Com infraestrutura híbrida, empresa de e-commerce Tray ganha escalabilidade, reduz custos e mira migração completa para um ambiente em nuvem ainda este ano

A Tray, plataforma de e-commerce do grupo LWSA, deu início à migração de sua infraestrutura para um modelo híbrido que combina data center próprio e computação em nuvem. A mudança objetivou escalar rapidamente a operação e manter o foco no desenvolvimento da empresa. 

Anteriormente, toda infraestrutura rodava em um ambiente on-premise e exigia esforço contínuo da equipe técnica para manter a estrutura funcionando; o que dificultava a expansão em períodos de maior demanda e levou a Tray a buscar mais flexibilidade e eficiência operacional. 

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    Expandir sem interromper a operação

    O desafio da Tray era encontrar uma solução adequada para escalar recursos rapidamente sem comprometer a gestão ou gerar altos custos.

    A empresa também via a nuvem como uma oportunidade de concentrar todos os seus esforços no seu core business, tornando a infraestrutura um serviço mais automatizado e com menor custo.

    Além disso, havia uma preocupação: as soluções do mercado eram caras e talvez não ajudassem a atender os requisitos da empresa.

    Assim, a Tray buscava uma solução que combinasse gestão simplificada com custo-benefício, mas ainda mantivesse todo o desempenho e governança.

    Transição estratégica 

    A decisão pelo Locaweb Cloud envolveu tanto o time técnico quanto a liderança. A implementação da nuvem como extensão do data center, permitiu à Tray manter parte de sua operação no ambiente atual enquanto avançava com a adoção da nova estrutura.

    Hoje, a empresa já utiliza cloud para suportar aplicações críticas do e-commerce, como as páginas iniciais das lojas virtuais e páginas de produtos.

    Agilidade e economia real

    Mesmo com a operação ainda em fase híbrida, os ganhos já são claros. A  nova estrutura permite escalar recursos, acompanhando o crescimento do negócio.

    A empresa começou a utilizar o recurso de auto-scaling, que permite a criação automática de novos servidores para atender picos de demanda — algo essencial para o varejo online, especialmente em datas sazonais.

    Com a nova estratégia, a Tray estima uma economia mensal de R$45 mil em custos com infraestrutura, além dos ganhos em performance e maior previsibilidade na gestão.

    Nuvem como base da operação

    Atualmente, a empresa mantém dois data centers próprios, mas já planeja migrar um deles integralmente para a nuvem ainda este ano. A expectativa é que essa mudança libere ainda mais o time técnico para focar em soluções que impactem diretamente os clientes.

    “Ganhamos em agilidade com o Locaweb Cloud, reduzimos custos e conseguimos concentrar o time no que realmente importa: criar soluções que geram valor, em vez de gastar tempo com manutenção de estrutura”. 

    Com os primeiros resultados em mãos, a empresa projeta transformar essa nova estrutura em um pilar estratégico para o seu crescimento. E se você também quer escalar o seu negócio com mais autonomia e controle, conheça o Locaweb Cloud! Fale com um de nossos consultores agora.

    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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