Modalidade de hospedagem é ideal para sites de médio porte

Na hora de construir e hospedar um site, existe uma importante pergunta a ser feita: que tipo de servidor deve ser usado? São várias modalidades possíveis, que vão desde um servidor totalmente compartilhado até a hospedagem dedicada e 100% individual

No meio disso, existe outro tipo de hospedagem que pode ser muito útil para sites de médio porte: o Virtual Private Server (VPS), ou servidor virtual privado. Neste texto, vamos entender um pouco mais sobre o que ele é, quando usar e que práticas de segurança manter. 

mulher programadora frente a uma tela de computador.
Existem diversas formas de hospedagem para o servidor, e é importante entender a melhor para o produto. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Navegue pelo índice

    O que é VPS?

    Existem vários tipos de servidor para hospedar um site. A hospedagem dedicada, por exemplo, dá ao domínio um servidor exclusivo. Isso quer dizer que existe uma máquina usada somente para hospedar o site e todo o tráfego dele, dando bastante segurança e confiabilidade para o usuário, mas com um entrave: o preço é alto, por isso é recomendado para sites com bastante tráfego.

    Já na modalidade totalmente compartilhada, a história é diferente. Uma máquina recebe vários domínios virtuais, o que significa que o site compartilha um servidor físico com outros usuários. O maior benefício aqui é o preço baixo, porém o compartilhamento faz que o domínio sofra interferências de outros que estão hospedados na mesma máquina. Por exemplo, se um dos sites que está contratando o mesmo servidor tiver um grande pico de acessos, isso pode afetar a velocidade de tráfego no seu domínio. Portanto, acaba sendo recomendado apenas para sites pequenos.

    No meio disso existem os sites de médio porte, que precisam de um servidor mais exclusivo, mas não podem pagar um 100% dedicado. E é aqui que entra o VPS. Esse tipo de hospedagem usa a tecnologia de virtualização para hospedar mais de um site em um servidor privado, mas ainda assim manter recursos exclusivos e maior estabilidade de tráfego.

    Os principais benefícios dessa modalidade são:

    • picos de outros sites hospedados no mesmo servidor não afetam o tráfego;
    • maior velocidade e confiabilidade quando comparada com um site de hospedagem compartilhada;
    • mais barata que um servidor 100% dedicado;
    • alta privacidade, já que o banco de dados é protegido de outros usuários;
    • planos que permitem escalar facilmente conforme o site, negócio ou jogo cresce;
    • ideal para jogos que necessitam de servidores de médio porte com baixo custo.

    Um ponto negativo, porém, é que o VPS precisa de um pouco mais de conhecimento para ser bem configurado. 

    Veja as melhores ofertas de VPS hosting para seu site!

    Como manter o VPS seguro?

    Tão importante quanto entender a melhor modalidade para o site é saber que cuidados tomar para ter uma hospedagem segura. 

    1. Use sempre senhas fortes: essa dica pode parecer básica, mas é um erro cometido por muita gente. 
    2. O firewall é um aliado: essa ferramenta pode ajudar tanto na entrada quanto na saída de tráfego. Configurar um firewall interno pode auxiliar a evitar ataques de negação de serviço (DDoS) e tráfegos indesejados.
    3. Somente exponha portas que utilizar: é melhor permitir apenas endereços de protocolo da internet (IPs) de conexões conhecidas.
    4. Desative os logins root: criminosos cibernéticos costumam usar esse tipo de usuário para ter acesso total ao sistema. Ao desabilitar essa função, consegue-se evitar ataques de força bruta.
    5. Antivírus: além do firewall, essa ferramenta ajuda a ter ainda mais segurança nos arquivos do servidor. Cuidado nunca é demais!
    6. Autenticação por meio de chaves privadas: usar chaves Secure Shell (SSH) diminui a chance de criminosos conseguirem acesso às senhas.

    Chegou a hora de conhecer o serviço de VPS da Locaweb

    Saiba mais