Tem um negócio e ainda não se preparou para a Black Friday? Pois saiba que, mesmo faltando alguns meses, muitos consumidores já estão atentos a ela — e revelaram, durante nosso mais novo estudo, como pretendem avaliar a credibilidade das marcas durante a data.
Segundo a maioria dos respondentes, que puderam compartilhar um pouco das expectativas para o dia de ofertas, negócios com um bom site e domínio próprio serão vistos como os mais confiáveis durante o “esquenta” e o dia oficial, sobretudo quando acompanhados de certificados e selos de segurança.
Não apenas isso: nos próximos meses, perfis bem estruturados nas redes sociais, comentários e avaliações de outros clientes e, ainda, canais digitais para suporte e contato se tornarão importantes fatores de credibilidade entre os brasileiros — transmitindo autoridade e reputação em meio à grande concorrência.
Mas, afinal, além dos pontos acima, quais outros aspectos online impactarão a percepção dos consumidores durante a Black Friday? O que os usuários esperam dos negócios e marcas, seja em relação à comunicação, transparência ou experiência digital?
Você acessa as respostas no conteúdo abaixo, elaborado com base no que revelaram centenas de pessoas de todas as regiões. Confira:
Principais conclusões
- Site próprio é o principal critério de credibilidade de uma marca no ambiente online.
- 79% dos entrevistados querem aproveitar a Black Friday para comprar produtos já desejados;
- Já 6 em cada 10 também querem descobrir novos itens e serviços em promoção;
- Samsung, Apple e Electrolux são as marcas mais monitoradas pelo público;
Por dentro das expectativas dos consumidores
De forma geral, o levantamento constatou que grande parte dos consumidores não só estão com altas expectativas para a Black Friday, como já têm conferido de perto os anúncios e promoções antecipadas das marcas.
Depois das tantas ofertas que marcaram a Black Friday de 2024, muitos brasileiros afirmaram que pretendem ir novamente às compras em novembro.
A maioria dos entrevistados, por exemplo, disseram que querem aproveitar os valores promocionais para garantir produtos já desejados (79%), enquanto outros desejam descobrir novos itens e serviços em promoção (62%).
Há ainda aqueles que pretendem, na verdade, ir atrás de experiências exclusivas durante o evento (26%) — como conteúdos especiais, acesso antecipado a promoções e pré-vendas —, além de acompanhar as tendências do mercado nessa época do ano (34%), seja para estar mais “antenado” ou testar ideias para um futuro negócio.
Quais marcas já estão no radar?
Engana-se quem pensa que as pessoas aguardarão até novembro para irem oficialmente às compras, sobretudo quando os meses que antecedem a Black Friday vêm se convertendo em opções vantajosas para o público.
Isso porque, de acordo com o estudo, o que não faltam são marcas já no radar dos respondentes, que têm monitorado produtos e preços nos sites de ao menos três empresas: Samsung, Apple e Electrolux — as mais populares, ao lado da Nike e Adidas.
Confira o que mais transmite confiança aos consumidores
Além dos preços atrativos, os brasileiros ouvidos na pesquisa se mostraram bastante atentos à forma como, nos próximos meses, as marcas se comunicarão e estruturarão sua presença digital.
Quando o assunto é o discurso dos negócios, por exemplo, o levantamento mostra que a transparência sobre preços e condições de compra será o principal fator de confiança para 86% dos entrevistados, seguida de clareza nas informações (65%) e certa antecipação nos avisos sobre promoções e prazos (37%).
Mais até do que os comentários em sites de avaliação (58%) e a presença das marcas nas redes sociais (43%), os entrevistados também afirmaram que, durante a próxima Black Friday, darão atenção especial ao site próprio das empresas (64%) — considerado, entre eles, o maior critério de credibilidade de um negócio, sobretudo endereços digitais bem estruturados e com domínio próprio.
De toda maneira, vale destacar que a mera existência do site, por si só, não será suficiente durante a época de ofertas. Para garantir uma boa jornada de compra, os respondentes apontaram como essenciais uma navegação fácil e intuitiva (67%), certa segurança no tratamento dos dados pessoais, validada por selos e certificados SSL (66%), e o desempenho estável da plataforma (57%), evitando lentidão nos momentos de maior movimento.
Metodologia
Para entender as expectativas dos consumidores para a Black Friday, ao longo dos últimos dias, a empresa Locaweb ouviu 500 brasileiros adultos (maiores de 18 anos) residentes em todas as regiões e conectados à internet. O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais.
Ao todo, os respondentes tiveram acesso a 5 questões, que abordaram a experiência dos brasileiros durante o “esquenta” Black Friday, o que eles esperam das marcas e quais delas já estão sendo monitoradas pelo público nos meses que antecedem a data. A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados.