O benchmarking é uma técnica que pode ajudar sua empresa a se destacar no mercado de negócios

Um dos segredos para uma empresa crescer é olhar para a concorrência. Isso mesmo! Já falamos de benchmarking em outro texto, e agora detalharemos quais são os benefícios de ficar de olho na concorrência. O termo em inglês benchmarking significa uma análise comparativa considerando alguns indicadores e ajuda a melhorar processos, compreender o mercado de atuação e identificar tendências

Por meio do benchmarking, empreendedores conseguem avaliar produtos, serviços, mercado de atuação, público-alvo, entre outras características da concorrência. A análise gera insumos importantes para qualquer tipo de negócio, dos pequenos aos grandes.

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    Como surgiu o benchmarking?

    O benchmarking surgiu na Revolução Industrial, quando os avanços na cadeia de produção ampliaram o número de negócios que entregavam produtos semelhantes. Com o mercado avançando no século 19, Francis Lowell, um empresário norte-americano interessado no ramo têxtil, resolveu ir até a Grã-Bretanha para estudar as técnicas aplicadas no setor. Quando voltou aos Estados Unidos, Lowell reproduziu tudo o que aprendeu em terras britânicas. 

    Anos mais tarde, na década de 1970, a Xerox começou a usar o benchmarking internamente. No ambiente organizacional, a empresa passou a comparar os próprios custos de produção com os praticados pela concorrência. A análise mostrou dados importantes e revelou que a Xerox precisava melhorar processos para superar a concorrência no Japão.

    Os dois exemplos mostram como a metodologia pode ser bastante útil para as corporações, mas há outros benefícios. 

    A imagem é uma ilustração em que estão 3 pessoas conversando e analisando dados.
    A análise da concorrência ajuda a estruturar o plano de negócios. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

    Como o benchmarking pode ser útil?

    Hoje, o benchmarking pode ser muito útil para identificar como a empresa está no mercado. Essa ferramenta é essencial em um plano de negócios e na gestão estratégica, pois fornece dados que podem prejudicar ou beneficiar a empresa no longo prazo.

    Imagine que você quer abrir um restaurante com delivery de comida japonesa na sua cidade. O primeiro passo é analisar quem são os concorrentes, como eles funcionam, quais são os desafios e as possibilidade de ganho. Dessa forma, o benchmarking consegue trazer à tona alguns entraves e antecipar possíveis adaptações.  

    Se há muitos restaurantes que fazem entregas na mesma região, considere:

    • qual é o público dos concorrentes?
    • quais são os diferenciais dos restaurantes? 
    • há espaço para mais um? 
    • quais adaptações serão necessárias no negócio para lucrar competindo com eles?  

    Se você ainda não está convencido de que essa ferramenta é importante, confira mais vantagens do benchmarking para empresas.  

    É uma ilustração em que há um rapaz olhando um prancheta e atrás há um gráfico grande.
    Pesquise como outras empresas atuam e planeje melhorias em seu negócio com base nelas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

    5 benefícios do benchmarking para empresas

    O benchmarking pode ser aplicado de diferentes formas e em várias fases da empresa. Veja alguns pontos positivos. 

    1. Autoconhecimento

    A comparação com a concorrência permite situar a empresa no mercado e identificar vantagens e falhas em processos. Essa análise oferece insumos para planejamentos e investimentos.

    2. Otimização no nível organizacional

    Empresas podem fazer benchmarking para conhecer técnicas, ferramentas e processos para melhorar o ambiente organizacional. A concorrência pode dar ideias de práticas de gestão de pessoas e cultura, por exemplo, as quais podem ajudar na retenção de talentos.

    3. Visão de mercado

    Algumas empresas acabam sendo engolidas pelo mercado por viverem em um mundo fechado, sem olhar para os lados. Atualmente, tudo muda o tempo todo. Muitas vezes, o produto é líder no mercado, mas aparece um concorrente mais inovador e acaba roubando os clientes. O benchmarking ajuda a acompanhar tendências e não deixa o negócio à deriva. 

    4. Cultura de inovação

    As empresas mais inovadoras são as mais antenadas. O concorrente pode ter insights de melhorias, ferramentas ou identificar dores no público que ainda não são atendidas pelo mercado. O estudo constante do que é praticado no setor ajuda a inovar e aplicar essa cultura no ambiente organizacional. Incentivar os times a acompanhar a concorrência também é uma forma de os capacitar e fortalecer a cultura de inovação na empresa.

    5. Identificação de prioridades

    Ao olhar para fora, é possível olhar para a própria empresa. Dessa forma, consegue-se definir de maneira mais clara o que é prioritário no plano estratégico. Nem sempre é o timing certo para lançar um novo produto ou investir em outro mercado. Esses dados podem aparecer no benchmarking. 

    Colocar a análise de concorrentes no dia a dia da empresa é um dos segredos para sobreviver à concorrência. Não se esqueça!

    O primeiro passo para sair na frente da concorrência é ter um e-mail profissional.

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