A Black Friday é uma oportunidade para fazer com que seu faturamento cresça na reta final do ano. Saiba quais são as tendências e venda mais na data

“Quando é a Black Friday 2023?”. Essa pergunta passou pela sua cabeça recentemente? Então, anota aí: este ano será no dia 24 de novembro. Um momento muito aguardado pelo varejo (físico e online) e pelos consumidores, que aproveitam as promoções e novidades. 

Os clientes também utilizam a data para adquirir os presentes de fim de ano, aquecendo as vendas. Assim, para ajudar você a aproveitar a temporada, confira as principais apostas para a data neste ano. 

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    5 tendências para a Black Friday em 2023 

    Antes de dar continuidade às tendências para a época, é essencial ter em mente que o que se pretende fazer em termos de descontos e/ou promoções realmente tem que ser factível e condizente com o seu negócio.  

    A data é uma ótima oportunidade para conquistar novos clientes e fidelizar os que já existem, caprichando em todas as etapas da jornada de vendas. Aproveite a ocasião para:  

    • Aumentar a visibilidade em torno da marca, muito antes do período, divulgando seus produtos e serviços de forma estratégica. 
    • Humanizar suas ações, fortalecendo os laços que já com os clientes. 
    • Mostrar seus diferenciais em relação aos concorrentes, como as vantagens ao adquirir a sua oferta. 
    • Criar benefícios como programa fidelidade, entre outras iniciativas. 

    Agora, vamos às tendências para você adotar em seu negócio, independente do segmento de atuação. 

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    1. Descontos a valer 

    Para se planejar e faturar alto, vale a pena analisar três fatores no que diz respeito ao que você vende:  

    • Quais são as mercadorias que você, de fato, pode conceder um desconto atrativo
    • Quais produtos estão há algum tempo no seu estoque e que podem ter na Black Friday uma oportunidade para desencalhar de vez. 
    • E, por fim, quais são aqueles itens que são seu carro-chefe, ou seja, que vendem bem e podem ser considerados uma isca para atrair clientes recorrentes e novos para seu e-commerce. 

    Ao levar tudo isso em consideração, verifique se você tem itens suficientes em estoque para não prometer vender mais do que tem de fato e evitar dores de cabeça futuras.  

    Entre os descontos que podem ser aplicados, para além de percentuais gerais, pense em estratégias como: 

    • A tradicional “Leve três, pague dois”. 
    • Descontos progressivos em compras superiores a um determinado valor. 
    • Descontos adicionais caso seja comprado um item específico (uma chance para “desencalhar” aqueles parados no estoque como explicamos). 
    • Planos VIP, caso a pessoa faça assinaturas premium, ofereça descontos extras em determinados produtos e serviços. 

    2. Phygital: união do melhor dos dois mundos 

    Não é de agora que a experiência phygital passou a ser uma necessidade. Com a pandemia, essa modalidade de atuação tornou-se realidade. 

    Mas, o que é phygital? O termo phygital vem da fusão das palavras em inglês physical (físico) e digital.

    De forma simples, nada mais é do que a integração entre o mundo físico, com o mundo digital. Sim, pode (e deve!) existir a essa integração. É importante que haja uma incorporação entre o que é praticado nas lojas com o que é feito no seu e-commerce. E o inverso também!  

    Atendimento, relacionamento e proposta de valor devem seguir a mesma dinâmica sem rupturas. O cliente precisa ter suas necessidades atendidas em todos os canais – e de forma integrada. Hoje, com as tecnologias disponíveis, não é mais aceitável, sob o ponto de vista do consumidor, ser forçado a realizar uma tarefa, obrigatoriamente, em apenas um canal específico. 

    pessoa fazendo compras da black friday no celular
    O phygital segue como uma forte tendência a ser praticada por empresas e empreendedores na Black Friday 2023. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    3. Aposta em influenciadores 

    Cada vez mais nichados e com uma proposta de relacionamento diferenciada com seus seguidores nas mídias sociais, os digital influencers podem ajudar a dar mais visibilidade à sua marca, bem como ampliar as vendas dos seus produtos e serviços. 

    Mas, ao invés de focar na quantidade de seguidores que um determinado influenciador tem, analise se a pessoa em questão representa sua marca. Não só em termos de produto e sim de valores. 

    Pode ser que, embora a pessoa em questão tenha uma boa performance e audiência, suas causas não sejam aquelas próximas as suas. E isso pode gerar um efeito inverso, prejudicando a imagem e reputação da marca.  

    Assim, faça o dever de casa avaliando comentários nas redes e posts, recentes e antigos, antes de contratar o influenciador.  

    4. Personalize seu relacionamento  

    Ao humanizar a relação com o seu cliente, personalizando todos os pontos de contato, você pode gerar uma sensação de pertencimento. Foi o que apontou uma pesquisa realizada pela Infopib. O levantamento indicou que 54% das pessoas entrevistadas não gosta de ser tratada de forma impessoal, sem considerar, por exemplo, características como o próprio nome. 

    Além disso, ao realizar recomendações de compra com base no histórico anterior que o consumidor possua em sua base, as chances de deixá-lo satisfeito são maiores. Lembre-se: é preciso se conectar com as pessoas certas e no momento certo da jornada de compra, personalizando o relacionamento.  

    5. Atenção com suporte 

    Igualmente é essencial pensar em fortalecer os canais de atendimento, que podem congestionar durante a Black Friday. Assim, uma forma inicial de melhorar a questão é apostar no uso de chatbots, automatizando contatos iniciais. 

    Mas, ofereça uma experiência omnichannel, a qual consiste em usar simultaneamente e de forma interligada diferentes canais de comunicação e serviços, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, melhorando assim a experiência entre marca e consumidor.  

    Para tanto, invista em softwares de relacionamento, como os de Customer Relationship Management (CRM), pelos quais se registre todos os contatos realizados com seu consumidor. E instrua seu time de vendas e de relacionamento a inserir as informações para que todos possam operar na mesma página. 

    Contudo, não esqueça de humanizar o processo. Uma das reclamações mais comuns é a de pessoas que estão cansadas de “dialogar” com robôs. Portanto, em algum momento, é preciso que alguém análise e, se for preciso, entre em contato direto com o cliente, resolvendo a questão. 

    Agora, se você é uma daquelas pessoas que “só acredita vendo”, confira algumas estimativas sobre vendas para este ano. 

    Estimativas de vendas da Black Friday 2023

    De modo geral, o período é uma excelente oportunidade de ampliar as vendas do varejo. De acordo com a pesquisa Panorama do consumo na Black Friday 2023 conduzida pelo Grupo Globo, estima-se que o varejo vai crescer neste segundo semestre do ano, em especial nos últimos meses. E os segmentos de mercado que tendem a faturar mais são: 

    • Tecidos, vestuário e calçados, com 5% de crescimento estimado. 
    • Equipamentos e materiais para escritório, informática e telecom, com 3% de aumento. 
    • Supermercados, com 2% de crescimento.
    • Móveis e eletrodomésticos, com 1% de aumento nas vendas. 

    Em relação ao e-commerce, a tendência é de que o aumento do faturamento em 2023 seja de 10%, o que corresponderia a um total de 186 bilhões de reais, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AbComm), citados no mesmo estudo. 

    Já quando o assunto é perfil de consumidor, aqueles que pertencem às classes A e B pretendem comprar mais na Black Friday deste ano. Ainda segundo o levantamento do Grupo Globo, 62% dos entrevistados dessa classe econômica disseram que irão aproveitar o período para adquirir algo e, para isso, irão investir em pesquisa: 81% das 2 mil pessoas que responderam ao estudo disseram que buscam informações dos produtos antes de gastar o seu dinheiro. 

    Ou seja, é um bom momento para caprichar e otimizar o seu e-commerce, melhorando aspectos como conteúdo, layout, técnicas de SEO, entre outros pontos. Ainda tem dúvidas se vale a pena fazer algum esforço para vender na Black Friday? Aproveite e confira também alguns números do que aconteceu no ano anterior. 

    pessoa fazendo compras da black friday pelo notebook
    Na Black Friday de 2022, produtos como eletrodomésticos, acessórios e itens de Moda foram os mais comprados. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Black Friday 2022 em números: saiba como foi

    No ano anterior, ao longo da semana que antecedeu a Black Friday até a Ciber Monday, que é realizada após a data, o faturamento registrado dos lojistas foi da ordem de R$ 6,1 bilhões, com 7,1% de taxa de recompra. O dado foi divulgado em uma pesquisa conduzida pela All in e Locaweb, junto da Americanas, Vindi, Octadesk, Melhor envio e Neotrust. 

    Sobre a recompra, vale lembrar que para além de novos clientes, é importante manter os atuais. E um consumidor satisfeito e bem atendido certamente torna a comprar, o que foi confirmado pelo dado informado anteriormente. 

    Além disso, 61,4% das pessoas preferem realizar suas compras pelo mobile, o que faz dos investimentos em sites e canais por este meio uma condição importante a ser observada pelos lojistas. Quanto aos segmentos mais comprados em 2022, estiveram: 

    • Eletrodomésticos; 
    • Eletrônicos.
    • Telefonia. 
    • Moda. 
    • Acessórios. 
    • Informática. 

    Com todas essas dicas, as chances de você conseguir ver seu faturamento aumentar são grandes. Portanto, invista em bons prazos de entrega, condições especiais, bom relacionamento e diversidade nos meios de pagamento. Assim, você garante o sucesso do seu negócio! 

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