Esses pequenos arquivos são importantes para uma boa experiência do usuário em sites na web, mas falta de privacidade gera controvérsias.

“Uso de cookies— Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade…” 

Você provavelmente já encontrou um aviso desses pela frente, não é mesmo? Mas por que isso acontece? 

Devido àLei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que foi aprovada dentro do Marco Civil da Internet em 2014, os sites são obrigados a informar o uso de cookies logo quando um novo visitante entra no seu domínio.  

Mas o que são esses cookies? E por que é tão importante dar esse aviso aos usuários? Neste artigo vamos explicar tudo para você! 

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    O que são os cookies? 

    É possível definir que os cookies são como pequenos arquivos de texto que são salvos no seu computador por meio de um navegador, como o Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Microsoft Edge, por exemplo.  

    Esses arquivos são importantes para personalizar a experiência do usuário ao visitar uma página da web, guardando suas informações para as próximas visitas àquele domínio.

    Se por um lado os cookies facilitam a vida de quem usa o site, por outro, ele gera controvérsias sobre a privacidade dentro do ambiente virtual, o que levou à obrigatoriedade do aviso.  

    Aviso, em inglês, sobre uso de cookies em um site
    Aviso, em inglês, sobre uso de cookies em um site. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Sempre que você visita um site na internet, o navegador guarda algumas informações no seu computador. Pode ser um histórico de compras ou uma recomendação de anúncios, por exemplo. 

    Eles ficam armazenados temporariamente dentro da memória RAM ou do disco rígido, e podem ser excluídos manualmente ou configurados para permanecer salvos pelo tempo que o usuário preferir. 
     

    Quando você volta para o mesmo site, o navegador envia essa informação para o servidor web por meio de um “cookie”. Esse nome peculiar, que em português pode ser traduzido como “biscoito”, vem do termo “magic cookie”, que é uma referência ao fato dos dados serem armazenados sem alteração

    Aqui vai um exemplo prático do uso dos cookies: sabe quando você adiciona uma compra ao seu carrinho em uma loja virtual? Essa informação é armazenada nos arquivos que são salvos no seu computador, e permitem que você mantenha esses dados salvos mesmo que saia e entre novamente no mesmo endereço

    O mesmo acontece quando ele salva suas senhas, quando traduz uma página imediatamente para o português e quando personaliza os anúncios que são exibidos na tela. 

    Como surgiram os cookies? 

    Apesar de pouco conhecidos anteriormente, os cookies existem desde os primórdios da internet, nos anos 1990.

    Ele foi pensado para ajudar lojas virtuais a melhorarem a experiência dos compradores, mas logo assumiu novas funções. Esse mecanismo foi criado pelo engenheiro californiano Lou Montulli, enquanto trabalhava na empresa Netscape.  

    Em 2022, quando perguntado sobre o mau uso dos cookies para fins de roubar dados de usuários, ele respondeu: “minha invenção está no coração tecnológico de muitos esquemas de publicidade, mas eu não tinha essa intenção”, afirmou. “É apenas uma tecnologia central para permitir que a web funcione”, completou Montulli. 

    Leia também:  

    Os tipos mais comuns de cookies 

    Conforme os sites e as possibilidades dentro da web se tornaram mais complexas ao longo do tempo, os cookies também passaram a realizar outras tarefas além de simplesmente armazenar dados

    Pode-se dizer, então, que existem dois tipos fundamentais de cookies: os de sessão e os persistentes. É importante ficar atento às descrições a seguir para diferenciá-los: 

    Cookies de sessão 

    São usados para funções básicas do navegador, como botões de voltar e plugins. Os dados ficam armazenados dentro da memória de acesso aleatório (RAM), nunca no disco rígido, e tem como principal função manter a privacidade do usuário. Como o nome sugere, eles expiram logo que o usuário fecha as abas e a sessão se encerra. 

    Cookies persistentes 

    Este tipo de cookieé armazenado no disco rígido, e permanece salvo até que o seu tempo pré-programado expire ou que o usuário os delete manualmente. Também é possível configurá-los para serem apagados após um período de preferência. 

    Dentro desse grupo, existem dois propósitos diferentes: autenticação e rastreamento. Os cookies de autenticação controlam aspectos como identificação da conta que está logada, informações de login e lembrete de senhas, por exemplo.

    Já os cookies de rastreamento são mais complexos, e abrangem as preferências do usuário, sugestão de anúncios e outras informações que criam um perfil próprio do visitante para otimizar sua experiência no site.  

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    Vantagens do uso dos cookies 

    1. Personalização da experiência do usuário  

    Segundo uma pesquisa do Pew Research, publicada pela revista Forbes, 86% dos usuários estão dispostos a pagar mais por experiências personalizadas na hora de comprar produtos ou serviços. 

    Os cookies podem contribuir bastante para isso, uma vez que conseguem armazenar informações do perfil do visitante, oferecendo conteúdos e uma experiência mais personalizada como um todo. 

    1. Aumento da segurança 

    A segurança também é um ponto a favor do uso dos cookies. Eles são capazes de gerar autenticação do usuário, evitar spams, garantir etapas de segurança e dificultar fraudes.  

    Por isso, apesar da polêmica acerca da falta de privacidade, o uso dos cookiestende a ter um impacto positivo na segurança do usuário. 

    1. Análise de perfil dos visitantes 

    Conhecer bem o seu público é fundamental para desenvolver o seu negócio. E os cookies podem ajudar bastante nisso, já que são capazes de registrar informações importantes de uso, padrão de consumo, preferências etc.  

    Isso faz que as empresas possam planejar melhores estratégias de marketing, desenvolver melhores plataformas de venda e procurar o formato ideal de interagir com o cliente. 

    1. Melhora na relevância dos anúncios 

    Os anúncios em sites, vídeos e redes sociais são hoje uma das melhores formas de se chegar a novos clientes. Porém, para que a conversão em vendas seja a melhor possível, é necessário que os anunciantes obtenham informações dos usuários. 

    Dessa forma, a recomendação se torna muito mais personalizada. E como vimos anteriormente, experiências personalizadas tendem a vender muito mais. 

    Para o usuário isso também é benéfico, já que os produtos anunciados passam a ser muito mais relevantes, e a chance de encontrar um bom preço para um produto desejado aumenta bastante. 

    Cookies podem ser perigosos? 

    De modo geral, os cookies não são perigosos para você nem para o seu computador, uma vez que os dados armazenados não sofrem alterações, mas o seu uso pode não ser ético, especialmente em um tipo específico conhecido como cookiesde terceiros

    Quando você entra em um site com cinco anúncios, esse endereço pode gerar seis cookies, referentes ao da própria página e ao endereço dos anunciantes. Isso permite que esses outros sites tenham acesso às suas informações de navegação, configurando uma grave invasão de privacidade em ambiente virtual. 

    Como apagar os cookies do seu computador? 

    Como dito anteriormente, é possível personalizar a forma como seu navegador lida com os cookies, programando o período no qual ele deverá deixar de habitar o seu computador, e podendo fazer uma limpeza geral manualmente

    Para isso, você precisa ir nas configurações de privacidade do seu navegador. No Google Chrome, por exemplo, você encontra uma aba chamada ”Privacidade e Segurança”.

    Nessa página, existe um botão para excluir cookies e outro botão para configurar a forma como serão armazenados. Veja na imagem a seguir: 

    Tela do Google Chrome que permite a exclusão dos cookies
    Primeiro e terceiro botão da aba de privacidade do Google Chrome permite realizar ações com os cookies. (Fonte: Google Chrome/Reprodução) 

    A partir disso, o usuário pode até mesmo bloquear qualquer tipo de cookie vindo de todos os sites da web, porém, isso pode gerar prejuízos na experiência de navegação. Em outros navegadores o processo é muito parecido, mas pode haver algumas etapas diferentes.  

    2024: o fim dos cookies? 

    Uma das maiores empresas do mundo virtual, a Google, tem feito promessas para acabar com o uso de cookies em seu navegador, o Google Chrome, nos próximos anos. E não é só isso: a ideia é que todos os sites passem a usar uma nova tecnologia desenvolvida por eles, conhecida como Privacy Sandbox

    A vontade de acabar com os cookies não é nova, e as projeções de quando esse novo sistema estaria disponível já foram atrasadas algumas vezes. Agora, porém, parece que estamos mais próximos de presenciar essa nova realidade. 

    Mas como funciona a Privacy Sandbox? 

    Ela é um conjunto de APIs, ou seja, interfaces de programação de aplicações, capaz de estabelecer o perfil do usuário sem rastrear as informações pessoais de navegação. Cada interface fica responsável por uma parte do processo, seja por compreender os interesses do usuário, seja para guardar senhas, seja para recomendar os melhores anúncios. 

    Espera-se que os novos algoritmos sejam capazes de manter a qualidade de informação sem invadir a privacidade da mesma forma que os cookies tradicionais. 

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