dados do consumidor final.

    Pensando nisso, o melhor é estabelecer regras de contratação de parceiros e fornecedores, com pré-requisitos claros sobre como os dados devem ser manipulados, se a empresa está adequada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), quais as garantias de segurança e quais recursos de proteção da informação são adotados, entre outros detalhes.

    Em resumo, se sua empresa conta com recursos de segurança para si, cuide para que o restante da cadeia de suprimentos tenha o mesmo senso de responsabilidade.

    Conte com profissionais de TI

    Quem precisa cuidar do centro do negócio, daquilo que faz a empresa girar e aumentar sua lucratividade, não deve estar sobrecarregado com assuntos diferentes.

    Portanto, tenha profissionais de TI para cuidar da área de tecnologia e garantir que as melhores práticas de segurança de dados sejam cumpridas. 

    Profissionais de TI com experiência sabem escolher empresas adequadas para fornecer as soluções de segurança, softwares e monitoramento de dados.

    Para isso, essa pessoa precisa de recursos e o aval da empresa para realizar bem seu trabalho. Microgerenciamento só atrasa os processos dentro de qualquer empresa.

    Como proteger os dados?

    Os cibercriminosos são especialistas em encontrar brechas nos sistemas e seus ataques podem arrasar as informações de operação e fornecimento das empresas.

    Se pensamos que os negócios na cadeia de suprimentos são altamente escaláveis, a manipulação de dados deve ser ainda mais segura.

    Para empresas que não têm experiência com a segurança de dados, aqui vão algumas perguntas que podem orientar a escolha:

    • A fornecedora da solução tem boa reputação no mercado?
    • Ela tem experiência de mercado?
    • Atende empresas de diversificados tamanhos?
    • Tem planos que podem atender sua necessidade presente e crescimento futuro?
    • Trabalha com certificados adequados para o trânsito de dados?

    Certificado de segurança digital

    Nós, aqui na Locaweb, trabalhamos com o Certificado de Segurança SSL, que garante criptografia de dados de ponto a ponto nos sites. Nosso Certificado de segurança digital é endossado pela GlobalSign, uma das maiores autoridades certificadoras do mundo.

    Para quem não sabe, o SSL (Secure Socket Layer) é um protocolo/certificado que criptografa todas as informações que trafegam numa página.

    Isso impede a visualização dos dados durante a transferência de informações. É possível aumentar a confiança da empresa ao exibir um selo dinâmico WebTrust de site seguro, também fornecido no Certificado de Segurança SSL da Locaweb.

    + Certificado SSL: a segurança do seu site em suas mãos

    Contrate a Locaweb

    Para a Locaweb, a segurança dos dados é assunto sério e buscamos nos alinhar com os protocolos internacionais para manter nossos clientes em um ambiente protegido.

    Além de oferecer opções de certificados SSL, podemos ajudar você a configurá-los. E mais uma coisa: ao contratar um serviço de hospedagem ou servidor dedicado conosco, você pode incluir um certificado SSL em sua assinatura.

    O administrador de sua conta pode administrar tudo em um painel de gerenciamento e, caso também tenha contratado a nossa Hospedagem de Sites, em poucos cliques é possível emitir o certificado e garantir a segurança do site. Conheça nossas soluções.