Tem um negócio e ainda não se preparou para a Black Friday? Pois saiba que, mesmo faltando alguns meses, muitos consumidores já estão atentos a ela — e revelaram, durante nosso mais novo estudo, como pretendem avaliar a credibilidade das marcas durante a data. 

Segundo a maioria dos respondentes, que puderam compartilhar um pouco das expectativas para o dia de ofertas, negócios com um bom site e domínio próprio serão vistos como os mais confiáveis durante o “esquenta” e o dia oficial, sobretudo quando acompanhados de certificados e selos de segurança. 

Não apenas isso: nos próximos meses, perfis bem estruturados nas redes sociais, comentários e avaliações de outros clientes e, ainda, canais digitais para suporte e contato se tornarão importantes fatores de credibilidade entre os brasileiros — transmitindo autoridade e reputação em meio à grande concorrência. 

Mas, afinal, além dos pontos acima, quais outros aspectos online impactarão a percepção dos consumidores durante a Black Friday? O que os usuários esperam dos negócios e marcas, seja em relação à comunicação, transparência ou experiência digital?

Você acessa as respostas no conteúdo abaixo, elaborado com base no que revelaram centenas de pessoas de todas as regiões. Confira:

Navegue pelo índice

    Principais conclusões

    • Site próprio é o principal critério de credibilidade de uma marca no ambiente online. 
    • 79% dos entrevistados querem aproveitar a Black Friday para comprar produtos já desejados;
    • Já 6 em cada 10 também querem descobrir novos itens e serviços em promoção; 
    • Samsung, Apple e Electrolux são as marcas mais monitoradas pelo público; 

    Por dentro das expectativas dos consumidores 

    De forma geral, o levantamento constatou que grande parte dos consumidores não só estão com altas expectativas para a Black Friday, como já têm conferido de perto os anúncios e promoções antecipadas das marcas

    Depois das tantas ofertas que marcaram a Black Friday de 2024, muitos brasileiros afirmaram que pretendem ir novamente às compras em novembro.

    A maioria dos entrevistados, por exemplo, disseram que querem aproveitar os valores promocionais para garantir produtos já desejados (79%), enquanto outros desejam descobrir novos itens e serviços em promoção (62%). 

    Há ainda aqueles que pretendem, na verdade, ir atrás de experiências exclusivas durante o evento (26%) — como conteúdos especiais, acesso antecipado a promoções e pré-vendas —, além de acompanhar as tendências do mercado nessa época do ano (34%), seja para estar mais “antenado” ou testar ideias para um futuro negócio. 

    Quais marcas já estão no radar? 

    Engana-se quem pensa que as pessoas aguardarão até novembro para irem oficialmente às compras, sobretudo quando os meses que antecedem a Black Friday vêm se convertendo em opções vantajosas para o público.

    Isso porque, de acordo com o estudo, o que não faltam são marcas já no radar dos respondentes, que têm monitorado produtos e preços nos sites de ao menos três empresas: Samsung, Apple e Electrolux — as mais populares, ao lado da Nike e Adidas. 

    Confira o que mais transmite confiança aos consumidores 

    Além dos preços atrativos, os brasileiros ouvidos na pesquisa se mostraram bastante atentos à forma como, nos próximos meses, as marcas se comunicarão e estruturarão sua presença digital.

    Quando o assunto é o discurso dos negócios, por exemplo, o levantamento mostra que a transparência sobre preços e condições de compra será o principal fator de confiança para 86% dos entrevistados, seguida de clareza nas informações (65%) e certa antecipação nos avisos sobre promoções e prazos (37%). 

    Mais até do que os comentários em sites de avaliação (58%) e a presença das marcas nas redes sociais (43%), os entrevistados também afirmaram que, durante a próxima Black Friday, darão atenção especial ao site próprio das empresas (64%) — considerado, entre eles, o maior critério de credibilidade de um negócio, sobretudo endereços digitais bem estruturados e com domínio próprio. 

    De toda maneira, vale destacar que a mera existência do site, por si só, não será suficiente durante a época de ofertas. Para garantir uma boa jornada de compra, os respondentes apontaram como essenciais uma navegação fácil e intuitiva (67%), certa segurança no tratamento dos dados pessoais, validada por selos e certificados SSL (66%), e o desempenho estável da plataforma (57%), evitando lentidão nos momentos de maior movimento. 

    Metodologia 

    Para entender as expectativas dos consumidores para a Black Friday, ao longo dos últimos dias, a empresa Locaweb ouviu 500 brasileiros adultos (maiores de 18 anos) residentes em todas as regiões e conectados à internet. O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais.

    Ao todo, os respondentes tiveram acesso a 5 questões, que abordaram a experiência dos brasileiros durante o “esquenta” Black Friday, o que eles esperam das marcas e quais delas já estão sendo monitoradas pelo público nos meses que antecedem a data. A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados. 

    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

    Veja outros conteúdos desse autor