Amy Winehouse, Kurt Cobain, Jimmy Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison. O que eles têm em comum? Além do talento, todos fazem parte de um misterioso grupo, o “Clube dos 27”. É provável que você já tenha ouvido falar sobre ele: rockstars ou músicos cheios de personalidade, que, por um infortúnio do destino, morreram aos 27 anos.

Existe toda uma teoria conspiratória em cima desse fato. A astrologia acredita que as mortes têm a ver com o “Retorno de Saturno” – momento em que o planeta regressa à posição original do nascimento e passa a influenciar em nossa personalidade por volta dos 27 anos. Outros, acreditam que foi pacto com o diabo, coisa dos Illuminati, de numerologia, culpa das drogas mesmo. Vai saber…

E muitos jovens que chegam a essa idade acabam apreensivos; com medo de que também possam partir dessa para uma melhor. A filha de Tim Berners-Lee, que completa 27 anos em março, é um exemplo. Até seu pai pensou no assunto e ficou preocupado, já que ela chegou ao sucesso em tão pouco tempo e é muito mais popular do que um rockstar.

World Wide Web não é apenas prestativa, intensa, inquieta, viciante e até um pouco cruel, dependendo do caso. Ela revolucionou uma época! Ou melhor, ela é a “revolução em pessoa”. Vê tudo, sabe de tudo e nós nos acostumamos tanto com isso que hoje não conseguimos viver sem ela. Seja para assistir a um filme no computador, acessar as redes sociais ou usar um aplicativo para conferir o trânsito, ela é companhia na certa.

Mas e se essa garota pira, fica doente, pega um vírus ou não dá mais as caras? O que vai acontecer com a gente? Entende o porquê de tanta preocupação?

WWW, como é chamada pelos amigos, está em todos os lugares e dá atenção para todo mundo; do Brasil aos Estados Unidos, do Japão a Austrália. Talvez por isso ela seja tão pop, engajada, humana, cool.

Há alguns anos participa e motiva ações importantes: da Primavera Árabe, dos protestos brasileiros em 2013, da legalização do casamento homoafetivo, do apoio aos refugiados, às vítimas do desastre em Mariana e dos atentados em Paris. Fora os muitos outros casos em que esteve presente.

Além disso, a World Wide Web empregou muita gente. Apoiou fortemente os blogueiros, gamers, vloggers e outros profissionais, isso sem falar nas web celebridades que, se não fosse por ela, com certeza não existiriam.

Quer mais um exemplo de sua importância? Hoje se temos alguma dúvida sobre como preparar um prato, o significado de uma palavra em outro idioma e até mesmo os sintomas de determinada doença, WWW está pronta para ajudar e nós nem precisamos recorrer a Enciclopédia Barsa, como antigamente, ou aos livros de receita da família.

São muitos os feitos para quem tem quase 27 anos; essa jovem é um verdadeiro prodígio.

O problema é que todo sucesso tem um custo. A Web pode cansar dessa vida sob os holofotes e dos paparazzis, das inúmeras festas e eventos, de estar presente em tudo e na vida de todos.

 Será que depois de tamanha visibilidade, de estar em celulares, relógios, óculos, roupas – e até mesmo em geladeiras e outros eletrodomésticos – ela se rebelaria, pensaria em viver mais reclusa e, por fim, entrar no “Clube dos 27”?

Jimmy, Kurt, Amy, Janis e Jim foram tão próximos de nós quanto WWW. Eles fizeram parte da construção de uma nova era e deixaram sua marca em nossas vidas. Só que se os jovens de agora ainda cantam e conhecem as músicas dessas lendas, a World Wide Web  tem um dedo nesse efeito de mantê-los vivos e acessíveis.

E você já pensou no que pode acontecer se Web entrar em uma “deep”, e não existir mais em 2016, aos 27 anos? É bem provável que uma parte de nós se vá com ela e que outra plataforma nasça e nos lembre como era bom ter a WWW ao nosso lado.

Ah, não sejamos tão dramáticos, tão pessimistas. Imagine! World Wide Web morrer aos 27?
Tudo não passa de uma teoria conspiratória.

Mas não é bem o que Eric Schmidt, ex-CEO do Google, acha. Em 2015, durante o Fórum Mundial de Davos, na Suíça, ele fez uma afirmação um tanto polêmica, que tem tudo a ver com o que estamos falando: a web vai desaparecer. Mas, calma! O que Eric quis dizer sobre a nossa garota prodígio, prestes a completar 27 anos, é que ela vai se expandir tanto que passará a existir uma linha tênue entre o que é real e o que é virtual no nosso dia a dia. WWW será ressignificada, terá novos limites, difíceis de definir. De fato, essa jovem tem tudo para se transformar de tal maneira que alguns até dirão que ela entrou no Clube dos 27.