Código binário é a linguagem em que computadores processam dados por meio de circuitos elétricos ou óticos

Código binário é a base da forma como computadores processam dados. As máquinas digitais funcionam com sinais elétricos ou óticos para representar informações de forma precisa e com exatidão.

Os circuitos só podem assumir dois estados: ligados ou desligados. Dessa forma, o código binário representa as informações nesse sistema. Cada bit indica um estado (0 ou 1). As combinações de bits formam números, letras e outros símbolos, que podem ser lidos e processados por qualquer computador, uma vez que o código binário é universal.

Aprender a converter palavras e números em código binário pode ser útil tanto para pessoas que trabalham com tecnologia como para quem deseja compreender a lógica do funcionamento dos computadores. A habilidade é valiosa para resolver problemas e desenvolver programas, principalmente no ramo industrial.

Navegue pelo índice

    Como converter números decimais em código binário?

    homem desenvolver em frente a um notebook e segunda tela, ambas com um editor de código aparecendo.
    (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Números decimais são usados na vida cotidiana, mas são menos eficientes para serem processados por computadores, por isso é necessário converter números decimais em código binário para que possam ser lidos pelas máquinas para, por exemplo, configurar endereços de protocolo da internet (IPs) e máscaras de rede.

    A conversão de números decimais em binários é realizada por meio da divisão sucessiva do número decimal por 2, anotando-se o resto de cada divisão e invertendo a ordem deles para obter a representação binária do número.

    Por exemplo, para converter o número decimal 10 em binário, basta realizar as seguintes divisões:

    10 / 2 = 5 com resto 0

    5 / 2 = 2 com resto 1

    2 / 2 = 1 com resto 0

    1 / 2 = 0 com resto 1

    Ao inverter a ordem dos restos, temos a representação binária do número 10: 1010.

    Como transformar um código binário em número decimal?

    A conversão de código binário para números decimais envolve a soma dos valores numéricos correspondentes a cada posição do código binário, considerando a posição mais à direita como a de menor valor e multiplicando cada posição à esquerda por 2, elevada ao número da posição menos 1, representada pela fórmula:

    bit × 2 ^ (número da posição – 1).

    Os números sempre são representados por quatro bits no código binário. Por exemplo, o código binário 1001 pode ser convertido da seguinte maneira:

    1 × 2 ^ 3 = 8

    0 × 2 ^ 2 = 0

    0 × 2 ^ 1 = 0

    1 × 2 ^ 0 = 1

    A soma dos valores numéricos corresponde ao número decimal 9.

    Como traduzir palavras para código binário?

    A conversão de palavras para o código binário é feita por meio de códigos de caracteres, como American Standard Code for Information Interchange (ASCII) e Unicode, que definem uma correspondência entre caracteres e sequências binárias.

    Nessas tabelas, cada caractere é associado a uma sequência binária específica com oito bits. Para converter uma palavra ou um número em código binário, basta procurar cada caractere na tabela e anotar a respectiva sequência binária.

    Por exemplo, o código binário 01000001 é traduzido para a letra “A”. Para ler o código binário, basta separar os bits em grupos de oito, cada um representando um caractere, e traduzir cada grupo usando o sistema de codificação. É importante salientar que o código binário também diferencia maiúsculas de minúsculas, acentos, símbolos e letras especiais.

    Veja alguns exemplos.

    Dessa forma, a palavra “locaweb” em código binário é representada por:

    01101100 01101111 01100011 01100001 01110111 01100101 01100010 00001010

    Como transformar código binário em palavra?

    a imagem mostra uma rua movimentada por carros e pedestres e sobre essa imagem há números binários.
    (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Para converter um código binário em palavra, basta fazer o processo inverso da conversão anterior, utilizando a sequência de oito bits correspondente a cada letra. O código binário 01100011 01100001 01100010 01101111, por exemplo, representa a palavra “cabo”.

    Outros tipos de código binário

    Além dos códigos binários de quatro bits (que representam os números decimais) e de oito bits (relacionados às 26 letras do alfabeto e pelo menos dez dígitos), existem códigos para detecção e correção de erros, além de códigos ponderados e não ponderados.

    Código de detecção de erros

    Os códigos de detecção de erros servem para apontar falhas de comunicação entre dois dispositivos e funcionam de maneira diferente dependendo da técnica utilizada. O mecanismo envolve adicionar informações ao código original de modo a permitir a identificação de erros durante a transmissão ou o armazenamento de dados. Isso é feito por meio de técnicas como paridade, checksum e Cyclic Redundancy Check (CRC).

    Código de detecção e correção de erros

    Além de detectar falhas, esse tipo de código pode corrigir os erros identificados durante a transmissão e o armazenamento de dados. Ele pode atuar de forma isolada (por paridade) ou “rajada” (burst erros), sendo capaz de detectar e corrigir erros consecutivos em uma sequência de bits e funcionando de forma semelhante ao código de detecção de erros, adicionando uma informação extra ao código binário.

    Códigos ponderados

    Os códigos ponderados são usados para codificar informações, geralmente números, usando pesos posicionais. Isso significa que cada número em determinada posição tem um peso específico; quando esses números são combinados, o resultado é o valor da informação codificada.

    Código não ponderados

    Os códigos não ponderados são usados para codificar informações e as identificar, mas não consideram um peso específico para cada posição do código. São utilizados para representar informações de forma simplificada e eficiente. Exemplos de códigos não ponderados incluem Excess-3 e Código Cinza.

    Como fazer conversão para código binário de forma automática?

    A conversão manual não é a única forma de transformar letras e números em código binário. Existem soluções automáticas, como conversores online de aplicativos para dispositivos móveis, a exemplo do Advanced Binary Converter, disponível na Microsoft Store. Esses programas fazem a conversão para binário automaticamente e vice-versa, sem a necessidade de consultar tabelas ou realizar cálculos.

    Crie seu próprio negócio com a revenda de sites e utilize o painel cPanel ou Plesk com o melhor custo-benefício

    Saiba mais