Para quem tem um website em WordPress e deseja iniciar sua loja virtual, a plataforma Woocommerce pode fazer a diferença no sucesso da sua operação

Para quem opta por ter uma marca e fazer vendas online, é essencial estar presente nos canais de comunicação interessantes para o negócio. Eles devem ter uma estratégia envolvente para atrair possíveis compradores até a loja virtual, aumentando as chances de compra.

Mas se a loja é confusa, tem um tempo de espera alto ou as opções de pagamento são restritas, a venda pode não acontecer. Quem tem o website construído em WordPress e deseja implementar uma loja virtual pode utilizar uma plataforma muito poderosa chamada Woocommerce.

Quando falamos poderosa, não estamos exagerando. Fique até o final do artigo e você descobrirá por quê.

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    Como nasceu o Woocommerce?

    Em 2011, os desenvolvedores Mike Jolley e James Koster tiveram a ideia de criar uma solução que permitisse a venda de qualquer tipo de produto e serviço, desde artigos físicos até os virtuais – como infoprodutos. O projeto deu tão certo que foi notado pelo WordPress e não deu outra: foi arrematado pela empresa e está no mercado até hoje.
    Se já não fosse bom, o Woocommerce também pode ser integrado a diversas formas de pagamento, como cartões de débito e crédito, boleto, transferências, Mercado Pago, PayPal e muitas outras. Isso é excelente para uma compra sem atrito, objetivo da maior parte das lojas virtuais conhecidas.

    É importante lembrar que o Woocommerce é uma plataforma de código aberto. Isso oferece mais flexibilidade para trabalhar a personalização do e-commerce, incluindo outros softwares e apps importantes para a gestão da loja virtual. Essas integrações, no entanto, deverão ser feitas por um profissional de desenvolvimento.

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    Como o Woocommerce funciona?

    O Woocommerce permite fazer um gerenciamento bem completo da loja virtual por ter uma série de funcionalidades. Nem toda loja precisará de todas as opções, mas elas estarão disponíveis quando a pessoa desejar ou precisar dela. O perfil de admin no Woocommerce tem total controle das extensões por meio de um painel de controle fácil e intuitivo.

    Vamos conhecer algumas funcionalidades:

    Produtos e Serviços

    O Woocommerce é uma das opções favoritas dos desenvolvedores por apresentar alternativas e boas soluções no momento de formatar a loja virtual. Outro ponto positivo é que as lojas virtuais também contam com uma interface tranquila para fazer a operação, o que facilita para quem não tem recursos suficientes para ter um profissional de desenvolvimento à disposição.

    Cadastrando produtos

    No WooCommerce é possível incluir e editar produtos e serviços de maneira descomplicada. O sistema tem uma área para o usuário definir quais as peças vão ficar em destaque. O sistema também possibilita escolher opções de envio como frete gratuito, frete com valor fixo ou cálculo de envio por meio do cep, no caso de produtos físicos. Quando for incluir a descrição do produto, atente-se às palavras-chaves do site. Preencha todos os campos possíveis, para que os motores de busca entendam a relevância da página.

    Reservas

    Uma das extensões disponíveis no Woocommerce é a Reserva – muito útil para produtos ou serviços como aluguel de carro ou quarto, visita guiada particular e outras modalidades que possam estar sujeitas à aprovação do vendedor. Aqui é possível incluir um formulário com campos personalizáveis de período, data, custos e outros.

    Pagamento recorrente

    O Woocommerce oferece a possibilidade do sistema oferecer o cadastro de pagamento recorrente para produtos do tipo assinatura. Esses pagamentos têm uma periodicidade definida, podendo ser mensal, trimestral, semestral etc.

    Acompanhamento de pedidos

    O Woocommerce mantém contato por e-mail da efetivação da compra até o recebimento do produto ou serviço pela pessoa. Essa funcionalidade vai atualizar a compra em cada etapa do envio, aumentando a sensação de controle para quem comprou.

    Remarketing para abandono de carrinho

    com esse módulo ativo, o sistema consegue reativar o cliente que esteve bem perto de efetuar a compra, mas abandonou o carrinho no último instante. Só é possível utilizar esse recurso com as pessoas que cumpriram a etapa de identificação. Depois do abandono, o sistema envia um e-mail marketing personalizado com os itens deixados para trás, convidando a pessoa a concluir a compra.

    Automações de e-mail marketing

    O Woocommerce permite a criação de tarefas automatizadas, como o envio de e-mails marketing com a lista de desejos da pessoa, ativação de consumidores, mensagens de feliz aniversário e muito mais. Tudo para o cliente continuar com a marca em mente.

    Promoções e descontos

    O Woocommerce tem ferramentas específicas para aplicar descontos exclusivos e ativar promoções a qualquer momento. Um recurso interessante é a oferta por tempo limitado, em que o admin da loja virtual pode determinar um intervalo de tempo para a sua vigência.

    Caso queira deixar o público atento a um lançamento, a ferramenta permite a inclusão de uma contagem regressiva no website. Os produtos com promoções exclusivas podem ser destacados na página para ajudar a fomentar a venda. É um ótimo recurso para motivar as pessoas a comprar.

    o woocommerce conecta o e-commerce do site a diversas redes sociais

    Vendas em redes sociais

    O Woocommerce conecta o e-commerce do site a diversas redes sociais, aproveitando o alcance de público dessas mídias. Atualmente, é possível utilizar o recurso para Facebook, Instagram, Pinterest e Tik Tok. E não é só isso. A pessoa pode realizar seu login para concluir a comprar na loja virtual utilizando o perfil das redes Facebook, Twitter, Google, Amazon, LinkedIn, PayPal, Disqus ou VK. Isso tira mais uma barreira no momento da compra.

    Relatórios

    As informações sobre como o e-commerce tem se movimentado podem ser analisadas por meio de relatórios personalizados. É possível acompanhar a quantidade de vendas, quais produtos saíram mais, carrinhos abandonados e muitas outras estatísticas que, comparadas aos acontecimentos presentes do mercado, podem ajudar a formatar estratégias mais inteligentes para o crescimento das vendas.


    Poderíamos ficar aqui muito tempo falando sobre tudo o que o Woocommerce pode oferecer por meio dos seus plugins, mas buscamos reunir as principais funcionalidades para as pessoas que possuam uma loja virtual possam explorar mais do deu potencial.

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    Resolvi utilizar o WooCommerce. O que preciso saber?

    O WooCommerce é um sistema e como todo o sistema, algumas boas práticas devem ser lembradas para manter o bom funcionamento da loja virtual. Aqui vão alguns toques:

    Caso precise fazer a integração de outros programas, atente-se à sua procedência e qualidade. O Woocommerce tem APIs de integração para outros sistemas, mas requer a intervenção de um desenvolvedor.

    • Mantenha o tema do Woocommerce sempre atualizado para evitar brechas de segurança.
    • Mantenha o Certificado de Segurança do website sempre atualizado.
    • Faça backup de sua loja virtual periodicamente.
    • Mantenha os plugins de pagamento sempre atualizados.

    Para vender online, é preciso ter uma boa estratégia. Hoje, podemos contar com ferramentas muito sofisticadas, como o Woocommerce, que permitem uma série de ações e diminuem consideravelmente o atrito no fechamento da venda. Mas, mais do que ter uma boa ferramenta, é necessário saber explorar ao máximo suas funções.

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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