Com inteligência e critério, é possível usar a Inteligência Artificial para acelerar a geração de ideias e aumentar a relevância das marcas.

O ChatGPT é um fenômeno que mudou o entendimento do mercado sobre as possibilidades da Inteligência Artificial – isso é fato. O que não significa, porém, que a ferramenta seja um oráculo que traz todas as respostas ou elimina a necessidade de contar com equipes qualificadas para desenvolver boas campanhas de marketing de performance. Mas, para quem quer usar o ChatGPT como um aliado, é possível obter bons resultados.

Durante o Locaweb Digital Conference 2023, Ricardo Rodrigues, head de produto da Wake, mostrou alguns exemplos de como utilizar o ChatGPT para acelerar o desenvolvimento de campanhas, aumentar a produtividade e eficiência das equipes e obter bons resultados nas iniciativas digitais. “A IA ajuda a organizar ideias, definir cronogramas e acelerar a produção, mesmo que depois seja preciso fazer ajustes. Por isso, empodera as pessoas e ajuda no dia a dia das empresas”, comenta o executivo.

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    Como utilizar o ChatGPT em uma campanha de marketing?

    É possível trabalhar com o ChatGPT em diversas ações de marketing voltadas à performance. Um exemplo é a conversão dos visitantes em cadastros em seu site – uma ação que permite voltar a conversar com os consumidores e gerar interação. “Ninguém gosta de preencher formulário, então é preciso ir direto ao ponto e ser criativo para motivar o preenchimento. Na correria do dia a dia, soluções como o ChatGPT permitem gerar novas ideias de texto rapidamente, dando um ponto de partida para as ações”, comenta Rodrigues.

    Uma segunda área em que faz muito sentido ter o ChatGPT como aliado é a criação de campanhas baseadas em gatilhos comportamentais. “Campanhas que aproveitam gatilhos comportamentais têm até 5 vezes mais conversão. O ChatGPT ajuda nas estratégias de automação, que podem ser escaladas”, afirma Rodrigues. Assim, a tecnologia ajuda a criar textos para peças de comunicação ativadas quando um cliente abandona um carrinho, por exemplo.

    Em campanhas com gatilhos, o ChatGPT também se destaca por ser bom na geração de checklists. “Esse recurso ajuda o gestor a mapear as situações para as quais precisa desenvolver a automação e, a partir daí, gerar peças de comunicação mais efetivas e criativas”, analisa.

    Ricardo Rodrigues chatgpt
    Ricardo Rodrigues no Locaweb Digital Conference 2023. (Crédito: Renan Facciolo)

    Estratégias sazonais potencializadas

    Campanhas sazonais também são uma área importante de uso do ChatGPT. “São campanhas em que não necessariamente você precisa ter o discurso de vendas. Muitas vezes, o que se busca é ser considerado pelo cliente para que, quando o momento da compra chegue, sua marca esteja entre as possibilidades a serem analisadas”, explica o Ricardo Rodrigues.

    Nessa situação, o ChatGPT pode ajudar na criação de um calendário de campanhas sazonais e no desenvolvimento de peças específicas para cada momento do calendário. “A criatividade do tipo de ação quem traz é o ser humano, mas a IA acelera o desenvolvimento dos textos e das peças, criando uma combinação vencedora para as marcas”, afirma. Um bom exemplo é desenvolver conteúdo que informe sobre o tipo de produto e suas aplicações, sem necessariamente gerar um gatilho de venda. “Gerar curiosidade e cumprir o papel de informar é muito importante na jornada de compra, mas nem sempre se dá a devida atenção – muitas vezes por falta de tempo ou ‘braço’ para executar. O ChatGPT ajuda a abrir tempo para pensar em toda a jornada, o que melhora os resultados dos negócios”, completa Rodrigues.

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