O dashboard é uma ferramenta que ajuda as empresas a terem acesso a informações em tempo real, com gráficos, indicadores e outros dados.

O monitoramento de dados é fundamental para que uma empresa possa prosperar. Afinal, a melhor forma de compreender o desempenho do seu negócio e planejar os próximos passos é ter conhecimento de várias áreas que afetam todo o processo, seja o número de vendas, seja a produtividade, seja a eficiência de investimentos etc. 

Nesse contexto, uma ferramenta se mostra muito importante para tornar esses dados mais acessíveis e de simples compreensão: o dashboard. Mas o que é isso e como você pode usar ele na sua empresa? São essas perguntas que responderemos neste artigo! 

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    O que é dashboard? 

    O dashboard pode ser definido como um painel de informações, indicadores e métricas importantes para o funcionamento de uma empresa. A ideia dessa ferramenta é apresentar os dados de forma visual e prática, facilitando a compreensão de todos os envolvidos. 

    imagem mostra um dashboard em sua versão desktop e mobile
    Dashboards podem contar com uma grande variedade de informações. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Uma empresa pode usar vários dashboards focados em diferentes aspectos. O setor financeiro precisa de acesso a métricas de lucro, faturamento e gastos, enquanto o setor de marketing recebe informações de taxa de conversão de vendas, tempo restante de campanhas e métricas de engajamento, por exemplo. 

    Geralmente, a ferramenta é configurada para fornecer dados em tempo real, permitindo assim que eventuais problemas sejam detectados de maneira mais ágil. E como você bem deve saber, tempo é dinheiro! 

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    Como um dashboard pode ser útil para o seu negócio? 

    Informação nunca é demais. Mesmo que você possua um pequeno negócio, atue como microempreendedor individual (MEI) ou autônomo, existem várias formas de usar um dashboard ao seu favor. 

    Um exemplo simples são os painéis presentes em canais no YouTube, em gerenciadores de anúncio e em sites de venda. Caso você seja um produtor de conteúdo online, ter acesso ao número de visualizações, tempo assistido por cada usuário, taxa de cliques por impressão (CTR) e outras métricas é fundamental para perceber que tipo de material está atraindo mais pessoas para o seu perfil

    Isso ajuda você a traçar estratégias de crescimento e de marketing, especialmente se você já utiliza anúncios. 

    Uma loja online também pode se beneficiar muito de um dashboard. Com ele, é possível ter acesso a, em tempo real, como estão suas vendas, quais produtos estão sendo mais vendidos e outras informações importantes de clientes, como localização, faixa etária etc. 

    Em casos de empresas maiores, o uso dessa ferramenta é ainda mais indispensável, podendo até exigir vários formatos diferentes para cada setor. 

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    exemplo de dashboard contendo vários dados, gráficos e linhas do tempo
    Dashboards podem ser úteis de diversas formas, especialmente para empresas que lidam com vendas diretas. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Como criar um dashboard? 

    Criar um dashboard é mais simples do que parece. Embora algumas empresas possam realizar esse tipo de serviço, também é importante aprender a fazer por conta própria, pois isso pode ajudar a cortar custos e aumentar a eficiência, o que é fundamental para negócios menores. Contudo, o processo de implementação precisa seguir alguns passos importantes antes de ser colocado em prática. 

    Trace o objetivo e selecione métricas 

    O primeiro passo para criar a ferramenta ideal é entender a sua finalidade

    • Para que ele será utilizado? 
    • Quais métricas serão mostradas? 
    • O que não pode faltar? 
    • O que deve ganhar destaque? 
    • O que pode ser descartado? 

    Definir os níveis de prioridade dos dados é importante na hora de configurar o dashboard. Ter menos informações, muitas vezes, ajuda a dar destaque ao que realmente é importante, além de deixar o visual mais limpo e agradável. 

    Defina um layout e identidade visual 

    Isso pode parecer algo menos importante, mas a longo prazo faz toda a diferença. Ter um local de trabalho agradável e com um layout funcional é muito importante para quem analisa informações diariamente.  

    Várias ferramentas disponibilizam artes prontas para serem utilizadas, com formatos de gráficos e organização já definida. Porém, nada impede de contratar um profissional para criar um dashboard personalizado.

    Ferramentas para criar o seu dashboard 

    Existem algumas ferramentas disponíveis no mercado para criar o dashboard ideal para a sua empresa. Entre os mais usados estão: 

    Excel 

    Conhecido por muitos no meio corporativo, o Microsoft Excel é um instrumento poderosíssimo. Além de criar planilhas bastante complexas, esse programa é usado para a criação de dashboards

    O ponto forte da ferramenta é a familiaridade que muitas pessoas já têm com ela. Porém, é mais difícil de atualizar em tempo real as informações quando comparada com outras opções no mercado, algo muito importante para várias empresas. 

    Para obtê-lo, basta acessar o site da Microsoft

    Google Data Studio 

    Um dos maiores atrativos do Google Data Studio é o fato da ferramenta ser gratuita. Isso permite que pessoas possam aprender e testar formatos, algo fundamental para pequenos empreendedores. 

    Ele conta com alternativas para conectar dados diversos, sendo muito versátil. Gráficos, planilhas, medidores, mapas de calor e diagramas são opções disponíveis na ferramenta. 

    Para usá-lo, basta acessar este site

    Cyfe 

    A Cyfe é uma das mais utilizadas no mercado, principalmente pelo fato de ter integração com diversas ferramentas de vendas online. Contém uma versão gratuita, mas com opções limitadas. 

    É uma boa opção para quem trabalha com vendas, e a versão premium permite ao usuário criar dashboards bem elaborados com atualização em tempo real, maior integração com outras ferramentas e até tutoriais de como aprimorar a sua experiência na criação de painéis. 

    Para começar a aprender com a versão gratuita, acesse o site da Cyfe.  

    Como utilizar as informações do dashboard para estratégias de marketing? 

    Além de todo o acesso à informação oferecido pelo bom uso dos dashboards, existem outros aspectos importantes para as empresas, entre eles o marketing. E uma das formas mais interessantes de se atingir novos clientes é via e-mail. Por isso, convidamos você para conhecer o e-mail marketing da Locaweb! 

    Com a ferramenta você terá mais facilidade para compor suas campanhas e acompanhar seus resultados em tempo real. Tudo isso com suporte especializado em português 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

    Uma vez que você tenha acesso aos dados obtidos e compilados em um dashboard, uma boa estratégia de e-mail marketing pode ser a melhor opção para o seu negócio. Não perca essa oportunidade!  

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