Não há dúvidas de que a entrega de encomendas está entre os grandes desafios do e-commerce. Porém, com uma estratégia de frete eficiente, essa etapa também pode se tornar um dos pontos fortes da loja online, resultando até mesmo em vantagens importantes para os lojistas.
A primeira delas é a saúde financeira do negócio, já que uma boa estratégia de frete ajuda a reduzir os custos da loja virtual.
Além disso, a entrega de encomendas eficiente também funciona como um diferencial competitivo, colaborando para atrair novas vendas.
Finalmente, a postura do e-commerce ao longo do processo atua na experiência do consumidor, aquele detalhe que leva alguém a comprar novamente no site ou mesmo recomendar a loja para amigos e conhecidos.
Já deu para perceber como a estratégia de frete do e-commerce é importante, certo? Mas para garantir que todos esses resultados sejam alcançados, é preciso que a entrega dos produtos concilie três questões: custos para o lojista, preço do frete para o consumidor e eficiência.
Parece difícil? Bem, não precisa ser! Com as nossas dicas você vai perceber que montar uma estratégia de frete pede cuidados, mas não é nenhum bicho de sete cabeças! Dá uma olhadinha!
Faça o planejamento da estratégia de frete
Mesmo que a loja virtual ainda faça poucas entregas, é preciso pensar na estratégia de frete como um todo, e não caso a caso.
Para começar, defina todos os processos internos necessários para o envio dos produtos:
- Confirmação do Pedido
- Emissão da nota fiscal
- Separação e empacotamento do produto
- Compra e geração do frete
- Postagem na transportadora
Lembre-se que o tempo gasto nessa etapa também conta no prazo de entrega informado ao cliente. Logo, quanto mais ágil, melhor!
Considere a escalabilidade no negócio, para que você possa manter um ritmo de trabalho similar mesmo com o aumento dos pedidos, que é o objetivo dos lojistas.
Também vale a pena ter uma rotina de logística reversa – aquele caminho de volta que o produto pode fazer no e-commerce, do cliente para o lojista – definida, para que a loja virtual tenha uma iniciativa rápida em pedidos de troca ou devolução.
Entenda o cálculo de frete
É inevitável que o frete resulte em custos para o e-commerce, que podem ou não ser repassados para o cliente, de acordo com a estratégia escolhida. Então é indispensável que você entenda o que é considerado neste cálculo.
Embora as transportadoras trabalhem com tabelas de frete diferentes, algumas características sempre entram em jogo:
- CEP de origem da encomenda
- CEP de destino da encomenda
- Dimensões do pacote (altura, largura e comprimento)
- Peso do pacote (já embalado para envio)
- Prazo de entrega
- Modalidade de transporte (aéreo ou rodoviário, por exemplo)
A otimização de alguns desses pontos pode ajudar a reduzir os custos com frete.
Bem, não há nada que possa ser feito em relação aos locais de destino e origem da encomenda, claro. Mas você pode, por exemplo, escolher a embalagem mais adequada para cada artigo enviado, com as menores dimensões possíveis, mas que garantam a integridade do produto durante o transporte.
Acredite, uma embalagem maior do que o necessário gera custos totalmente evitáveis.
Ofereça alternativas de frete aos seus clientes
É impossível colocar todos os consumidores online em uma única caixinha. Mas pode ter certeza que todos eles gostam de ter escolhas disponíveis na loja virtual.
Isso vale para cores e modelos de produtos, por exemplo, também para meios de pagamento e… opções de entrega!
Duas modalidades de frete não podem faltar: entrega econômica e entrega expressa.
A econômica é o frete de menor custo e maior prazo de entrega, e vai ser a preferida de quem quer economizar.
Já a expressa tem valor um pouco mais elevado e prioriza a agilidade, ideal para quem quer receber o produto em menos tempo.
“Mas será que alguém vai querer pagar mais pela entrega rápida?”. Sim! Na hora de fechar a compra em uma loja virtual os clientes sempre observam o preço e o prazo do frete. Permita que eles façam a escolha mais conveniente!
Trabalhe com diferentes transportadoras
Não é só o seu cliente que deve ter alternativas! O ideal é que sua loja online possa escolher a melhor transportadora – e serviço – de acordo com a necessidade de cada momento.
Além disso, ao apostar em alternativas você não vai ficar refém de uma única empresa ou modalidade de transporte.
Essa variedade também pode ajudar na conquista dos consumidores, pois com acesso aos serviços de diferentes transportadoras, o e-commerce pode oferecer mais opções de prazos e preços aos clientes. E, nesse caso, quanto mais, melhor!
Respeite as possibilidades do seu negócio
Não é segredo que o frete mais barato é um atrativo para a loja virtual. Mas isso não pode colocar a saúde financeira do negócio em risco.
Vamos colocar em termos práticos: não adianta oferecer frete grátis indiscriminadamente em busca de um maior público, mas acabar gerando mais despesas do que lucro.
As campanhas de frete, inclusive a queridinha “entrega grátis”, podem – e devem – ser criadas, mas sempre com muito planejamento e dados concretos sobre custos e retorno que ajudem a melhorar os resultados.
Use o marketing como parte da estratégia de frete
O principal objetivo do marketing é conquistar clientes para a loja virtual, certo?
Agora, imagine que você tenha um e-commerce com estoque localizado em Fortaleza, no estado do Ceará. Todavia, suas campanhas têm maior alcance no público que mora no Sul do país. Será que o frete da sua loja online vai ter condições de competir com outros negócios mais próximos dos compradores?
Ao aliar o marketing e a estratégia de frete, você pode concentrar os anúncios para um público que vai pagar menos na entrega, aumentando as chances de conversão!
Outro ponto importante é: caso uma campanha tenha um resultado ainda melhor do que o esperado, a loja online está pronta para lidar com todas as entregas dessa maior demanda? Lembre-se que o frete eficiente ajuda muito na fidelização dos clientes, então você não quer deixar ninguém na mão!
O frete também pode ser utilizado na ativação dos gatilhos mentais, um conceito bem famoso do marketing, como na criação de kits com frete grátis ou entrega sem custo para compras acima de determinado valor.
Mais uma vez, é importante avaliar as particularidades do seu negócio ao criar as campanhas promocionais de frete adequadas para cada momento e objetivo.
Fique de olho no rastreamento das encomendas
Depois de postar a encomenda na transportadora, o trabalho do e-commerce acabou, certo? Não exatamente. Na verdade, a venda só é finalizada com sucesso quando o produto chega na casa do cliente, dentro do prazo e em perfeitas condições.
É aqui que entra a importância do rastreamento de encomendas no e-commerce. Ao acompanhar essa movimentação, o lojista pode ter certeza de que a entrega será feita dentro do prazo informado, ou então, identificar situações problemáticas.
Dessa forma, caso ocorra algum imprevisto, o e-commerce está pronto para entrar em contato com o comprador e avisar, antes mesmo do atraso se concretizar.
Acompanhe os resultados da estratégia de frete
Identificar o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado no frete é sempre importante para o e-commerce.
Os clientes estão abandonando os carrinhos ao ver o valor do frete? A embalagem escolhida está causando danos aos produtos? As ações de marketing estão bem direcionadas para um público que vai reduzir os gastos com frete? As imagens e descrições dos produtos estão claras, evitando pedidos de troca e devolução? As transportadoras escolhidas oferecem um serviço satisfatório?
Essas são só algumas das respostas que você pode ter ao analisar a gestão logística da sua loja virtual.
Aposte em soluções da tecnologia para estratégia de frete do e-commerce
Ficou claro que o frete em um e-commerce vai muito além de embalar e postar os produtos na transportadora, não é?
Uma estratégia de frete otimizada realmente pede atenção em muitos pontos, mas não precisa ser difícil!
No Melhor Envio você encontra tudo o que é necessário para garantir a entrega eficiente dos produtos da loja virtual.
Para começar, a Calculadora de Fretes do Melhor Envio exibe prazos e condições especiais em diferentes transportadoras. Dessa forma, você reduz os custos com as entregas sem depender de contratos. Ah, e sem cobrança de mensalidade ou número mínimo de envios. Você paga apenas pelos fretes gerados na plataforma.
Além disso, você encontra ferramentas de acompanhamento, gestão e rastreio de encomendas sobre todas as entregas realizadas, em um só lugar.
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