Para quem tem um website em WordPress e deseja iniciar sua loja virtual, a plataforma Woocommerce pode fazer a diferença no sucesso da sua operação

Para quem opta por ter uma marca e fazer vendas online, é essencial estar presente nos canais de comunicação interessantes para o negócio. Eles devem ter uma estratégia envolvente para atrair possíveis compradores até a loja virtual, aumentando as chances de compra.

Mas se a loja é confusa, tem um tempo de espera alto ou as opções de pagamento são restritas, a venda pode não acontecer. Quem tem o website construído em WordPress e deseja implementar uma loja virtual pode utilizar uma plataforma muito poderosa chamada Woocommerce.

Quando falamos poderosa, não estamos exagerando. Fique até o final do artigo e você descobrirá por quê.

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    Como nasceu o Woocommerce?

    Em 2011, os desenvolvedores Mike Jolley e James Koster tiveram a ideia de criar uma solução que permitisse a venda de qualquer tipo de produto e serviço, desde artigos físicos até os virtuais – como infoprodutos. O projeto deu tão certo que foi notado pelo WordPress e não deu outra: foi arrematado pela empresa e está no mercado até hoje.
    Se já não fosse bom, o Woocommerce também pode ser integrado a diversas formas de pagamento, como cartões de débito e crédito, boleto, transferências, Mercado Pago, PayPal e muitas outras. Isso é excelente para uma compra sem atrito, objetivo da maior parte das lojas virtuais conhecidas.

    É importante lembrar que o Woocommerce é uma plataforma de código aberto. Isso oferece mais flexibilidade para trabalhar a personalização do e-commerce, incluindo outros softwares e apps importantes para a gestão da loja virtual. Essas integrações, no entanto, deverão ser feitas por um profissional de desenvolvimento.

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    Como o Woocommerce funciona?

    O Woocommerce permite fazer um gerenciamento bem completo da loja virtual por ter uma série de funcionalidades. Nem toda loja precisará de todas as opções, mas elas estarão disponíveis quando a pessoa desejar ou precisar dela. O perfil de admin no Woocommerce tem total controle das extensões por meio de um painel de controle fácil e intuitivo.

    Vamos conhecer algumas funcionalidades:

    Produtos e Serviços

    O Woocommerce é uma das opções favoritas dos desenvolvedores por apresentar alternativas e boas soluções no momento de formatar a loja virtual. Outro ponto positivo é que as lojas virtuais também contam com uma interface tranquila para fazer a operação, o que facilita para quem não tem recursos suficientes para ter um profissional de desenvolvimento à disposição.

    Cadastrando produtos

    No WooCommerce é possível incluir e editar produtos e serviços de maneira descomplicada. O sistema tem uma área para o usuário definir quais as peças vão ficar em destaque. O sistema também possibilita escolher opções de envio como frete gratuito, frete com valor fixo ou cálculo de envio por meio do cep, no caso de produtos físicos. Quando for incluir a descrição do produto, atente-se às palavras-chaves do site. Preencha todos os campos possíveis, para que os motores de busca entendam a relevância da página.

    Reservas

    Uma das extensões disponíveis no Woocommerce é a Reserva – muito útil para produtos ou serviços como aluguel de carro ou quarto, visita guiada particular e outras modalidades que possam estar sujeitas à aprovação do vendedor. Aqui é possível incluir um formulário com campos personalizáveis de período, data, custos e outros.

    Pagamento recorrente

    O Woocommerce oferece a possibilidade do sistema oferecer o cadastro de pagamento recorrente para produtos do tipo assinatura. Esses pagamentos têm uma periodicidade definida, podendo ser mensal, trimestral, semestral etc.

    Acompanhamento de pedidos

    O Woocommerce mantém contato por e-mail da efetivação da compra até o recebimento do produto ou serviço pela pessoa. Essa funcionalidade vai atualizar a compra em cada etapa do envio, aumentando a sensação de controle para quem comprou.

    Remarketing para abandono de carrinho

    com esse módulo ativo, o sistema consegue reativar o cliente que esteve bem perto de efetuar a compra, mas abandonou o carrinho no último instante. Só é possível utilizar esse recurso com as pessoas que cumpriram a etapa de identificação. Depois do abandono, o sistema envia um e-mail marketing personalizado com os itens deixados para trás, convidando a pessoa a concluir a compra.

    Automações de e-mail marketing

    O Woocommerce permite a criação de tarefas automatizadas, como o envio de e-mails marketing com a lista de desejos da pessoa, ativação de consumidores, mensagens de feliz aniversário e muito mais. Tudo para o cliente continuar com a marca em mente.

    Promoções e descontos

    O Woocommerce tem ferramentas específicas para aplicar descontos exclusivos e ativar promoções a qualquer momento. Um recurso interessante é a oferta por tempo limitado, em que o admin da loja virtual pode determinar um intervalo de tempo para a sua vigência.

    Caso queira deixar o público atento a um lançamento, a ferramenta permite a inclusão de uma contagem regressiva no website. Os produtos com promoções exclusivas podem ser destacados na página para ajudar a fomentar a venda. É um ótimo recurso para motivar as pessoas a comprar.

    o woocommerce conecta o e-commerce do site a diversas redes sociais

    Vendas em redes sociais

    O Woocommerce conecta o e-commerce do site a diversas redes sociais, aproveitando o alcance de público dessas mídias. Atualmente, é possível utilizar o recurso para Facebook, Instagram, Pinterest e Tik Tok. E não é só isso. A pessoa pode realizar seu login para concluir a comprar na loja virtual utilizando o perfil das redes Facebook, Twitter, Google, Amazon, LinkedIn, PayPal, Disqus ou VK. Isso tira mais uma barreira no momento da compra.

    Relatórios

    As informações sobre como o e-commerce tem se movimentado podem ser analisadas por meio de relatórios personalizados. É possível acompanhar a quantidade de vendas, quais produtos saíram mais, carrinhos abandonados e muitas outras estatísticas que, comparadas aos acontecimentos presentes do mercado, podem ajudar a formatar estratégias mais inteligentes para o crescimento das vendas.


    Poderíamos ficar aqui muito tempo falando sobre tudo o que o Woocommerce pode oferecer por meio dos seus plugins, mas buscamos reunir as principais funcionalidades para as pessoas que possuam uma loja virtual possam explorar mais do deu potencial.

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    Resolvi utilizar o WooCommerce. O que preciso saber?

    O WooCommerce é um sistema e como todo o sistema, algumas boas práticas devem ser lembradas para manter o bom funcionamento da loja virtual. Aqui vão alguns toques:

    Caso precise fazer a integração de outros programas, atente-se à sua procedência e qualidade. O Woocommerce tem APIs de integração para outros sistemas, mas requer a intervenção de um desenvolvedor.

    • Mantenha o tema do Woocommerce sempre atualizado para evitar brechas de segurança.
    • Mantenha o Certificado de Segurança do website sempre atualizado.
    • Faça backup de sua loja virtual periodicamente.
    • Mantenha os plugins de pagamento sempre atualizados.

    Para vender online, é preciso ter uma boa estratégia. Hoje, podemos contar com ferramentas muito sofisticadas, como o Woocommerce, que permitem uma série de ações e diminuem consideravelmente o atrito no fechamento da venda. Mas, mais do que ter uma boa ferramenta, é necessário saber explorar ao máximo suas funções.

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    O autor

    Marcio Hanashiro

    Marcio Hanashiro, também conhecido como Japa, é o Gerente de Marketing na Locaweb, onde está há 12 anos. Com uma jornada de 20 anos no mercado digital, ele tem uma paixão profunda por liderar e analisar iniciativas em ambientes digitais, com um foco especial em marketing. Durante seu tempo na Locaweb, Marcio aprimorou sua habilidade de transformar ideias criativas em resultados concretos. Além disso, ele é casado, tem cinco gatos incríveis e mais dois cachorros. Marcio adora carros antigos, motos e coisas de nerd em geral. Ele também é um gamer que só apanha online.

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