Em 2025, a credibilidade digital deixou de ser um diferencial — é um pilar essencial para qualquer PME. Pare e pense: quanto a sua empresa investe em transmitir confiança ao público por meio da imagem, do conteúdo e da interação online? O quanto essa preocupação já faz parte da sua estratégia?”

Pois talvez seja o momento de recalcular a rota: ao longo do nosso mais novo levantamento, realizado em parceria com a Conversion, a maioria dos consumidores entrevistados enfatizaram dar uma atenção especial ao site e redes sociais das empresas antes mesmo de visitar uma loja ou falar com um vendedor. 

Em 2025, a propósito, descobrimos que não ter um site é sinônimo de prejuízo — seja de dinheiro ou credibilidade. Isso porque, para os entrevistados, empresas sem presença online parecem amadoras, limitadas ou desatualizadas em relação às tendências digitais.

Mas, afinal, que outros aspectos digitais costumam transmitir (ou afetar) a credibilidade de uma marca hoje? Quais empresas dão os melhores exemplos quando o assunto é manter uma boa relação com a audiência via site, mídias sociais e demais espaços na Web? 

Confira a seguir os principais dados e descubra como aplicá-los no seu negócio, melhorando a atuação online do seu negócio

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    O que não pode faltar no seu site segundo os consumidores? 

    Em um momento no qual as páginas virtuais são o primeiro contato com as empresas, nossos dados revelam não só a relação próxima dos consumidores com as marcas, mas como parte do público já é capaz de diferenciar negócios de credibilidade dos suspeitos ou amadores — tudo isso observando seu site, avaliações no Google ou mídias sociais. 

    O principal critério de credibilidade digital, como mostraram os respondentes, segue sendo a existência de um site.

    Quando questionados sobre seu peso mesmo na era das redes sociais, a maioria admitiu que se deparar com uma marca sem site em 2025 automaticamente transmite a sensação de amadorismo (53%), falta de transparência (40%) ou dificuldade em acompanhar as tendências digitais (31%). 

    Muitas vezes, no entanto, o simples fato de contar com um site não é o bastante para fazer com que alguém acompanhe, compre ou indique uma empresa a outras pessoas.

    Isso porque, de acordo com os entrevistados, é preciso que a página oficial da marca conte com certos elementos, essenciais para transmitir confiança e autoridade: 

    • Domínio próprio — como “www.nomedamarca.com.br” (56%);
    • Design moderno e bem feito — que passe uma imagem profissional (55%);
    • Canais de atendimento funcionais — para dúvidas, pedidos ou reclamações (50%) 

    Diante dos recordes de golpes e fraudes na internet, vale dizer, nenhum desses pontos foi considerado tão relevante quanto encontrar, hoje, certificados SSL e selos de segurança em um site (59%) — que preservam dados sensíveis por meio de criptografia, dificultam a ação dos hackers e deixam claro ao cliente que essa é uma página segura. 

    Tornando seu negócio um destaque nas redes sociais 

    Mas, afinal, se a credibilidade de uma empresa muitas vezes é medida pela qualidade de suas páginas virtuais, o que o público costuma levar em conta quando o primeiro contato com um novo negócio acontece não via site, mas pelas redes sociais? 

    Nesse caso, garantiriam a confiabilidade das marcas: 

    • Um perfil atualizado com conteúdos frequentes (69%);
    • Respostas e interações personalizadas, especialmente nos comentários (62%);
    • Selo de perfil verificado, seja no Instagram, Facebook ou TikTok (58%) 

    Além disso, provando o impacto do chamado “marketing de influência” (isso é, a prática de usar pessoas influentes para divulgar produtos e serviços), 33% dos respondentes também compartilharam confiar mais em uma marca depois de vê-la fechar parcerias com influenciadores digitais

    Se os dados não parecem novidade, talvez o que surpreenda os mais críticos seja a avaliação que os consumidores fazem do uso da IA para peças e conteúdos de marcas.

    Isso porque, na contramão daqueles que associam tal escolha à certa padronização e falta de autenticidade, mais entrevistados disseram enxergar o suporte da Inteligência Artificial como um diferencial e inovação (25%) do que um problema para a credibilidade dos negócios (10%). 

    As 8 marcas que mais se destacam na internet para os internautas

    Natura, O Boticário, Shopee… na busca por mais credibilidade em 2025, algo que nosso estudo sugere é como diferentes marcas podem se beneficiar de bons exemplos nas redes, que, independentemente do setor de atuação, inspiram devido ao posicionamento responsável, acessível e relevante.

    São negócios como a gigante dos calçados Nike, o mais citado pelos respondentes, ao lado da Adidas e Amazon — cujas posturas e ações em diferentes canais (YouTube, Instagram, comunicação por e-mail) os tornaram as empresas com as melhores presenças digitais segundo os brasileiros. 

    Não apenas eles: entre diferenciais como um site bem estruturado, boa reputação nas avaliações e conteúdos de alto valor, também se destacariam em relação às demais marcas nomes como Mercado Livre, Magazine Luiza e Natura, que encabeçam boas posições no ranking elaborado pelo nosso time. 

    Metodologia 

    Para entender como os consumidores avaliam a credibilidade digital das marcas, ao longo dos últimos dias, nos juntamos à Conversion para ouvir 500 brasileiros adultos (maiores de 18 anos) residentes em todas as regiões e conectados à internet.

    O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais. Ao todo, os respondentes tiveram acesso ao total de 8 questões, que abordaram a relação dos internautas com o site, redes sociais e canais de contato de diferentes empresas em 2025.

    A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados.

    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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