Saiba como o usar o FTP e as vantagens para desenvolver seus projetos com praticidade, autonomia e segurança

Quem desenvolve sistemas precisa se cercar de recursos e ferramentas capazes de otimizar o tempo do projeto. No trabalho à distância, transferir arquivos virou uma parte indispensável no processo de aprovação, mas nem tudo cabe na capacidade do e-mail. Aí entra o FTP.

Do inglês File Transfer Protocol (ou Protocolo de transferência de arquivos em português), o FTP permite o download e o upload de arquivos a partir da autorização de quem administra a hospedagem dos dados –  é uma forma prática e segura de fazer a transferência de dados e fazer mudanças em aplicações.

Navegue pelo índice

    Como funciona o FTP?

    O FTP (File Transfer Protocol) faz com que desenvolvedores de site consigam fazer mudanças em suas aplicações de forma prática e segura, mesmo que seja necessário fazer o upload de muitos arquivos.

    O FTP permite que usuários autorizados (via login e senha) façam o download e o upload de arquivos de um servidor, o que torna muito mais simples a transferência de informações entre vários dispositivos.

    Entre as principais características do FTP estão:

    1- Rapidez

    É possível enviar e receber arquivos extensos, sem impactar a velocidade do servidor;

    2- Versatilidade

    Um mesmo usuário pode atuar tanto como servidor quanto como cliente, dependendo do momento;

    3- Padronização

    O FTP é baseado no protocolo TCP/IP, o padrão da internet. Dessa forma, é possível acessar um servidor FTP de qualquer lugar sem dificuldades;

    4- Segurança

    O acesso a um servidor FTP só é possível por meio de um IP autenticado ou do uso de login e senha, o que oferece uma camada extra de segurança no acesso e alteração dos arquivos.

    Para funcionar corretamente, a conexão FTP precisa de duas partes (o cliente e o servidor), que se conectam para trocar arquivos.

    Existem dois canais distintos de comunicação na hora de estabelecer uma conexão usando FTP. O primeiro é o canal de comando, que inicia as instruções e a resposta. O segundo é o canal de dados, onde acontece a transmissão das informações propriamente ditas.

    Assim, quando o usuário quiser baixar ou enviar um arquivo, ele precisa usar o protocolo TCP para solicitar a criação de mudanças no servidor. O servidor, por sua vez, abre esse acesso, no que se chama de “modo de conexão ativa”.

    Nos casos em que um firewall impede o acesso, é usado o “modo de conexão passiva”, em que o usuário estabelece tanto o canal de comando quanto o de dados: dessa forma, o servidor espera que o usuário faça todo o trabalho de estabelecer a conexão.

    Um pouco técnico, não é? O mais importante é saber que, nessas conversas e trocas de informações entre o servidor e o usuário, fica garantido o acesso seguro ao servidor para o upload e download de informação.

    Fica muito prático fazer, por exemplo, aquela atualização do conteúdo de um site ou aplicativo, não importa o tamanho do projeto.

    Quais são as vantagens do FTP?

    A principal vantagem do FTP é permitir a transferência de vários arquivos de forma simultânea. Em vez de precisar subir os arquivos um a um, é possível selecionar todos os itens do projeto e enviar para uma pasta no servidor. Muito prático, não?

    Mas é possível aprofundar mais as vantagens que o FTP oferece. As mais importantes são as seguintes:

    Progresso sempre salvo

    Como o FTP funciona a partir da internet, as informações encaminhadas para um servidor FTP são salvas “na nuvem”. O FTP é cloud por definição e, com isso, ninguém perde o progresso de algum projeto em desenvolvimento.

    Acessibilidade total

    Outra vantagem de ter um sistema na nuvem é que ele pode ser acessado de qualquer lugar que tenha uma conexão à internet. Assim, não importa se o seu time está trabalhando todo junto no mesmo lugar ou se cada profissional está em um canto do mundo, todos têm a mesma informação à disposição.

    Configuração única

    Outra vantagem do FTP é sua configuração, que é muito simplificada. Não é preciso reconfigurar o sistema a cada nova sessão, já que a configuração inicial é armazenada e pode ser usada sempre. Isso traz agilidade e muita facilidade ao onboarding das equipes e ao uso dos arquivos.

    Uso simples

    Para utilizar o FTP, o usuário não precisa ter conhecimento profundo de programação. Com um treinamento básico, já é possível desenvolver as principais tarefas, como logar, baixar e fazer upload de arquivos. O FTP foi desenvolvido para ser simples.

    Veja as melhores ofertas para comprar o domínio do seu site!

    E como ficam as várias versões do projeto?

    Uma dúvida frequente é em relação ao controle de versões de um projeto em andamento. Esse é um ponto muito importante em TI, especialmente com projetos ainda não consolidados e que precisam de atualizações frequentes.

    O FTP, além de salvar o progresso online de forma automática e manter os dados em segurança, pode ser usado junto com a maior parte das ferramentas de versionamento. Dessa forma, muitas pessoas podem trabalhar no mesmo projeto e fazer alterações sem prejudicar a evolução do sistema.

    Como usar o FTP?

    Como o FTP é um dos sistemas mais utilizados para transferência e controle de dados na internet, existem diversas formas de estabelecer uma conexão FTP entre o cliente e o servidor.

    A primeira e mais simples é usar um FTP de linha de comando, como o Command Prompt do Windows ou do terminal de Mac e Linux. Até hoje, muitos desenvolvedores usam esse método.

    Outra forma é usar um browser para fazer a comunicação com o servidor FTP. Essa é uma opção muito prática quando é preciso acessar muitos arquivos ou pastas, embora seja uma alternativa mais lenta que um FTP dedicado.

    Hoje em dia, porém, a forma mais comum de uso do FTP, especialmente no mundo dos desenvolvedores, é usar um cliente FTP. Essa alternativa oferece mais liberdade que as outras opções, além de ser mais fácil de gerenciar. Por ser próprio para FTP, traz mais agilidade e velocidade, facilitando a vida dos desenvolvedores e simplificando o deploy das aplicações.

    Em resumo, o FTP é uma forma prática, segura e confiável de lidar com o upload e download dos arquivos de qualquer projeto de desenvolvimento de aplicações e sites. Aproveite ao máximo as possibilidades de uso dessa ferramenta!

    Líder em hospedagem de sites no Brasil, a Locaweb oferece de 1 a 5 usuários FTPs nos planos de Hospedagem de Sites. Clique aqui para conhecer a melhor hospedagem de sites!