Criar um site ou blog pode parecer uma tarefa simples hoje em dia, com tantas plataformas e ferramentas disponíveis. Mas, produzir um site de qualidade, que realmente atraia visitantes e leitores fiéis, requer muito mais do que apenas registrar um domínio e usar um template pronto. 

Existem diversos erros que iniciantes e mesmo pessoas mais experientes acabam cometendo ao criar um novo site ou blog, o que pode diminuir drasticamente o alcance e a credibilidade do projeto. 

Vamos explorar aqui os 6 erros que você deve evitar. Entender esses pontos é essencial para garantir que seu site ou blog tenha conteúdo de qualidade e esteja bem otimizado para receber os visitantes. Vamos lá? Acompanhe a seguir. 

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      1) Falta de informação original

      Produzir conteúdo 100% original e não duplicado deve ser uma máxima absoluta ao criar um novo site ou blog. Infelizmente, muitos autores acabam copiando trechos de outros sites ou replicando materiais já existentes na internet. Isso é um erro grave.

      Sites com conteúdo único tem muito mais chances de performar bem nos buscadores, como o Google. Além disso, leitores querem consumir informações novas, não conteúdo refeito de posts antigos. 

      Invista tempo em pesquisa e produza insights originais sobre o seu nicho.

      Algumas dicas para melhorar o seu conteúdo:

      • Em vez de escrever uma lista genérica de dicas de SEO, faça uma análise das últimas atualizações dos algoritmos do Google e como elas impactam nas técnicas de otimização.
      • Compile e analise dados recentes do seu nicho, como tendências de busca ou estatísticas de mercado, gerando insights originais. 
      • Entreviste especialistas e publique trechos exclusivos com perspectivas e previsões sobre o setor.
      • Escolha um tópico muito específico e faça um guia definitivo, com todas as informações que o leitor precisa saber.
      • Pesquise patentes recentes, papers acadêmicos e outros documentos especializados para basear seu conteúdo.

      A chave é ir além do trivial e se aprofundar em um subtema, trazendo insights e informações que o leitor não encontrará facilmente em outros sites. 

      Dados originais, exemplos práticos e exclusividade no tratamento do assunto são diferenciais importantes.

      Confira as melhores dicas para otimizar o seu site

      2) Cobertura de tópico inadequada 

      Muitos sites e blogs erram ao não aprofundar adequadamente os tópicos abordados nos posts. É comum ver artigos curtos, com informações superficiais ou incompletas sobre um assunto.

      No entanto, os leitores buscam conteúdos definitivos e completos sobre temas de seu interesse. Então, explore um tópico por todos os ângulos, trazendo exemplos, estudos de caso, dicas práticas ou fundamentação teórica.

      Posts longos e aprofundados têm mais chances de atrair links e compartilhamentos de outros sites, virando um conteúdo de referência. Os buscadores também ranqueiam sites que são referência em temas específicos. 

      Aproveite cada post para se firmar como especialista naquela área. Combinado? 

      + Registro de Domínio Web: tudo o que você precisa saber

      3) Conteúdo entediante

      Não adianta criar posts longos e aprofundados se a forma de escrita não engajar os leitores. Um problema comum é produzir conteúdos extensos, porém com uma redação monótona, que não prende a atenção.

      Para evitar isso, invista em uma linguagem envolvente e cativante. Use histórias, casos e exemplos que ilustrem seus pontos. Além disso, faça perguntas aos leitores e os envolva no texto. 

      A variedade de parágrafos curtos e longos também ajuda. Lembre-se que a leitura na internet é diferente do impresso. Portanto, opte por títulos chamativos, subtítulos, tabelas, negritos e imagens para quebrar o texto. O visual limpo e leve também conta muito.

      evite esses erros na hora de criar um site

      4) Falta de confiabilidade

      Ganhar a confiança dos leitores é vital para um site ou blog. Porém, muitos autores negligenciam aspectos importantes que transmitem credibilidade e autoridade sobre um assunto.

      Algumas estratégias para passar confiabilidade são: 

      • Mencionar suas credenciais e experiência na área; 
      • Citar fontes confiáveis em posts;
      • Incluir estatísticas e dados concretos;
      • Construir uma bio do site e da equipe.

      Também vale investir em posts mais opinativos e analíticos, mostrando seu conhecimento sobre o tema. Evite erros factuais ou linguagem muito informal, que podem minar sua autoridade no nicho.

      5) Foco excessivo em monetização

      É compreensível querer monetizar um site, seja por publicidade ou afiliados. Porém, muitos autores acabam colocando o foco apenas em ganhar dinheiro, esquecendo-se de oferecer conteúdo de valor como prioridade.

      O ideal é encontrar um equilíbrio, criando primeiro conteúdos úteis e relevantes para o leitor. As estratégias de monetização podem vir depois, de forma integrada à experiência do usuário.

      As chamadas de ação e anúncios devem ser colocados de forma estratégica, sem atrapalhar a jornada do leitor. Lembre-se que audiência engajada e fiéis valem mais que algumas impressões ou cliques a mais nos anúncios.

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      6) Ausência de links externos

      Por fim, muitos sites também erram ao não construir uma boa rede de links externos provenientes de fontes confiáveis. Isso é essencial para melhorar a relevância e autoridade do domínio.

      Procure websites de qualidade que possam ser referenciados em posts relacionados. Entre em contato para propor trocas de links e promova seus conteúdos junto a parceiros estratégicos. 

      Backlinks são um fator de ranqueamento no Google vital para qualquer site. Portanto, essa deve ser uma prática contínua para impulsionar o domínio. Mas atenção à qualidade, não quantidade de links.

      Dica bônus

      Evitar esses erros desde o lançamento é fundamental para garantir que um novo site ou blog tenha sucesso e alcance seu público. Investir em conteúdo de qualidade, confiável e bem otimizado é o caminho para construir uma audiência sólida e engajada. Essas dicas podem ajudar você a evitar problemas comuns e criar um projeto de sucesso na internet

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      SAIBA MAIS

      Sobre o autor

      Maudy Pedrão é especialista em marketing digital e fundador do site Maudy.com.br, focado em conteúdos sobre empreendedorismo e negócios online. Com mais de 15 anos de experiência na área, Maudy já ajudou centenas de empresas a aumentarem sua presença digital.