Saiba como iniciar a carreira em marketing digital, mesmo sem experiência prévia, e amplie seus negócios

Marketing digital é uma área que cresce cada vez mais, por isso se tornou um amplo mercado de trabalho. As profissões que têm conexão com estratégias digitais aparecem em diferentes listas de tendências. 

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    O que é marketing digital?

    Resumidamente, marketing digital é uma estratégia para aumentar as vendas e conquistar clientes com o uso de ferramentas digitais. Essa área cresceu com o desenvolvimento da internet e das redes sociais, portanto se trata de usar estratégias em diferentes formatos e plataformas para apresentar um produto, conquistar e reter clientes, gerando mais resultados. 

    Uma estratégia de marketing digital tem diferentes objetivos e exige criatividade e atualização constantes, afinal a cada dia surgem novos canais de comunicação. As mudanças criam necessidades e transformam a comunicação, exigindo agilidade e sede de conhecimento de quem atua nessa área.

    homem e mulher sentados lado a lado olhando para um tablet.
    Marketing digital precisa de pessoas com conhecimento estratégico. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

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    Quanto ganha um iniciante em marketing digital?

    Para quem tem interesse em trabalhar com marketing digital, é importante saber que há diferentes níveis e cargos. De acordo com o site Vagas.com, uma pessoa especialista em Marketing Digital recebe salário inicial de R$ 3.831 no Brasil, podendo alcançar R$ 6.577. A média salarial é de R$ 5.072. 

    Por onde começar?

    Há diferentes cursos, desde os básicos aos mais complexos, para quem quer iniciar a carreira em marketing digital. É comum profissionais com formação em Comunicação Social atuarem no setor, mas isso não é regra. 

    Hoje, há pessoas com diversos níveis de formação trabalhando com marketing digital porque os cursos são acessíveis. Empresas especializadas em conteúdo para marketing digital, como Rock Content e grupos como The CMO Marketers, oferecem aulas básicas para iniciantes.

    Há muitos canais gratuitos no YouTube, como o da Locaweb, que são ótimas fontes de conteúdo mesmo para quem já atua há um tempo na área. De toda forma, além do ensino formal com graduações e pós-graduações, a internet é um importante celeiro para quem quer aprender mais sobre marketing digital. 

    O mais importante é conhecer as diferentes opções de funções que a carreira oferece. É possível atuar na gestão de redes sociais, na produção de conteúdo, na construção de sites otimizados, na análise de dados e na gestão de projetos.

    Quatro pessoas em frente a uma parede de vidro com vários post-its.
    A construção de sites exige conhecimentos de UX e SEO. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    É difícil trabalhar com marketing digital?

    A área está em crescente ascensão, e empresas precisam de pessoas que criem e executem estratégias, por isso não é difícil. O posicionamento digital das corporações virou prioridade nos últimos anos, e isso se refletiu nessa carreira.

    Pelo o setor estar em constante atualização, é possível trabalhar em empresas para aprender recebendo um salário de iniciante. Ao mesmo tempo, pode-se prestar serviço como pessoa jurídica, tendo um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). É importante fazer um levantamento do custo-benefício para saber qual é a melhor opção. 

    Ter experiência faz a diferença, como em todas as profissões; mesmo que a formação não seja na área de comunicação ou vendas, o repertório conta muito. Imagine ter formação em Contabilidade e atuar em uma empresa que precisa de alguém para produzir textos para blog. A experiência prévia e os conhecimentos serão importantes. 

    Para entrar nesse mercado, faça a tarefa de casa. Construa um perfil no LinkedIn enumerando cursos e experiência profissional, busque profissionais da área e peça mentorias e conselhos. Faça conexões para construir um networking e preste atenção na descrição das vagas de interesse. Essas oportunidades darão um indicativo do que você precisa aprender para atuar no mercado de trabalho. 

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    Quais são as áreas de atuação?

    No marketing digital há diferentes estratégias e funções. Saiba quais são as mais básicas.

    Criação de site ou blog

    Presença digital é importante para empresas, mas não basta ter um domínio próprio e um site simples. Para ganhar autoridade, o conteúdo precisa ser relevante. Para isso, há profissionais que atuam na análise de otimização para mecanismos de busca (SEO) de textos de sites, melhoram a experiência do usuário e otimizam os endereços online. 

    Desde o planejamento e criação do site, até a produção de texto e a experiência do usuário (UX), e todas as etapas exigem pessoas com conhecimento em marketing digital. Aqui entram designers, especialistas em textos e analistas de dados. Há uma série de funções na criação de sites ou blogs

    SEO

    Profissionais que conhecem e sabem aplicar técnicas de SEO também estão entre os mais buscados por empresas. Constam na Lista de Empregos em alta em 2023 do LinkedIn cargos como especialista em redação para SEO. Essa função é importante porque ajuda a posicionar sites na internet, garantindo que as pessoas encontrem os conteúdos em buscas no Google. A técnica exige também estratégia, análise de dados e copywriting, aumentando as opções de atuação. 

    Marketing de conteúdo

    O marketing de conteúdo basicamente é a criação de uma estratégia baseada em textos, imagens, vídeos e áudios. É um recurso em crescimento graças ao desenvolvimento das redes sociais. No marketing de conteúdo entram profissionais com especialização em gestão de projetos, pessoas que produzem os conteúdos, escrevem roteiros, gravam e editam; há uma série de funções que podem ser exploradas. 

    Essas pessoas trabalham produzindo conteúdos para sites ou blogs, e-mail marketing, newsletters, assim como elaborando material para canais de vídeo e podcasts. 

    Mídias sociais

    As mídias sociais têm papel essencial no marketing digital, pois é um desafio conseguir engajamento e atingir bons resultados de marketing digital nas redes sociais. Profissionais que atuam na estratégia, no planejamento e no acompanhamento da performance são mais do que necessários.

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