Com o SAML você facilita a autorização entre sistemas enquanto garante alto padrão de segurança

A segurança da informação é um tema cada vez mais relevante, principalmente quando se trata do armazenamento de dados na internet. Para garantir a segurança das informações de seus clientes, as empresas precisam adotar medidas rigorosas de proteção. Nesse contexto, uma das tecnologias que pode ser usada é o Security Assertion Markup Language (SAML).

Navegue pelo índice

    O que é SAML?

    SAML é um protocolo de segurança baseado em XML que é usado para autenticação e autorização entre diferentes sistemas. O SAML foi desenvolvido para permitir que usuários de diferentes aplicativos possam se autenticar e acessar recursos em um sistema sem precisar fornecer suas credenciais de login novamente. Em outras palavras, o SAML permite que um usuário faça login em um único sistema e, em seguida, seja autenticado automaticamente em outros sistemas.

    Como funciona o protocolo SAML?

    Mulher sentada frente a um computador e na tela há um editor de código.
    Com um só token gerado pelo IdP o usuário pode receber acesso a diferentes sistemas. (Fonte: Getty images/Reprodução)

    O SAML funciona por meio de um processo de troca de informações entre diferentes sistemas. O processo de autenticação começa quando um usuário tenta acessar um sistema protegido pelo SAML. Em vez de inserir suas credenciais novamente, o usuário é redirecionado para um provedor de identidade.

    No contexto do SAML, o sistema de identidade é chamado de Identity Provider (IdP), enquanto o sistema de destino é chamado de Service Provider (SP). A confiança entre o provedor de identidade (IdP) e o provedor de serviço (SP) é uma característica fundamental desse protocolo. 

    Nesse modelo, o provedor de identidade é responsável pela autenticação do usuário e pela emissão de um token de segurança (conhecido como “assertion” ou “afirmação”), que contém informações sobre a identidade do usuário e as permissões de acesso associadas. O token de segurança é então enviado ao provedor de serviço, que utiliza essas informações para autorizar o acesso do usuário aos recursos solicitados. 

    As trocas entre o IdP e o SP são realizadas por meio do protocolo HTTP(S) e são baseadas em XML, permitindo que elas sejam facilmente lidas e processadas por sistemas compatíveis com SAML.

    Leia Mais:

    Quando usar SAML?

    O SAML é usado em uma variedade de aplicações, incluindo software como serviço (SaaS), federação de identidade entre empresas e autenticação de usuários em aplicativos móveis. Alguns exemplos de uso do SAML incluem:

    Single Sign-On (SSO)

    O SAML é frequentemente usado para implementar SSO em ambientes corporativos, governamentais e educacionais. Por exemplo, uma organização pode usar o SAML para permitir que seus usuários acessem vários aplicativos e serviços usando uma única credencial de login.

    Federação de Identidade

    O SAML é usado para permitir que organizações federadas estabeleçam confiança mútua e compartilhem informações de autenticação e autorização entre seus sistemas. Isso é especialmente útil em cenários em que os usuários precisam acessar serviços em outras organizações.

    Acesso a aplicativos em nuvem

    O SAML é amplamente utilizado em ambientes de nuvem para fornecer autenticação e autorização de usuários. Por exemplo, uma organização pode usar o SAML para permitir que seus usuários acessem aplicativos SaaS (Software as a Service) em nuvem de terceiros, como Salesforce ou Dropbox.

    Qual a diferença de SAML e OAuth?

    mulher sentada em frente a três telas de computador em ambas há um editor de código.
    OAuth é mais usado em aplicações web e mobile. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    O SAML e o OAuth são protocolos diferentes, mas ambos são usados para autenticação e autorização entre diferentes sistemas. No entanto, eles diferem em suas abordagens e casos de uso.

    Como explicamos, SAML é um protocolo que permite que usuários se autentiquem em um sistema e acessem serviços em outro sistema sem precisar fornecer suas credenciais novamente. Ele é frequentemente usado em ambientes corporativos ou governamentais em que há uma necessidade de autenticação centralizada e controle de acesso a serviços em diferentes sistemas. 

    o OAuth é um protocolo que permite que usuários concedam acesso a aplicativos de terceiros a serviços protegidos, sem compartilhar suas credenciais com esses aplicativos. Por exemplo, um usuário pode autorizar um aplicativo de terceiros a acessar sua conta do Google sem fornecer suas credenciais do Google ao aplicativo. O OAuth é frequentemente usado em aplicativos web e móveis que desejam acessar informações de usuários em plataformas de terceiros, como redes sociais e provedores de e-mail.

    Como configurar o SAML?

    Para implementar o SAML em um sistema da sua empresa, você precisará seguir algumas etapas:

    Identifique os requisitos de autenticação e autorização do seu sistema

    Antes de começar a implementar o SAML, você deve identificar os requisitos de autenticação e autorização do seu sistema, como quem são os usuários, quais recursos precisam ser protegidos e quais serviços externos precisam ser integrados.

    Escolha um provedor de identidade (IdP)

    O próximo passo é escolher um provedor de identidade que suporte o SAML. Existem muitos provedores de identidade disponíveis, como Okta, Auth0, OneLogin, Ping Identity, entre outros. Você deve avaliar cada provedor de identidade com base em suas necessidades específicas e escolher aquele que melhor atende às suas necessidades.

    Configure o provedor de identidade

    Depois de escolher o provedor de identidade, você precisará configurá-lo para funcionar com o seu sistema. Isso envolve criar um aplicativo no provedor de identidade que represente o seu sistema e configurar os parâmetros do SAML, como URLs, chaves criptográficas, atributos de usuário, etc.

    Integre o provedor de identidade ao seu sistema 

    Com o provedor de identidade configurado, você deve integrá-lo ao seu sistema. Isso envolve modificar o seu sistema para redirecionar os usuários para o provedor de identidade para autenticação, receber o token de segurança do provedor de identidade e autenticar o usuário em seu sistema com base nas informações do token.

    Algumas plataformas, como o Azure Active Directory e o Okta, possuem guias de configuração detalhados que podem ajudar no processo. Além disso, é possível contratar serviços especializados nesse protocolo para ajudar na configuração e garantir a segurança do sistema. É importante lembrar que a configuração do SAML requer conhecimentos técnicos avançados, por isso é recomendável que seja feita por profissionais capacitados.

    Se você precisa de uma solução de cloud computing que ofereça performance superior e segurança de alto nível, conheça o Cloud Server Pro da Locaweb

    Saiba mais