Entenda quais são os princípios e as habilidades essenciais para atuar como project manager.

O segredo de um projeto bem executado está na maneira como ele é conduzido do início ao fim, e uma das formas de acompanhar integralmente todas as fases é com ajuda do gerenciamento de projetos.

Essa tarefa é função de quem atua como project manager, pois é essa pessoa quem vai definir escopo, prever riscos, planejar ações, acompanhar indicadores de desempenho e garantir entregas de qualidade.  

Esse conjunto de práticas ajuda na governança da empresa, assim como identifica processos que precisam ser melhorados, evita que os mesmos erros sejam cometidos e até mesmo auxilia a decidir quais projetos são importantes para a empresa.

project manager escrevendo dados em lousa durante reunião de equipe
Project manager é responsável por liderar projetos. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

O roadmap pode ajudar sua equipe a visualizar os passos necessários de um projeto! Clique e confira nossa matéria sobre essa ferramenta. 

Navegue pelo índice

    Quem é o project manager e qual sua função? 

    Project manager, ou gerente de projetos, é a pessoa responsável por liderar e gerenciar um projeto do início ao fim, ou seja, é uma posição estratégica para garantir melhores resultados. Quem atua como gerente de projetos também deve garantir que as demandas sejam concluídas dentro do prazo e do orçamento estabelecido, além de atender aos requisitos de qualidade definidos.  

    As principais funções incluem: 

    • Definição de objetivos
    • Elaboração de planos de projeto; 
    • Coordenação de equipes; 
    • Gerenciamento de recursos
    • Comunicação com stakeholders; 
    • Monitoramento de progresso
    • Resolução de problemas. 

    A principal responsabilidade de gerentes de projetos é decidir quais atividades executar e em qual ordem. A priorização é uma estratégia que evita desperdiçar tempo e recursos em ideias que não darão resultados, por isso a gestão deve examinar as opções e entender o objetivo do negócio para tomar as melhores decisões.  

    +Tipos de Hospedagem de Sites: qual a melhor para o seu projeto?

    Habilidades necessárias para um project manager 

    Uma pessoa que trabalha como project manager precisa ter soft skills e conhecimento técnico para analisar o desempenho de um projeto, mas não é só isso. Conheça algumas habilidades fundamentais para quem quer se dedicar ao gerenciamento de projetos. 

    1. Liderança 

    Acima de tudo, a principal habilidade que esse profissional precisa ter é saber liderar equipes e motivá-las a alcançar os objetivos comuns. Para gerenciar projetos, é importante definir tarefas, entender a importância de dar feedbacks e reconhecer resultados.  

    2. Comunicação e negociação 

    Quem trabalha como project manager precisa saber se comunicar de forma assertiva com todas as pessoas que atuam no projeto. Desde o time interno até clientes, a habilidade de negociar clara e objetivamente com stakeholders é essencial. 

    3. Gerenciamento de tempo e recursos 

    Project managers devem saber gerenciar prazos e garantir que as entregas sejam feitas dentro do tempo previsto e de forma sustentável. Para isso, é importante identificar pontos que podem estar atrasando entregas ou gerando desperdício de recursos e quais ações precisam ser tomadas.

    4. Gerenciamento de riscos 

    Conhecimento em análise de dados é fundamental para quem atua como project manager, pois é observando os indicadores de todas as etapas que os profissionais saberão antecipar e identificar riscos que podem comprometer a operação. O histórico do gerenciamento também agiliza a tomada de decisões para solucionar problemas.  

    5. Habilidade de tomada de decisão 

    Capacidade de tomar decisões assertivas com base em dados do projeto é mais um dos quesitos necessários para esse profissional. Para isso, é preciso ter conhecimento do negócio e acompanhar o andamento das ações, bem como o perfil das pessoas da equipe.  

    Quais são os fundamentos do gerenciamento de projetos? 

    Agora que você sabe quais são as habilidades necessárias para atuar na área, entenda quais são os 5 fundamentos do gerenciamento de projetos para aplicar na sua empresa. 

    1) Definição do escopo 

    O primeiro passo do gerenciamento é a identificação da viabilidade e a definição do escopo do projeto. Nessa etapa, estabeleça claramente os objetivos, as metas, os entregáveis, marcos importantes e os limites do projeto.  

    O escopo é uma forma de acordo entre a empresa e o cliente, além de ser uma referência paras as pessoas que executarão a entrega. Por isso, é extremamente importante para a condução do projeto.  

    2) Planejamento do projeto 

    O segundo fundamento do gerenciamento de projetos é a definição das atividades, etapa em que são estabelecidos os objetivos. O planejamento inclui ainda as ações a serem executadas pelo time, bem como as funções de cada pessoa. É a fase de estabelecer réguas de comunicação, cronogramas, metas, orçamentos e recursos necessários

    A empresa pode usar metodologias ágeis e ferramentas para acompanhar as atividades. É importante que o planejamento inclua milestones, ou seja, marcos do projeto para um diagnóstico em “tempo real” da evolução do projeto e pontos de atenção.  

    O plano de marketing é um dos mapeamentos essenciais para as empresas. Saiba como montar o seu! 

    3) Execução do projeto 

    O gerenciamento de projetos deve monitorar o andamento das demandas. Isso inclui acompanhar ações por meio de ferramentas de gestão e fazer reuniões rápidas e periódicas pode ajudar a ter um controle melhor das tarefas executadas e das metas.  

    Mesmo com as ações em andamento, tenha o cuidado de identificar riscos e atender a possíveis novas demandas por recursos. Na etapa de execução, também é comum ter que fazer adaptações, mas é importante que o gerenciamento de projetos siga o plano e consiga identificar o impacto de possíveis mudanças.  

    4) Desempenho do projeto 

    Gerenciar projetos é prestar atenção no progresso de todas as etapas. O desempenho não deve ficar para o momento final de um projeto, então, para ter maior previsibilidade, acompanhar os indicadores durante todo o processo é fundamental.  

    Um bom gerenciamento de projetos é aquele em que as metas são analisadas durante o andamento das tarefas. Nesse meio tempo é importante comunicar a equipe sobre a evolução do projeto, celebrar conquistas e dar feedbacks. Essas ações dão mais segurança para todo o time.  

    5) Encerramento do projeto 

    O trabalho não acaba na finalização do projeto. Ou seja, o gerenciamento deve fazer uma análise de como ocorreu a evolução da demanda como um todo e comunicar ao time. A conclusão deve ser formalizada, assim como a finalização das atividades, os marcos das entregas de todas as etapas e a avaliação dos resultados obtidos. 

    Uma reunião para falar sobre o desempenho contribui, ainda, para a gestão de conhecimento e desenvolvimento das pessoas envolvidas. Tudo isso ajuda a melhorar ainda mais as entregas futuras e garantir melhores resultados.   

    O gerenciamento de projetos é um dos passos para uma boa governança. Quer um exemplo de como funciona na prática? Descubra como a Locaweb está incorporando práticas de governança ambiental, social e corporativa (ESG) nas operações.  

    Conheça a hospedagem WordPress da Locaweb e comece hoje o seu projeto na internet!

    Saiba mais