Que os serviços de nuvem têm contribuído para a inovação nas empresas a nível mundial não é novidade: seja por possibilitarem a eliminação de barreiras físicas e operacionais ou se ajustarem aos mais diversos objetivos, ao redor do mundo, diversas companhias reduziram seus custos, modernizaram os próprios serviços e começaram a atender com mais agilidade graças ao cloud computing. 

Mas, afinal, como as empresas nacionais vêm adotando tal tecnologia no dia a dia — e quais são os principais impactos da nuvem em suas operações e times? 

Respostas para essa e outras perguntas podem ser encontradas no estudo abaixo, produzido a partir de entrevistas com donos de negócios, lideranças, empreendedores e demais profissionais de todas as regiões. Confira: 

Soluções em nuvem: por dentro das experiências das empresas 

De forma geral, algo que nosso estudo constatou é como, direta ou indiretamente, muitos times no Brasil têm sido impactados pelas ferramentas de cloud computing, seja ao integrar diferentes softwares, atender clientes e uma série de outras tarefas.

Para se ter ideia, entre os profissionais ouvidos no levantamento, apenas 15% disseram fazer parte de companhias que ainda não recorrem a essa tecnologia no dia a dia, por motivos que vão da falta de equipe para implementação à necessidade de orientações práticas.  

Os demais ouvidos, por sua vez, se dividem entre organizações com inúmeras frentes suportadas por infraestruturas em nuvem (60%) e empresas que, ainda em fase inicial de implantação, investem no cloud apenas para enviar e receber e-mails, centralizar arquivos e compartilhar documentos (15%) — explorando apenas uma entre as diversas potencialidades de uma tecnologia tão robusta para diferentes negócios.

Mesmo nos casos onde seu uso ainda é inicial, vale dizer, percebemos que a implementação de soluções que alavanquem os ambientes digitais segue numa crescente. 

Nos últimos anos, por exemplo, 66% dos entrevistados viram suas companhias migrarem ainda mais processos para a nuvem, seja para intensificar a performance, melhorar a proteção de dados e controle de acessos, rodar sistemas com mais velocidade ou diminuir custos com estrutura física. 

O que impede as empresas de investirem em nuvem hoje? 

Tão comuns quanto o interesse na computação em nuvem são, entre as empresas que ainda não a adotaram no dia a dia, certos desafios, que impedem mais investimentos em cloud por parte dos decisores. Aqui estão alguns dos maiores obstáculos relatados pelos envolvidos no levantamento: 

  • Insegurança em relação a certos custos e riscos da nuvem (33%);
  • Falta de tempo ou equipe para implementação (21%); 
  • Falta de orientações práticas por parte dos fornecedores (29%)

São pontos importantes e que podem ser resolvidos por meio de um acompanhamento estratégico e personalizado, suporte técnico especializado e orientação prática em todas as etapas da jornada para a nuvem. 

Cloud computing, um diferencial para as empresas… e profissionais 

Se serviços baseados em nuvem já são um pilar importante da transformação digital nas empresas, como os profissionais ouvidos no estudo enxergam o impacto de tais tecnologias nas organizações nos próximos anos? 

Tendo em vista sua capacidade de aumentar a agilidade e reduzir custos, 67% dos respondentes acreditam que, no futuro, as operações de todas as áreas passarão pelo cloud — opinião ainda mais forte entre as lideranças e donos de empresas considerados no estudo (76%). 

Para 35% dos entrevistados, aliás, em alguns anos, soluções em nuvem podem se tornar tão comuns quanto usar uma planilha hoje, dada sua penetração natural nas tarefas, projetos e decisões do dia a dia corporativo. 

E não são só os produtos das empresas que se beneficiariam do cloud daqui para frente: nesse contexto de ampla migração dentro e fora do Brasil, boa parte dos tomadores de decisão defendem que, em breve, o conhecimento em nuvem se reverterá em uma série de benefícios para quem o domina:

  • 71% deles acreditam que habilidades em cloud serão uma vantagem competitiva no futuro;
  • 52% afirmam que tal competência permitirá mais flexibilidade nas empresas, também preparando melhor o profissional para o futuro
  • Já 51% das lideranças defendem que o conhecimento em nuvem valorizará o profissional nas organizações, além de facilitar a gestão de ambientes digitais e colaborativos 

Metodologia 

Para compreender como profissionais e empresas têm usado soluções de cloud computing, nas últimas semanas, foram entrevistados 500 brasileiros adultos (maiores de 18 anos) residentes em todas as regiões e conectados à internet, em sua maioria profissionais de Tech (21,8%), lideranças (21,6%), freelancers (13%) e donos de empresas (11,2%). 

Ao todo, os respondentes tiveram acesso a 9 questões, que exploraram seus conhecimentos e contato com serviços em nuvem, os impactos no dia a dia de trabalho e projeções para o futuro do mercado em questão.

O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais.

O autor

Juliana Fernandes

Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

Veja outros conteúdos desse autor