Muito além de uma forma de se relacionar, a internet se faz necessária para empresas que desejam crescer nessa nova forma de sociedade. E, para se destacar, é preciso criar uma presença digital para se estabelecer no novo mercado e ter espaço na internet para suas ideias.
Veja só essas dicas que irão impulsionar a sua marca!
Como criar uma presença digital?
Presença digital é a forma como uma empresa se posiciona na internet. Porém, não se trata apenas de criar canais on-line, mas também executar uma série de estratégias que, de fato, demarquem o seu território. Isso te faz não apenas ser percebido pelo público, mas ajuda a construir uma autoridade no seu nicho.
As principais técnicas para te tornar um empreendedor de sucesso no digital são:
1. Tenha uma presença profissional
Cerca de 5,5 milhões de pesquisas são feitas diariamente na internet. Com isso, podemos dizer que milhares de pessoas estão a todo momento, buscando uma resposta para as suas perguntas e que mais de 60% das pesquisas relacionam serviços ou produtos.
Agora, imagine o que aparece sobre a sua empresa quando um usuário faz uma pesquisa no Google?
Além de mostrar profissionalismo e estar em destaque, a presença digital de uma marca pode aproximá-la do público, aumentar suas chances de conversão e vendas, e ainda conquistar credibilidade para seus potenciais clientes.
A criação de sites ou blog para empresas, é um dos pilares de sucesso para empreendedores e profissionais.
Engane-se quem ainda pensa que é necessário ter conhecimentos técnicos ou avançados para construir uma presença digital: existem diversas opções que podem ajudar a publicar um projeto na web. Além disso, as múltiplas variedades de serviços digitais oferecem recursos e a melhor experiência para seus visitantes, leads e clientes.
Listamos abaixo as opções mais utilizadas para você conhecer:
- Criadores de sites e loja: uma das principais opções para quem quer montar um site ou uma página de vendas e não possui conhecimentos no assunto. Dentre suas principais funções, podemos citar o painel ‘arrasta e solta’, que permite personalizar e publicar um site em poucos minutos;
- Hospedagens de sites: indicado para quem possui um conhecimento intermediário e não precisará necessariamente de um painel para desenvolvimento, podendo utilizar a infraestrutura e desenvolver do zero todos os elementos de uma página;
- Plataformas de e-commerce: ideal para quem possui uma loja virtual de médio a grande porte, pois oferece recursos para vender online e gerenciar sua loja online;
- Serviços de aplicativos: se você faz ou pretende começar a oferecer serviços de delivery, as opções de apps para empresas, aumentam o diferencial estratégico da sua empresa e ainda oferecem uma experiência personalizada para clientes e leads.
2. Utilize as redes sociais
As redes sociais podem turbinar uma estratégia de vendas na internet e serem utilizadas de maneira conciliar à sua atuação na internet. Afinal de contas, com o crescimento do social e-commerce, diversas funções foram inseridas para facilitar as vendas, entretanto, a mudança frequente em algoritmos são um dos principais impactos para empresas e contas comerciais.
Por isso, opte por adicionar links de tráfego para seu site ou loja virtual e construa um planejamento sólido para a sua empresa nas redes sociais. Dessa maneira, seu público poderá interagir e trafegar pelos seus principais canais.
Pense nos perfis das redes sociais não apenas como um local onde você vende seu trabalho, mas também um ponto de conexão entre sua empresa e o seu público.
Descubra em quais redes sociais a sua persona está e comece a traçar estratégias focadas nesses ambientes. E, se usar mais de uma rede, tenha em mente que a linguagem e a estratégia de atuação, não é a mesma para todas as redes.
De forma geral, os costumes dos usuários do Facebook, Instagram ou Twitter, por exemplo, podem ser distintos.
Aproveite para aproximar e despertar as conexões do público com a sua marca. Humanize o seu serviço mostrando um pouco da rotina da sua empresa. Conte curiosidades sobre os processos, mostre o espaço ou mesmo o rosto dos colaboradores. Isso faz com que seus seguidores passem a enxergar a marca com mais familiaridade e adicione na sua rotina.
Além disso, invista na interação. Faça enquetes, responda comentários e mostre como está aberto a receber críticas e sugestões. Isso aumenta o engajamento!
3. Domine as principais estratégias do Marketing Digital
Para uma estratégia se estabelecer no mercado e gerar resultados a médio e longo prazo, é necessário conciliar técnicas de marketing digital para aplicar no dia a dia e na gestão do seu projeto.
Tudo começa pelo seu próprio planejamento. Antes de construir uma presença digital para publicar sua ideia na web, é fundamental que você realize um plano de marketing para realizar um estudo de mercado baseado no seu segmento. Dessa maneira, será possível construir ações eficazes, encontrar referências para a sua marca e acompanhar os principais concorrentes da sua empresa e como atuam na web.
Além disso, ao desenvolver um estudo de mercado sobre sua área de atuação, você conseguirá identificar aspectos sobre seu público-alvo e quais são as características da sua persona – ou seja, o perfil do seu cliente ideal.
Com essas informações iniciais, suas ações poderão ser desenvolvidas para impactar e converter um grupo de pessoas em potencial para a sua empresa.
Dessa maneira, sua estratégia de mídia, conteúdo ou e-mail marketing poderá ser ainda mais eficiente e personalizada.
Um dos maiores benefícios de construir uma presença digital está em oferecer experiência baseada em uma jornada para a sua persona. Todas as interações no ambiente online com a sua empresa são essenciais para construir uma base de dados, identificar o comportamento do seu público, registrar o que funciona e ainda, aprimorar seus resultados na web.
E se você chegou até aqui e ainda não sabe por onde começar, conheça as soluções ideais para começar a sua presença digital e concilie custo-benefício e qualidade para publicar sua ideia hoje mesmo. Acesse o nosso site e dê start agora mesmo!