Conheça os diferentes tipos de consultoria disponíveis e saiba como escolher a opção ideal para o seu empreendimento.

Quem presta uma consultoria tem uma relação de parceria de trabalho com acesso total à estrutura da empresa, mas mantém o olhar externo sobre como o negócio está se posicionando para o mercado. Parte de suas funções é ajudar a buscar soluções eficientes e estratégias bem-sucedidas para as companhias. 

Essa é uma atividade que desempenha um papel crucial, com conhecimento especializado, insights valiosos e orientação personalizada para ajudar as organizações a alcançarem seus objetivos

Neste artigo, vamos explicar o que é consultoria, o que deve ser considerado ao contratá-la e qual é o papel de quem presta esse serviço. Confira a seguir! 

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    O que é o serviço de consultoria e o que consultores fazem? 

    Essa é uma área profissional que busca identificar e resolver problemas em empresas, seu objetivo é entender as necessidades e diagnosticar os principais desafios que a companhia enfrenta. A partir disso, são planejadas algumas propostas de ações para melhorar o desempenho, aumentar a produtividade e então obter resultados efetivos. 

    Ou seja, a consultoria é um tipo de apoio para empresários, gestores e líderes, agindo como conselheira na formulação de estratégias e tomada de decisões que sejam benéficas e lucrativas para as empresas. 

    Por isso, o papel de quem presta esse serviço varia dependendo do tipo contratado e das necessidades de cada cliente, mas esses profissionais agem sempre como parceiros estratégicos, trabalhando para identificar problemas, desenvolver planos de ação e implantar mudanças positivas. Algumas das atividades desenvolvidas por consultores são: 

    • Análise detalhada da situação atual e identificação de áreas de melhoria;
    • Desenvolvimento de soluções personalizadas
    • Implementação de mudanças e acompanhamento do progresso; 
    • Fornecimento de treinamento e orientação para colaboradores; 
    • Avaliação e monitoramento dos resultados alcançados; 
    • Aconselhamento estratégico para ajudar na tomada de decisões. 
    O papel da consultoria varia conforme as necessidades de quem contrata
    O papel da consultoria varia conforme as necessidades de quem contrata, mas a atividade deve ser vista como uma parceria estratégica. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Os seis principais tipos de consultoria 

    Existem diversos tipos de consultoria, cada um focado em uma área específica do conhecimento e que atendem necessidades particulares da empresa.  

    Consultoria em gestão  

    É a forma mais comum de consultoria, e envolve a análise e melhoria dos processos internos de uma organização.

    A consultoria em gestão auxilia a identificar áreas problemáticas, aprimorar a eficiência operacional, otimizar a cadeia de suprimentos, assim como desenvolve estratégias de crescimento e implanta mudanças organizacionais. 

    Consultoria financeira 

    Este tipo auxilia as empresas na gestão de suas finanças, incluindo o planejamento orçamentário, análise de investimentos, gestão de riscos, reestruturação financeira e otimização do desempenho financeiro.

    Ajuda também a fornecer insights sobre as melhores práticas financeiras, para então melhorar a saúde financeira da organização. 

    Consultoria em recursos humanos 

    A consultoria em recursos humanos (RH) se concentra no desenvolvimento e gerenciamento dessa área da empresa.

    Consultores em RH auxiliam na contratação, no treinamento, na avaliação de desempenho, no planejamento de sucessão, bem como na gestão de talentos e na implantação de políticas de recursos humanos eficazes. 

    Consultoria em tecnologia da informação (TI) 

    Com o rápido avanço da tecnologia, a consultoria em TI se tornou essencial.

    Profissionais da área ajudam a desenvolver estratégias de tecnologia, gerenciar projetos de TI, melhorar a segurança da informação, adotar soluções de nuvem e otimizar a infraestrutura de TI. 

    Consultoria em marketing 

    Atua no auxílio a empreendedores no desenvolvimento de estratégias de marketing eficazes, assim como na identificação do público-alvo e na criação de campanhas publicitárias, além de melhorar a presença online, realizar pesquisas de mercado e maximizar o retorno sobre os investimentos em marketing. 

    Consultoria jurídica 

    A consultoria jurídica visa auxiliar as empresas em questões legais e regulatórias, fornecendo orientações sobre conformidade legal, proteção de propriedade intelectual, contratos, fusões e aquisições, assim como na resolução de disputas e outros aspectos legais relacionados aos negócios. 

    Quais são as vantagens de contratar uma consultoria para sua empresa? 

    A contratação de uma consultoria pode gerar vantagens significativas, independentemente do tipo de serviço escolhido. Algumas das principais vantagens incluem: 

    • Expertise especializada — consultores são especialistas em suas áreas, têm experiência em lidar com desafios e trazem ideias inovadoras e soluções práticas, apresentando conhecimentos e habilidades que podem não estar disponíveis na empresa contratante.  

    • Objetividade e perspectiva externa — contando com uma visão objetiva e imparcial, pode-se identificar problemas ocultos, oferecer uma análise isenta e ajudar a ver as coisas de uma perspectiva diferente. 

    • Eficiência e produtividade aprimoradas — a empresa pode melhorar seus processos internos, otimizar sua eficiência operacional e aumentar a produtividade, o que resulta por fim em uma economia de tempo, de recursos e de custos operacionais. 

    • Acesso a melhores práticas e tendências de mercado — consultores estão atualizados sobre as melhores práticas e as últimas tendências do setor, portanto eles podem ajudar a empresa a se manter atualizada e a adotar novas tecnologias e estratégias inovadoras para se destacar da concorrência.

    • Foco no core business — ao delegar certas tarefas e responsabilidades para a consultoria, a empresa pode se concentrar em seu core business, ou seja, em suas principais competências e atividades essenciais. 

    O que fazer antes de contratar uma consultoria? 

    Agora que já está claro o papel de uma consultoria, é hora de sabermos o que é preciso fazer antes de contratá-la. Veja a seguir alguns aspectos que precisam estar claros para que a parceria seja bem-sucedida: 

    Tenha objetivos bem definidos 

    Identifique claramente quais são seus objetivos e o que você espera alcançar com a consultoria. Isso ajudará a encontrar profissionais com a especialização correta e a desenvolver um plano de ação adequado. 

    Consulte a experiência e o histórico do profissional 

    Pesquise sobre a experiência e confira o histórico de serviços de quem prestará esse serviço de consultoria. Verifique seu portfólio, os casos de sucesso anteriores, as recomendações de clientes e as certificações relevantes. 

    Desenvolva uma boa comunicação entre o time e a consultoria 

    A consultoria envolve uma parceria de trabalho de longo prazo, por isso, certifique-se de que haja uma boa comunicação e que a pessoa possa trabalhar em colaboração com o seu time. 

    Verifique quais são os custos e os retornos do investimento 

    Considere o custo dos serviços de consultoria e avalie o retorno do potencial investimento, analisando como os resultados e benefícios esperados superam os custos envolvidos. 

    Procure saber se há flexibilidade 

    O ambiente de negócios é dinâmico e as necessidades da empresa podem mudar ao longo do tempo. É importante saber se quem fará a consultoria será flexível e capaz de se adaptar às mudanças e às demandas em evolução. 

    O trabalho de consultoria é baseado em experiência, boas práticas de produtividade e foco na área de atuação do seu negócio
    O trabalho de consultoria é baseado em experiência, boas práticas de produtividade e foco na área de atuação do seu negócio. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Ferramentas de produtividade para consultoria 

    Para impulsionar os serviços de consultoria, o uso de ferramentas como o Google Workspace pode gerar maior produtividade e eficiência.

    A suíte de aplicativos e serviços baseados em nuvem do Google oferece ferramentas como o Google Docs, para criar e compartilhar documentos colaborativos, o Google Sheets, que permite a análise de dados relevantes, e o Google Slides, que possibilita a criação de apresentações profissionais.  

    Além disso, o Google Calendar pode auxiliar no agendamento de reuniões, enquanto o Google Meet permite a realização de videoconferências. Essas ferramentas facilitam a comunicação, a colaboração e aumentam a eficiência dos serviços de consultoria, e a Locaweb oferece planos imperdíveis para essa ferramenta. 

    Conheça os planos Google Workspace para o seu negócio ou home office

    Veja como as funcionalidades do Google Workspace da Locaweb podem ser utilizadas na consultoria de sua empresa!

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