Entenda como funciona essa métrica e como aplicar no seu perfil

Criar um perfil no Instagram com muitos seguidores não é tarefa fácil. Além da constante luta contra o algoritmo, encontrar tempo para conciliar a produção necessária para criar uma página de respeito não é tão simples como parece, principalmente em um ambiente em que cada vez mais grandes empresas produzem conteúdos em alta velocidade. 

Por isso, é preciso ter atenção às métricas e aos tipos de conteúdo que geram muitas interações, as quais também são conhecidas como engajamento e englobam ações como curtidas, comentários e compartilhamentos.  

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    O que é engajamento? 

    Você provavelmente já ouviu alguém que produz conteúdo online usar essa palavra. O engajamento diz respeito a todo tipo de interação que ocorre com uma postagem, vídeo ou story.  

    Comentários, curtidas, compartilhamentos, mensagens diretas. Tudo isso entra na conta e é importante para que o algoritmo das redes sociais entenda que o conteúdo deve ser replicado para o maior número possível de pessoas. 

    Isso significa que as plataformas não querem que você tenha apenas um grande número de visualizações e seguidores. Se os conteúdos não receberem interações por parte do público, não serão entregues e recomendados mesmo se você tiver um grande número de seguidores

    Por isso, você deve se atentar a medidas que podem ajudar a criar posts com alto engajamento, que faz que os seguidores tenham vontade de comentar, curtir e enviar para as pessoas mais próximas. 

    Dicas para um conteúdo com engajamento no Instagram 

    1. Entenda o seu nicho 

    O primeiro passo para criar publicações de alto engajamento no Instagram é entender com qual tipo de público você está falando e o que as pessoas buscam na página. Você produz memes de humor? Dicas de maquiagem? Fala sobre esportes? Seja qual for o assunto, é preciso entender alguns pontos: 

    • Que tipo de conteúdo esse público espera? Vídeos, fotos ou textos elaborados? 
    • Qual é a linguagem adequada? 
    • Com que frequência esse público consome o conteúdo? 

    A resposta para essas perguntas vão determinar o tipo de postagem. Uma página de humor precisa de uma linguagem diferente de uma página de finanças, por exemplo. Assim como o público de páginas de fofoca consomem mais conteúdo diariamente do que seguidores de uma página de música. 

    2. Entenda a plataforma 

    Cada rede social tem públicos e objetivos diferentes. No caso do Instagram, por exemplo, cada formato de conteúdo tem um papel na construção de um perfil. 

    Os reels são vídeos curtos, em um formato vertical, que devem ser consumidos rapidamente e em grandes quantidades. São excelentes para atingir novos públicos e ser compartilhados em grupos. Por isso, perfis iniciantes podem fazer bom uso. 

    Fotos e vídeos no feed também têm papel importante de crescimento. Conteúdos mais complexos, como os conhecidos carrosséis, geram compartilhamentos nos stories e podem atingir públicos de um nicho mais específico.  

    os stories têm outro papel. São vídeos feitos para manter a audiência mais conectada com aqueles que criam conteúdo, mas que dificilmente saem da bolha. Por isso, é o lugar de mostrar o dia a dia, abordar assuntos descontraídos e menos complexos. 

    3. Faça uma chamada para a ação 

    É comum que muitas pessoas abordem uma postura passiva ao utilizar as redes sociais. Quantas vezes você já não ficou deslizando a tela sem interagir com nada? Porém, uma chamada para a ação pode fazer que a pessoa sinta vontade de interagir com o conteúdo. 

    • “Me conte nos comentários o que você achou”
    • “Que música não pode faltar nessa lista?” 
    • “Mande para alguém que faz igualzinho!” 

    Essas simples frases ajudam seguidores a se engajar com o conteúdo, curtindo, comentando ou compartilhando. Use sempre que possível. 

    mulher sorrindo olhando o smartphone.
    Conseguir engajamento nas redes sociais é o principal desafio de criadores de conteúdo. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    4. Entregue qualidade 

    Não adianta nada você entender perfeitamente as etapas anteriores se o conteúdo postado for ruim. Antes de qualquer coisa, você precisa estar atento à qualidade dos posts e como eles se comparam com os concorrentes. Artes bem feitas, textos coesos e fotos bem tiradas ajudam a impressionar o público, o que aumenta as chances de interação

    5. Tenha consistência 

    Talvez o maior desafio nas redes sociais seja manter um bom ritmo de produção para satisfazer a demanda dos seguidores. Como o Instagram é muito dinâmico e novos influenciadores surgem todos os dias com novas ideias e conteúdos, manter um bom ritmo de postagens é fundamental. Criar uma agenda com formatos de posts variados pode ajudar a não deixar o público sem conteúdo por muito tempo. 

    Rapaz com uma mochila nas costas, no meio da rua, olhando seu smartphone
    (Fonte: GettyImages/Reprodução)

    6. Crie intimidade 

    Um dos fenômenos mais incríveis das redes sociais é a possibilidade de fazer que pessoas que moram a milhares de quilômetros de você se sintam parte do seu círculo mais próximo.  

    Alguns dos melhores perfis do Instagram colocam seguidores dentro do próprio dia a dia, criam gírias e piadas internas, além de interagir com o público por meio de perguntas e enquetes nos stories.  

    É muito importante que você mostre a cara para os seguidores. Se veem você todos os dias, ouvem você falar e notam as suas particularidades, as chances de se sentirem confortáveis para interagir com você aumentam muito.  Sem vergonha na hora de interagir! 

    7. Saiba que a prática leva à perfeição  

    De pouco em pouco, você começa a formular um jeito próprio de criar conteúdos no Instagram. Testar formatos ajuda a entender o que melhor funciona para os seguidores. Outras informações também podem ser adquiridas com o tempo, como o melhor horário para postagens importantes e até mesmo a melhor forma de usar o tráfego pago. 

    Gestão de redes sociais 

    Cuidar de várias redes sociais ao mesmo tempo pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Por isso, ter uma ferramenta de planejamento e gerenciamento de redes sociais pode ser de grande ajuda. 

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