Das lojas online à produção de conteúdo, em 2026, muitos brasileiros pretendem tirar suas ideias do papel, investindo na internet para expandir antigos projetos ou empreender pela primeira vez.
As perspectivas da população para o empreendedorismo digital, vale dizer, não poderiam ser mais positivas: ao longo do nosso novo estudo, que investigou a relação de centenas de pessoas com o assunto, 9 em cada 10 entrevistados disseram que os próximos meses serão promissores para os empreendedores.
Não apenas isso: 60% deles afirmaram já ter planos de começar a fazer uma renda extra na Web até dezembro.
Mas, afinal, quais nichos e segmentos serão as apostas dos respondentes daqui em diante? Quais as melhores ferramentas e soluções para se diferenciar dos concorrentes em um contexto marcado pela competitividade?
Você confere as respostas para essas perguntas no conteúdo a seguir, que traz dados inéditos sobre as experiências, planos e expectativas dos ouvidos pela Locaweb quando o assunto é ganhar dinheiro via serviços como e-commerce, infoprodutos, programas de afiliados e marketing de influência. Leia mais!
Afinal, vale a pena empreender na internet em 2026?
Apesar dos desafios e das constantes transformações tecnológicas, nosso levantamento evidencia o quanto o ambiente digital segue despertando otimismo entre os brasileiros que desejam empreender.
De forma geral, 90% dos entrevistados acreditam que 2026 será um ano promissor para quem pretende iniciar ou expandir um negócio online — reforçando o papel da Web como um bom caminho para geração de renda, autonomia e crescimento profissional.
Mais do que apresentarem uma visão positiva, os dados revelam que a população já tem planos concretos quando o assunto é o empreendedorismo digital: 6 em cada 10 respondentes afirmaram que pretendem começar um novo projeto do zero até dezembro, enquanto 17,2% querem expandir iniciativas próprias já à ativa na internet.
Confira os nichos mais promissores para quem deseja empreender online
Mas onde estão as maiores oportunidades para aqueles que desejam investir na internet esse ano? Na visão dos entrevistados, três frentes despontam como as mais promissoras quando o assunto é empreender online em 2026.
A produção de conteúdo e o marketing de influência lideram o ranking (58%), impulsionados por plataformas como YouTube, Instagram e TikTok. Em seguida, aparecem o e-commerce, marketplaces e a venda de itens físicos (52%), além de produtos e serviços baseados em IA (42%), segmento que ganha espaço à medida que a tecnologia se populariza.
Já quando o recorte é temático, tecnologia e inovação aparecem no topo da lista de nichos mais promissores (61%), à frente de saúde e bem-estar (51,2%), moda e beleza (48,2%), finanças pessoais e investimentos (40,4%) e educação (35,2%).

Entre desafios e diferenciais: como sair na frente com um negócio digital?
Se oportunidades não parecem faltar em 2026, por outro lado, os obstáculos também fazem parte do caminho de quem deseja empreender na internet.
Segundo os respondentes, o principal desafio ao longo do ano será, sem sombra de dúvidas, acompanhar as novas tecnologias — em especial a Inteligência Artificial, apontada por 63,8% deles.
Logo atrás, estariam a alta concorrência no ambiente digital (57,6%) e a dificuldade de construir confiança e manter a credibilidade diante do público (42,2%), fator considerado decisivo para a conversão e fidelização de clientes.

Diante desse cenário competitivo, os próprios entrevistados indicam quais serão os principais diferenciais para se destacar no online.
O uso estratégico da IA lidera a lista (75,8%), seguido pelo domínio do marketing digital e das redes sociais (63,4%) e, ainda, por habilidades ligadas a vendas e tráfego pago (46%).
Algumas ferramentas também aparecem como aliadas de quem pretende sair na frente em 2026. Para mais da metade dos brasileiros, empreender digitalmente exigirá contar com um site com domínio próprio e um bom serviço de hospedagem (51%), reforçando a relevância da presença digital estruturada.
Ferramentas de email marketing, por sua vez, também foram citadas por 43% dos respondentes, o que destaca o papel da comunicação direta e da construção de relacionamento com o público ao longo do tempo.

Metodologia
Para compreender os planos e expectativas dos brasileiros quando o assunto é empreender na internet, nas últimas semanas, foram entrevistados 500 brasileiros adultos (maiores de 18 anos) residentes em todas as regiões e conectados à internet.
O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais.
Ao todo, os respondentes tiveram acesso a 7 questões, que exploraram os nichos mais promissores em 2026, diferenciais para quem deseja sair na frente e os principais desafios enfrentados no ambiente digital.
A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados.