A biografia para Instagram desempenha um papel importante para apresentar sua marca e estabelecer presença na rede social

A biografia para Instagram pode ser utilizada para aumentar a visibilidade e o alcance do perfil, refletindo nos resultados dos negócios.

O recurso é essencial para garantir a presença do negócio na rede social que tem mais de 122 milhões de usuários no Brasil, ultrapassando o próprio Facebook, que ainda é a plataforma mais utilizada no mundo.

Em muitos casos, o perfil na rede social é o contato inicial dos potenciais clientes com os produtos e serviços, seja alguém descobrindo a empresa por meio de uma hashtag, clicando em uma postagem paga ou compartilhamento no Stories.

A bio do Insta é uma primeira impressão, ao mesmo tempo em que mostra por que os usuários devem seguir a marca.

Se faz tempo que você não atualiza sua biografia do Instagram, então veja como ajustá-la para transformar visitantes em seguidores!

Navegue pelo índice

    O que colocar na biografia do Instagram?

    O perfil de uma empresa deve refletir a identidade visual da marca. (Fonte: Rawpixel.com/Freepik/Reprodução)

    A biografia para o Instagram deve retratar a personalidade da marca e estabelecer uma proposta de valor exclusiva. Por exemplo, se o perfil da empresa fosse uma loja física, a bio seria a fachada e o letreiro da frente.

    A bio do Insta pode ter, no máximo, 150 caracteres. Por isso, o texto deve ser elaborado com cuidado para atrair os clientes.

    Não existe uma receita pronta para perfis profissionais ou de empresas. No entanto, existem elementos que não podem faltar, como palavras-chave que descrevem o negócio, formas de contato e link para o site ou outras redes sociais, além de uma série de elementos que podem ser utilizados com criatividade para apresentar a marca.

    As melhores bios destacam informações essenciais sobre a proposta de valor de seu negócio, alinhando a voz e estilo com seu site e outras plataformas sociais.

    Cada um desses elementos da biografia para instagram deve ser planejado e estar atualizado para que a empresa venda mais:

    • Nome de exibição;
    • Categoria
    • Hashtags
    • Emojis
    • Quebras de linha
    • Link com atalhos para conteúdos
    • Marcar outros perfis
    • Botões de ação
    • Foto do perfil

    Como editar a biografia para Instagram

    homem mexendo no ceular e notebook simultaneamente, editando a biografia de seu perfil no instagram
    Existe a opção de editar a bio dentro do app, ou utilizar a versão para web da rede social (Fonte: Gpointstudio/Freepik/Reprodução)

    As informações do perfil devem ser atualizadas com frequência para continuar sendo atrativas para os clientes.

    Para editar a biografia do Instagram, acesse seu aplicativo e toque na miniatura da sua foto de perfil, no canto inferior direito. Na próxima tela, aparecerá o botão “Editar perfil”, que então o levará para a seção de bio do Insta.

    Veja agora como editar cada elemento que o instagram disponibiliza para a biografia de um perfil.

    1. Nome de exibição

    Além do user, aquele iniciado com @, o Instagram oferece a opção de colocar um nome de exibição no perfil. Os dois não necessariamente precisam ser iguais.

    Pelo contrário, essa é uma oportunidade de acrescentar uma informação essencial sobre o negócio, que pode ser encontrada em uma busca na rede social.

    2. Categoria

    A categoria do perfil pode ser adicionada no Instagram para economizar os caracteres da biografia e fica logo abaixo do nome de exibição.

    A plataforma permite que o usuário informe subcategorias, o que é útil para ajudar a encontrar o negócio com mais facilidade. São mais de 1500 opções, desde restaurantes fast-food a empreendedores que trabalham com moda.

    3. Hashtags

    A otimização para motores de busca (SEO) pode ser usada no Instagram. Por isso, é importante utilizar palavras-chave que refletem a busca dos potenciais clientes e que estejam conectadas com o negócio.

    Assim, as hashtags devem ser usadas, pois os usuários podem encontrar a marca ao pesquisar um tema de seu interesse na plataforma.

    Print da biografia para o instagram da LocaWeb exemplificando o uso de hashtags.
    Não deixe de seguir @locaweb e conferir conteúdos exclusivos para o Instagram.

    4. Emojis

    Os emojis são ícones usados nas redes sociais para expressar ideias e sentimentos. Em um espaço curto, essas imagens transmitem a mensagem de sua marca, economizando caracteres.

    Uma pesquisa realizada pela Quintly, especializada em redes sociais, aponta que 83% dos perfis com mais de um milhão de seguidores utilizam o recurso.

    5. Quebras de linha

    As quebras de linha tornam o conteúdo da biografia para Instagram mais apresentável. Entretanto, a plataforma não oferece a opção com facilidade no aplicativo.

    Para usar a quebra de linha no instagram, é necessário editar o texto no bloco de notas e copiá-lo na bio, dentro do app, ou utilizar a versão para web da rede social.

    6. Link com atalhos para conteúdos

    A biografia do Insta é o único lugar que todos os usuários podem acrescentar um link para direcionar os potenciais clientes para o site da marca e outros conteúdos relacionados ao negócio.

    Para aumentar as possibilidades de conteúdo no link da bio, é comum utilizar ferramentas como a Quaddro, que permite acionar várias opções com um único clique.

    7. Marcar perfis

    A biografia para Instagram pode marcar outros perfis nas redes sociais. Por exemplo, uma empresa que pertence a um conglomerado econômico ou um profissional de uma companhia pode utilizar o recurso para alavancar o tráfego, associando o seu negócio a outras iniciativas do mesmo grupo que estejam relacionadas.

    8. Botões de ação

    Os botões de call to action (chamadas para ação, em português) não fazem parte da biografia para Instagram, mas são um recurso importante para complementar as informações do perfil sem comprometer o espaço reduzido da biografia para Instagram.

    O perfil pode oferecer uma forma de contato, como por exemplo o WhatsApp, ou até um link direto para a compra de produtos.

    9. Foto do perfil

    A foto do perfil, seja a logo do negócio ou outra imagem, deve refletir a identidade visual da marca e estar conectada com o padrão apresentado no Instagram, assim como o padrão de outras redes sociais e site.

    A imagem precisa ter boa aparência e resolução, ser relevante para o negócio e atrativa para os seguidores.

    Conheça o Etus, uma poderosa ferramenta para alavancar os resultados de seus perfis nas redes sociais.

    Clique aqui

    Por meio dela você poderá realizar o agendamento e impulsionamento de posts, assim como acompanhar resultados com a ajuda de relatórios ilimitados.