O Domain-Driven Design surgiu para facilitar o desenvolvimento de software voltado a partir do conceito, regras e processos dos negócios.

Nos meandros da evolução do desenvolvimento de software, uma abordagem surgiu para enfrentar a complexidade crescente das aplicações empresariais: o Domain-Driven Design (DDD). O conceito nasceu para alinhar o software às complexas regras de negócios, e dessa forma desembaraçar o caos que muitas vezes surgia durante o processo de desenvolvimento. 

Antes do DDD, muitos projetos de desenvolvimento de software eram orientados principalmente pela tecnologia, e a comunicação entre os especialistas de negócios e os desenvolvedores muitas vezes resultava em mal-entendidos e sistemas difíceis de escalar e de manter. 

O conceito começou a ser desenvolvido na década de 1960 e o surgimento das linguagens orientadas ao objeto faz parte dessa evolução. No entanto, o principal marco da abordagem é a publicação do livro Domain-Driven Design: Tackling Complexity in the Heart of Software de Eric Evans, em 2003, que formalizou a abordagem de forma coesa e sistemática. 

+ Hospedagem Dedicada: como saber se é para você?

Navegue pelo índice

    O que é Domain-Driven Design? 

    O Domain-Driven Design fornece uma abordagem que permite melhorar a comunicação
    O DDD fornece uma abordagem que permite melhorar a comunicação entre parceiros do negócio e as equipes de desenvolvimento de software. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    DDD é uma abordagem de desenvolvimento de software que coloca o foco primordial no entendimento profundo do domínio de negócios. Ao invés de começar pelo código ou pela tecnologia, prioriza-se a compreensão das regras, processos e conceitos da empresa que a aplicação está destinada a atender. 

    O cerne do DDD está na colaboração próxima entre especialistas do domínio (como por exemplo gerentes de negócios, analistas de negócios e outros stakeholders) e desenvolvedores. Essas partes trabalham juntas para criar um modelo de domínio compartilhado, que é uma representação estruturada e detalhada das regras e conceitos do negócio 

    Esse modelo de domínio é expresso por meio de uma linguagem ubíqua, ou seja, uma linguagem comum compreendida tanto por especialistas do domínio quanto por desenvolvedores. O DDD também aborda a arquitetura do software, enfatizando a divisão em camadas que refletem a complexidade do domínio e a separação de responsabilidades. 

    Conheça os melhores planos e ofertas de web hosting

    Quais são os building blocks do DDD? 

    No Domain-Driven Design, os “building blocks” (blocos de construção) são os elementos fundamentais que compõem a estrutura do desenvolvimento do software e ajudam a criar uma representação eficaz e precisa do domínio de negócios. Esses blocos fornecem um conjunto de conceitos e padrões que auxiliam na modelagem orientado pelo domínio

    Entidades 

    As entidades são objetos que contêm identidade própria e podem mudar ao longo do tempo, mas são distintos pela sua identidade, não apenas pelos seus atributos. Elas representam elementos centrais e significativos do domínio. Exemplos de entidades incluem cliente, um pedido ou uma conta bancária. 

    Objetos de valor 

    Diferente das entidades, os objetos de valor são elementos imutáveis que não apresentam identidade própria, mas são definidos pelos seus atributos. Eles representam conceitos que são importantes no domínio, mas não têm uma existência distinta, como datas, moedas ou coordenadas geográficas. 

    Agregados 

    Os agregados são conjuntos de entidades e objetos de valor que são tratados como uma única unidade coesa. Cada agregado tem uma raiz, que é a única entrada para acessar ou manipular o agregado como um todo, o que ajuda a manter a consistência e a integridade do domínio. 

    Repositórios 

    Os repositórios são responsáveis pela persistência e recuperação de entidades. Eles oferecem uma abstração que permite ao código de domínio trabalhar com objetos do domínio, sem se preocupar com os detalhes de armazenamento e recuperação. 

    Serviços de domínio 

    Os serviços de domínio encapsulam lógica de negócios que não se encaixa facilmente nas entidades ou agregados. Eles são responsáveis por operações que envolvem múltiplos elementos do domínio ou que não são diretamente associados a um único objeto. 

    Eventos de domínio 

    Os eventos de domínio representam acontecimentos importantes que ocorrem no domínio e que podem ter impacto em diferentes partes do sistema. Eles permitem uma comunicação assíncrona entre diferentes componentes do sistema. 

    Bounded context 

    A divisão do sistema em contextos delimitados (bounded context) mantém a clareza e a separação de responsabilidades. Ela reconhece que determinados termos e regras de negócios podem ter significados diferentes em partes distintas de um sistema. Cada contexto delimitado conta com seu próprio modelo de domínio e linguagem ubíqua, evitando conflitos e ambiguidades. 

    Leia também

    Quais são as vantagens do Domain-Driven Design? 

    O Domain-Driven Design permite escalar e adaptar o software às mudanças dos negócios
    O DDD permite escalar e adaptar o software às mudanças dos negócios com mais facilidade. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Adotar o DDD proporciona diversas vantagens no desenvolvimento de software, especialmente em projetos complexos que envolvem regras de negócios em constante evolução. Como resultado, o software vai refletir com precisão a realidade da empresa, facilitando a compreensão e a colaboração entre desenvolvedores e especialistas do domínio. 

    A modelagem baseada em comportamento e a divisão em agregados e bounded contexts tornam o software mais adaptável a mudanças. Quando as regras de negócios mudam, é possível fazer as mudanças localmente, minimizando o impacto em outras partes do sistema e facilitando assim a manutenção contínua do software. 

    Embora traga vantagens significativas, o DDD não está isento de desafios. A curva de aprendizado inicial pode ser íngreme, especialmente para equipes não familiarizadas com a abordagem. A criação de um modelo de domínio preciso e a manutenção da linguagem ubíqua exigem esforços contínuos. 

    Quando usar Domain-Driven Design? 

    Essa é uma abordagem poderosa, mas não é uma solução universal para todos os projetos de software. A decisão de usar ou não o DDD depende de vários fatores, incluindo a complexidade do domínio, a equipe, os requisitos do projeto e o contexto em que o projeto está inserido. 

    A estratégia é mais benéfica em projetos complexos, em que as regras de negócios são intrincadas e suscetíveis a mudanças. Em projetos mais simples, seu overhead pode superar os benefícios. Contudo, mesmo em contextos menos complexos, os princípios do DDD, como a criação de uma linguagem ubíqua, podem ser úteis para melhorar a comunicação. 

    O DDD brilha em projetos de sistemas financeiros, saúde, logística, projetos de e-commerce e aplicações de Customer Relationship Management (CRM) e Enterprise Resource Planning (ERP), nas quais os requisitos de negócios são substanciais e estão sujeitos a mudanças frequentes. Além disso, a abordagem também é útil na integração de sistemas legados e no desenvolvimento de plataformas e frameworks. 

    Como avaliar a aplicação do DDD no desenvolvimento de software? 

    À medida que você considera abordagens de desenvolvimento para o seu próximo projeto, o DDD merece sua atenção. Avalie cuidadosamente a complexidade do domínio, a colaboração necessária entre a equipe, assim como os especialistas de negócios e a escalabilidade da solução. 

    Adotar o DDD, no entanto, não significa aplicar todos os seus conceitos a cada projeto, mas sim escolher as partes que se alinham bem com as necessidades de seu projeto e equipe. A avaliação cuidadosa da abordagem pode ser a chave para melhorar a qualidade de seu software e impulsionar o sucesso de seus projetos. 

    Turbine seu DDD com uma hospedagem dedicada 

    A Hospedagem Dedicada da Locaweb oferece estabilidade e performance, fatores essenciais para aplicações que adotam o DDD.  

    Conheça a Hospedagem dedicada mais completa do mercado. Performance, facilidade e o gerenciamento que você precisa!

    Saiba mais