Entenda as vantagens de cada um e faça a melhor escolha para o seu VPS

Atualmente, os dois servidores web mais populares no mercado são Apache e Nginx. Embora ambos sejam muito poderosos, cada um deles tem as próprias vantagens e desvantagens, então é importante entender as diferenças antes de decidir qual usar no seu servidor virtual privado (VPS).

Apache é o servidor web mais antigo e amplamente utilizado na internet, com mais de 20 anos. É conhecido pela flexibilidade e pela compatibilidade com uma ampla gama de tecnologias e sistemas operacionais. Nginx é um servidor web mais recente, lançado em 2004, que se destaca pela escalabilidade, pela velocidade e pela eficiência. Para entender melhor qual é o mais adequado para o seu VPS, conheça um pouco mais de cada um deles.

Navegue pelo índice

    Apache

    O Apache é um servidor web de código aberto amplamente utilizado que permite que sites e aplicativos da web sejam entregues aos usuários finais por meio da Internet. Ele foi lançado em 1995 e é um dos servidores web mais antigos e populares em uso hoje.

    O Apache é executado em várias plataformas, incluindo Linux, Unix, Windows e macOS, e é compatível com uma ampla gama de linguagens de programação, incluindo PHP, Python, Perl e Ruby. Ele é altamente configurável e pode ser personalizado com uma grande variedade de módulos adicionais para fornecer suporte para diferentes tecnologias e funcionalidades.

    Esse servidor utiliza um modelo de processo baseado em threads, no qual cada solicitação de um cliente é processada por uma thread separada. O Apache também suporta o protocolo HTTPS, que fornece comunicação segura através da Internet. 

    Além disso, ele é uma plataforma de servidor web altamente confiável e escalável, com uma grande comunidade de pessoas desenvolvedoras que contribuem para sua evolução. É usado por muitos dos sites mais populares da web, incluindo a Wikipédia, a BBC e a Mozilla.

    Nginx

    Nginx (pronuncia-se “engine-x”) é um servidor web de código aberto, proxy reverso e balanceador de carga, que foi criado para resolver problemas de escalabilidade e desempenho encontrados em servidores web tradicionais. Foi lançado em 2004 e rapidamente se tornou popular por sua capacidade de lidar com uma grande quantidade de solicitações simultâneas com baixo uso de recursos.

    O Nginx, assim como o Apache, também é executado em várias plataformas, incluindo Linux, Unix, Windows e macOS, e é compatível com diversas linguagens de programação. Ele usa uma arquitetura de processo baseada em eventos, que permite lidar com muitas conexões simultâneas de forma eficiente e escalável.

    O Nginx é conhecido por sua eficiência em lidar com grandes quantidades de solicitações simultâneas e por seu baixo uso de recursos. Ele é amplamente utilizado por sites com alto tráfego, como Netflix, Airbnb, Pinterest e GitHub. Esse também é o servidor usado em muitas soluções em nuvem, como o Amazon Web Services (AWS), o Google Cloud Platform e o Microsoft Azure, para fornecer serviços de servidor web escaláveis e de alto desempenho.

    Vantagens do Nginx

    Uma mulher e um homem no escritório, sentados em frente a computadores.
    Nginx é ideal para sites que receberão muitas requisições simultâneas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    O Nginx é um servidor web de alta performance e escalabilidade que oferece algumas vantagens em relação ao Apache. Algumas dessas vantagens são:

    Arquitetura

    Otimizada para lidar com um grande número de solicitações simultâneas, sem comprometer o desempenho, a arquitetura do Nginx é assíncrona baseada em eventos, diferente da arquitetura baseada em processos ou threads do Apache. Isso significa que o Nginx é mais eficiente em termos de recursos e pode lidar com um maior volume de tráfego com menos recursos do sistema. 

    Desempenho

    O Nginx é conhecido por seu desempenho superior em comparação ao Apache. Ele é capaz de lidar com um grande número de solicitações por segundo e oferece uma latência reduzida em comparação ao Apache. 

    Suporte a cache

    O Nginx possui um poderoso sistema de cache que permite que as pessoas desenvolvedoras melhorem o desempenho do site ao armazenar em cache as respostas de solicitações frequentes. Ele oferece suporte a cache em disco e em memória, o que permite maior flexibilidade de escolha do método para cada site.

    Configuração mais simples

    O Nginx tem uma sintaxe de configuração simples e fácil de entender, o que torna mais fácil para as pessoas desenvolvedoras e administradoras de sistemas configurar e manter o servidor web. Ele também oferece suporte a arquivos de configuração em formato JSON, que podem ser mais fáceis de gerenciar do que arquivos de configuração XML ou .htaccess usados pelo Apache.

    Suporte a tecnologias modernas

    O Nginx é mais adequado para lidar com tecnologias modernas como Node.js, WebSockets e HTTP/2, e pode ser uma melhor opção para pessoas desenvolvedoras que desejam implementar essas tecnologias em seus projetos.

    Leia também:

    Vantagens do Apache

    mulher programadora, em um escritório, sentada em frente a uma tela de computador.
    Apache é o servidor web mais usado do mundo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Embora o Nginx seja um servidor web de alto desempenho e escalável, existem algumas vantagens em usar o Apache em determinadas situações. Algumas delas são:

    Módulos

    O Apache possui uma grande variedade de módulos disponíveis, muitos dos quais são exclusivos desse tipo de servidor. Esses módulos podem ser usados para adicionar recursos e funcionalidades específicas ao servidor web, como autenticação, caching, compressão e manipulação de solicitações HTTP. O Apache também suporta módulos de terceiros desenvolvidos pela comunidade.

    Hospedagem de sites

     O Apache é amplamente suportado por serviços de hospedagem, tornando mais fácil e acessível para usuários finais implantar e gerenciar seus sites.

    Suporte a aplicações antigas

    O Apache é capaz de lidar com aplicações antigas que podem ter sido desenvolvidos com tecnologias e linguagens de programação obsoletas ou descontinuadas. Isso é útil para organizações que têm sistemas legados em operação e que precisam mantê-los funcionando.

    Maior compatibilidade

    O Apache é mais compatível com certas tecnologias e plataformas, como Java e Tomcat. Isso pode ser importante para organizações que usam essas tecnologias em seus aplicativos.

    Ferramentas de gerenciamento

    O Apache possui ferramentas de gerenciamento fáceis de usar, como o painel de controle Apache GUI, que torna mais fácil para as pessoas administradoras de sistema gerenciar o servidor web.

    Quando usar Apache e quando usar Nginx?

    Tanto o Apache quanto o Nginx são servidores web populares e embora ambos tenham recursos semelhantes, existem algumas diferenças que podem influenciar a escolha de um ou outro dependendo das necessidades específicas do projeto. Aqui estão algumas considerações para ajudá-lo a decidir quando é melhor usar Apache ou Nginx:

    Carga de trabalho e desempenho

    O Nginx é conhecido por sua capacidade de lidar com altos níveis de tráfego simultâneo e por sua eficiência no processamento de solicitações estáticas, o que o torna uma escolha popular para sites e aplicativos da web que lidam com uma grande quantidade de solicitações. Por outro lado, o Apache é mais adequado para projetos menores que não exigem muito processamento de solicitações. Além disso, o Apache é mais flexível em termos de recursos do sistema, enquanto o Nginx é mais rápido em cargas pesadas.

    Por exemplo, um site de notícias que recebe uma grande quantidade de tráfego diariamente pode se beneficiar do uso do Nginx para lidar com a carga de trabalho, mantendo o site rápido e responsivo. O Nginx é ideal para processar solicitações estáticas, como imagens e arquivos de vídeo que são frequentemente acessados pelos usuários do site.

    Por outro lado, um site de comércio eletrônico menor que lida com menos tráfego e solicitações pode optar por usar o Apache, que é mais flexível em termos de recursos do sistema. 

    Flexibilidade

    O Apache é conhecido por sua flexibilidade em termos de módulos e configurações personalizadas. Isso permite que as pessoas desenvolvedoras personalizem o servidor de acordo com as necessidades específicas do projeto. 

    Por exemplo, um projeto que envolve o desenvolvimento de um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) personalizado para um cliente pode se beneficiar do uso do Apache, já que ele é altamente configurável e pode ser personalizado para atender aos requisitos específicos do cliente.

    Por outro lado, a configuração do Nginx, apesar de ter uma sintaxe fácil de compreender, pode ser desafiadora para pessoas desenvolvedoras que não tenham uma compreensão aprofundada de seu modelo de processamento assíncrono. 

    Escalabilidade e balanceamento de carga

    O Nginx é conhecido por sua capacidade de escalabilidade horizontal e pelo suporte a balanceamento de carga, o que o torna uma escolha popular para projetos que precisam lidar com uma grande quantidade de tráfego. Ele pode ser configurado para distribuir o tráfego de forma uniforme entre vários servidores, o que ajuda a evitar sobrecargas e falhas no sistema.

    Nesse sentido, um site de comércio eletrônico que experimenta um aumento repentino de tráfego durante a Black Friday pode se beneficiar do uso do Nginx para escalabilidade horizontal e balanceamento de carga, pois ele pode ser configurado para distribuir o tráfego entre vários servidores, o que ajuda a garantir que o site permaneça disponível e responsivo durante períodos de pico de tráfego.

    Como saber se está usando Apache ou Nginx no VPS?

    Existem várias maneiras de descobrir isso. Uma opção é checar o cabeçalho HTTP, que deve conter informações sobre o software do servidor. Outra forma é usar ferramentas como MXToolBox, que permitem analisar o Sistema de Nomes de Domínio (DNS) e obter informações sobre o servidor web em questão. Pode-se também verificar o arquivo de configuração do servidor web, que geralmente está localizado em “/etc/httpd/conf/httpd.conf” para o Apache e em “/etc/nginx/nginx.conf” para o Nginx.

    Em resumo, escolher entre Apache e Nginx no VPS depende de necessidades específicas. Se você está procurando flexibilidade e ampla gama de módulos, o Apache pode ser a melhor escolha, mas se você precisa de alta performance e escalabilidade, o Nginx é a opção ideal.

    Para garantir que o seu VPS esteja sempre funcionando corretamente, opte por uma empresa de hospedagem confiável e experiente como a Locaweb

    Saiba mais

    Fonte: Servedo, Hostinger, Apiki.