O conceito de liderança ambidestra foi criado há quase 30 anos e desde então evoluiu para descrever a capacidade dinâmica de evolução das empresas.

Com o passar do tempo e a transformação digital do mercado, as empresas tiveram que se adaptar aos mais variados desafios para continuar crescendo. Essas novas demandas pedem por diferentes talentos ou habilidades dos seus gestores, por exemplo uma delas sendo a capacidade de proporcionar uma liderança ambidestra. 

O termo foi introduzido por Robert Duncan e Peter M. G. Hesseldahl, em um artigo publicado na revista “The Academy of Management Executive”, em 1996. Os autores usaram o conceito para descrever a capacidade de uma organização em equilibrar o desenvolvimento de novas oportunidades com a exploração das habilidades já existentes

Eventualmente, o conceito de liderança ambidestra se desenvolveu como uma extensão desta ideia, destacando que é muito importante que os líderes saibam equilibrar a busca por eficiência com os aperfeiçoamentos e as mudanças na equipe. 

Navegue pelo índice

    O que é liderança ambidestra? 

    O equilíbrio entre a rotina e a inovação é o conceito central da liderança ambidestra.
    O equilíbrio entre a rotina e a inovação é o conceito central da liderança ambidestra. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    A liderança ambidestra é uma habilidade em que o líder é capaz de equilibrar a gestão diária da empresa, juntamente com a inovação e a busca por soluções modernas e adequadas ao ambiente de trabalho. Esta aptidão permite que o gestor se antecipe aos problemas e acompanhe as tecnologias e métodos atuais. 

    O termo “ambidestro” é uma metáfora para pessoas que conseguem usar as duas mãos para escrever, assim como um líder ambidestro deve conseguir lidar com a gestão clássica de um negócio e, ao mesmo tempo, implementar mudanças que melhorem a qualidade de vida dos funcionários e o desempenho da empresa. 

    Ao introduzir a liderança ambidestra na cultura organizacional, o gestor consegue conduzir os colaboradores de forma a focar não só nas entregas, mas também na parte criativa do negócio e em como fazê-lo crescer de dentro para fora, gerindo o trabalho interno, enquanto acompanha as tendências do mercado. 

    Clique aqui para saber mais sobre como fortalecer a cultura organizacional de sua empresa e engajar os colaboradores. 

    Quais são as vantagens para a empresa da liderança ambidestra? 

    A liderança ambidestra contribui para o sucesso da empresa a longo prazo. O conceito possibilita que a empresa mantenha uma operação eficiente e otimizada, enquanto também investe em inovação e novos projetos, ao permitir a adaptação às mudanças de mercado. 

    Com este tipo de liderança, uma organização pode se destacar no mercado, atraindo clientes e parceiros, além de enfrentar a concorrência com mais facilidade. Dessa maneira, o negócio pode se desenvolver de forma consistente e sustentável. 

    Os líderes ambidestros promovem um engajamento maior dos colaboradores, com o reconhecimento pela dedicação e pelo trabalho árduo. Eles incentivam os colaboradores a trabalharem juntos e compartilharem ideias. 

    Utilizar mapas mentais na construção e organização de projetos é uma ótima maneira de incentivar a colaboração entre os times. Veja como fazer o seu! 

    Quais as características de uma liderança ambidestra? 

    O líder ambidestro estimula a troca de ideias entre os colaboradores.
    O líder ambidestro estimula a troca de ideias entre os colaboradores. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Uma liderança ambidestra promove o equilíbrio entre a otimização dos processos e a eficiência operacional com a inovação e a criação de novas oportunidades, resultando em uma equipe engajada e capaz de gerar resultados sustentáveis e consistentes para a empresa.

    Confira a seguir as principais características dos gestores com esta habilidade. 

    • Visão de longo prazo: líderes ambidestros entendem que a inovação é uma jornada contínua e investem tempo e recursos para construir um futuro sustentável. 

    • Flexibilidade: são capazes de se adaptar rapidamente às mudanças de mercado, de tecnologia e do ambiente interno da organização. 

    • Empatia: os líderes ambidestros se conectam com seus colaboradores, ouvem suas ideias e sugestões e criam um ambiente de trabalho cooperativo. 

    • Liderança transformacional: inspiram suas equipes a se concentrarem em objetivos comuns e a explorarem novas oportunidades de negócios. 

    • Gestão estratégica: a liderança ambidestra busca maximizar os resultados do presente, sem negligenciar a criação de oportunidades futuras. 

    • Agilidade: líderes ambidestros são capazes de mudar rapidamente a direção da organização e tomar decisões com base em informações de dados e análises de mercado. 

    • Tolerância ao risco: estão dispostos a assumir riscos calculados e a experimentar novas ideias e tecnologias, ao mesmo tempo em que mantêm a estabilidade financeira da organização. 

    Como aplicar a liderança ambidestra para gerenciar uma equipe? 

    Os líderes ambidestros devem estar antenados com as novidades do mercado e dispostos a implementá-las para a melhoria dos resultados. Essas lideranças também precisam estar abertas para desenvolver as soluções em conjunto com a sua equipe. 

    1. Desenvolva habilidades analíticas e criativas 

    O líder ambidestro deve ter habilidades analíticas e criativas para ser capaz de lidar tanto com as tarefas rotineiras quanto com as inovações. O gestor deve usar dados e informações para tomar decisões e, ao mesmo tempo, estimular a equipe a buscar novas ideias e soluções criativas. 

    2. Estimule a diversidade de pensamento

    A liderança ambidestra exige a valorização e o estímulo à diversidade de pensamento na equipe. Isso pode ser feito por meio de atividades de brainstorming, grupos de discussão e rodízio de funções. 

    3. Defina claramente as responsabilidades 

    Cada membro da equipe precisa saber exatamente quais são as suas responsabilidades e os seus papéis dentro da organização. Isso ajudará a evitar conflitos e dessa forma garantir que as metas sejam alcançadas. 

    4. Estimule a comunicação aberta 

    A comunicação aberta e transparente é essencial para a liderança ambidestra. Por isso, estimule a troca de ideias e o diálogo entre os membros da equipe para garantir que todos estejam alinhados com os objetivos da organização. 

    5. Encoraje a experimentação 

    Para ser ambidestro, o líder deve estar disposto a experimentar novas ideias e abordagens. Lembre-se sempre de encorajar a equipe a experimentar diferentes maneiras de trabalhar e esteja aberto a mudanças. 

    6. Monitore e avalie o progresso 

    Acompanhar os indicadores de performance da equipe em relação aos objetivos estabelecidos é essencial para garantir que todos os colaboradores estejam no caminho certo. Assim, será muito mais fácil realizar ajustes quando necessário. 

    Melhore a gestão e a produtividade da sua equipe. Conheça a parceria do Google Workspace com a Locaweb.

    Saiba mais