A importância de integrar estratégia de marketing para o sucesso da sua empresa.

Está tentando vender mais e conquistar novos clientes? Alinhar as equipes de marketing e de vendas em um mesmo objetivo pode ser a melhor estratégia para a sua empresa. Estabelecer uma estratégia de marketing conectada às metas de vendas pode ser a solução para ampliar seu público-alvo. 

A estratégia funciona para microempresas e para grandes empresas. Mas, primeiro, você precisa conhecer os conceitos de vendas de marketing e entender qual é a melhor forma de unir as duas áreas.  

uma estratégia de marketing que pode gerar vendas é a produção de conteúdo
Faça um plano de marketing para vender mais. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

Leia também: 7 formas de garantir a presença digital de sua empresa

Navegue pelo índice

    O que é estratégia de venda? 

    A estratégia de vendas é um plano elaborado pelas empresas para direcionar suas ações e objetivos de vendas de forma eficiente e eficaz. Essa estratégia define alguns objetivos, assim como qual caminho traçar para alcançá-los.

    É comum, para quem está começando, pensar que vender significa o mesmo que marketing, porém, são técnicas complementares. Alguns exemplos de estratégias de vendas são: 

    • técnicas e métodos de abordagem de clientes
    • planos de segmentação de mercado
    • precificação; 
    • programas de fidelidade; 
    • metas de vendas

    Ou seja, são iniciativas que possam influenciar de forma positiva a aquisição de novos clientes e a retenção dos que já existem.

    São recursos que permitem que as empresas se adaptem às mudanças do mercado e atendam às necessidades de clientes, e assim garantindo um desempenho melhor e mais consistente. 

    O que é estratégia de marketing? 

    A estratégia de marketing reúne um plano e ações elaboradas pelas empresas para promover seus produtos ou serviços e alcançar diferentes objetivos. São técnicas usadas para construção e divulgação de marca (branding), identidade e mensagens-chave.

    Assim como a estratégia de vendas, permite acompanhar o mercado para atender a demanda de clientes. Alguns exemplos de estratégias de marketing são: 

    • segmentação de mercado
    • pesquisa de mercado; 
    • definição de público-alvo; 
    • posicionamento de marca
    • desenvolvimento de produtos; 
    • definição de preços; 
    • promoção de vendas; 
    • publicidade
    • relacionamento com cliente; 
    • branding

    As estratégias de marketing também ajudam as marcas a se posicionarem no mercado, fidelizarem clientes e identificar novas oportunidades.

    Para as pequenas empresas, a estratégia de marketing é importante para dar visibilidade aos produtos. 

    Confira nesta matéria como usar as redes sociais na estratégia de marketing digital de pequenas empresas.  

    uma boa estratégia de marketing ajuda a potencializar as vendas
    O marketing ajuda a potencializar as vendas. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Como alinhar a estratégia de marketing às vendas? 

    Alinhar a estratégia de marketing às vendas é uma forma inteligente de ampliar os resultados. A união dos dois setores é essencial para garantir sustentabilidade ao negócio.

    Afinal, as duas áreas são complementares e têm o mesmo objetivo: conquistar potenciais clientes, os chamados prospects. 

    A transformação digital das empresas fez que as estratégias de marketing e de vendas evoluíssem. O marketing digital, por exemplo, facilitou a aproximação das marcas a público-alvo bem definidos.

    Além disso, as ferramentas de vendas trouxeram dados mais assertivos de pós-vendas, que são utilizados nos planos de marketing para garantir melhores resultados.  

    Em suma, as duas áreas facilitaram a compreensão das empresas sobre o perfil de comprador ideal, também chamado de buyer persona. Com isso, garantiram mais recursos e possibilitaram uma comunicação assertiva para cada etapa do funil de vendas.  

    Ações planejadas para atingir um perfil de comprador ideal são a melhor forma de garantir conversão, assim, o marketing oferece mais subsídios para o time de vendas e vice-versa.  

    7 dicas para alinhar a estratégia de vendas ao marketing 

    Alinhar a estratégia de vendas com a construção de marca tem como resultado imediato um entendimento mais assertivo com as demandas do perfil que a empresa quer atingir.

    Estabelecer um plano em comum pode gerar muitos benefícios, confira algumas dicas para aproximar as duas estratégias

    1. Conheça seu público-alvo 

    Analise em conjunto os dados de vendas e os dados do marketing para entender qual é o melhor perfil de cliente. Reúna informações que possibilitem identificar sua buyer persona, consiga os dados demográficos, o perfil de compra, os interesses, entre outros.  

    Essas informações ajudarão a definir um tom de voz para as abordagens de vendas e de marketing, a entender como esses clientes chegaram até a sua marca e o que eles conhecem sobre a empresa.  

    Há diferentes perfis de compradores e para cada um deles pode haver uma estratégia. O alinhamento entre marketing e vendas ajuda a construir uma comunicação mais adequada para cada persona e definir quais são os objetivos com cada uma delas.  

    2. Acompanhe a concorrência 

    O uso de dados das áreas de marketing e vendas pode ajudar a entender a concorrência. Pesquisas de preços, análise de serviços, preferência de compradores e pesquisas em ferramentas de busca ajudam a construir um benchmarking.  

    O compartilhamento dessas informações entre as duas áreas é importante para identificar oportunidades, definir campanhas, e por fim saber qual é o melhor posicionamento.  

    3. Defina metas 

    Estabeleça metas em conjunto entre as duas áreas. Se o objetivo é atingir determinado público, defina na estratégia de marketing e vendas qual é o melhor caminho para atrair esses leads e qual será a abordagem para os prospects, por exemplo. 

    Ter um plano de vendas eficiente é um dos passos mais importantes para o sucesso do seu negócio. Veja como montar um para sua empresa. 

    4. Mensure resultados 

    Monitore e meça o desempenho das campanhas, para identificar pontos de melhoria e ajustar estratégias de vendas e marketing. Estabeleça indicadores em comum entre as duas áreas para medir a performance.  

    6. Estabeleça um funil de vendas 

    Estabeleça estratégias de marketing diferentes para cada fase do funil de vendas. Nem sempre a estratégia de marketing resulta em conversão imediata, mas a sustentabilidade do negócio depende de educar prospects e fidelizar quem já conhece seu produto.   

    7. Realize treinamentos conjuntos 

    Faça a gestão de conhecimento aproximando as equipes. Realize treinamentos sobre estratégia de marketing para que todos entendam a importância de trabalhar em equipe e colaborar. Além disso, fortaleça a cultura da colaboração fazendo que os times entendam a importância de cada uma das áreas. 
     
    Por fim, além dessas dicas, existem ferramentas que melhoram sua estratégia de marketing, como o e-mail marketing da Locaweb! Com ele, você pode enviar mensagens personalizadas e relevantes diretamente para a caixa de entrada do seu público-alvo. E o melhor de tudo: é possível automatizar o processo e assim alcançar um público maior em menos tempo.  

    Veja como o E-mail Marketing da Locaweb pode ajudar a alavancar sua estratégia de marketing!

    Saiba mais