Desde que o mundo é mundo sabemos que as datas comemorativas geram mais vendas às empresas. A questão é: a sua aproveita esse fato da melhor maneira? Em 2016, só no Dia das Crianças, as vendas online do segmento aumentaram quase 23%, segundo uma pesquisa da e-commerce brasil. E o Natal então, que gera cerca de 7 bilhões em compras via e-commerce? Não dá para não aproveitar essas oportunidades. Com a ajuda de um artigo da Resultados Digitais, preparamos quatro dicas bem úteis para que você consiga aumentar o lucro da sua empresa:

1 – Prepare campanhas especiais

Para pensar em uma ação especial bem bacana é legal pesquisar alguns dados a respeito da data comemorativa que você vai trabalhar. A partir daí é só pensar em como aquele tema pode se encaixar da melhor maneira no branding da sua marca.

O maior desafio é tentar escapar do clichê de todos os anos, oferecendo promoções e conteúdos de qualidade de forma inovadora.

E não estamos falando de algo superelaborado. A simplicidade é a chave. Quanto menos texto, melhor. Abuse em imagens divertidas e até em pequenos vídeos. Use a criatividade e, se precisar, contrate um profissional de marketing para te ajudar na concepção da ação.

2 – Use o E-mail Marketing para divulgação

Depois de criar uma concepção de campanha é hora de divulgá-la! Uma das opções mais rápidas e eficazes é o E-mail Marketing. Use o conceito escolhido para definir um layout estruturado e disparar e-mails à cartela de clientes.

O ideal antes de mandar esse conteúdo é fazer uma pesquisa na base de e-mail para notar quais são os clientes que mais se encaixam no perfil da ação, assim você terá mais assertividade no alcance de consumidores. Você pode fazer isso por meio de ferramentas específicas ou analisar a lista de clientes individualmente, dá mais trabalho, mas também é válido caso você esteja começando agora.

3 – Combine preços e faça promoções

Nada como uma promoção bem atrativa válida para datas comemorativas. Tente combinar produtos segundo o interesse do cliente. Se for um comprador recorrente, você já saberá os tipos de produtos de sua preferência, então, identifique esse segmento e ofereça itens conforme o perfil do consumidor. Por exemplo, se o Paulo compra um tênis a cada dois meses, oferte um preço bacana em alguns modelos de tênis e de quebra, desconto em meias. Assim, você conseguirá prender a atenção do cliente e atraí-lo, sempre utilizando o gancho da data comemorativa da ocasião.

4 – Conecte sua campanha às mídias sociais

Sua empresa tem página(s) no Facebook, Twitter, Instagram ou Google+? Você pode aproveitá-la(s) para disseminar o conteúdo, promoções e a ideia da campanha comemorativa. Além da divulgação, o relacionamento com o cliente é fortalecido, já que as redes dão a opção para o usuário comentar na publicação. A interação faz com que se sinta parte da marca.

 

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O autor

Grazielle Franco

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