Neste artigo você vai descobrir o que é PLR, como funciona essa estratégia, e de que forma os empreendedores podem se beneficiar dela.
Está empreendendo e quer usar o marketing digital para apresentar seus produtos ao mundo e ganhar visibilidade? Se você chegou naquele momento em que deseja lançar um e-book, um projeto de curso online ou qualquer outro tipo de infoproduto, o Private Label Rights, mais conhecido como PLR, pode fazer sentido para sua estratégia.
Preparamos este guia completo sobre PLR para explicar tudo e mais um pouco sobre o tema para você!
O que é PLR?
Em tradução livre, PLR significa Direitos de Marca Própria. Dessa forma, é possível adquirir uma série de infoprodutos com uma licença de propriedade intelectual. Um ponto importante é que eles podem ser modificados de acordo com sua necessidade.
Esses infoprodutos, apesar de serem mais conhecidos em âmbito digital, também podem ser físicos. O PLR é bastante comum em ações de marketing digital e de marketing de afiliados.
Assim, em vez de criar algo do zero, é possível adquirir a licença de um produto já existente. Isso gera uma série de benefícios, como por exemplo a redução no tempo de criação, convertendo energia para sua divulgação e posterior venda.
Também é uma boa pedida para quem não tem tanto dinheiro em caixa para investir em um produto criado do zero.
Como funciona o mercado de infoprodutos com PLR?
Existe uma quantidade inumerável de produtores de conteúdo, que criam uma série de infoprodutos sobre diversos assuntos. Essas pessoas geralmente comercializam o fruto do seu trabalho em sites de afiliados e fornecem uma comissão para quem efetuar uma venda.
No caso do PLR, a pessoa empreendedora interessada compra esse infoproduto, cujo direito de marca foi cedido pelo infoprodutor. Depois, customiza e personaliza como bem entender e revende com sua marca.
A pessoa pode, inclusive, ir em busca de afiliados que queiram fazer a divulgação do seu trabalho. Nesse caso, dá para adotar estratégias semelhantes às feitas em sites de afiliados.
Quais tipos de PLRs existem?
É possível comercializar uma série de infoprodutos com PLR. Entre eles, estão:
- Landing pages.
- Audiobooks.
- Infográficos.
- Mentorias.
- Podcasts.
- E-books.
- Banners.
- E-mails.
- Vídeos.
Em alguns casos, terceiros disponibilizam esses conteúdos em outros idiomas, assim, empreendedores podem traduzir e aplicar sua própria marca, para então vender o infoproduto para a sua base de clientes.
O que fazer antes de investir em PLRs?
Os PLRs são uma ótima estratégia para quem está iniciando no mundo do empreendedorismo. Mas, assim como em qualquer nicho de negócio, é essencial entender o mercado, o público que deseja converter em clientes e planejar o seu trabalho.
Essa medida vai auxiliar quem empreende a encontrar o melhor infoproduto. Dessa forma, é possível evitar que os esforços sejam investidos em maiores customizações quando o PLR em questão não é tão alinhado ao seu nicho de negócio.
É importante ter em mente que, hoje, várias pessoas empreendem com essa mesma estratégia. Para evitar que seu infoproduto seja genérico, estudar seu mercado e público-alvo é essencial para a sobrevivência do negócio.
Entre as desvantagens de um infoproduto com PLR está a baixa qualidade desse material e a semelhança do conteúdo em si com outros já comercializados no mesmo nicho. Existem, porém, produtos com PLR mais caros e, eventualmente, mais interessantes, ficando a critério de quem empreende entender o quanto se pode investir.
Como revisar e customizar seu infoproduto com PLR?
Comprou o infoproduto e não vê a hora de vendê-lo? Antes, verifique se o conteúdo oferecido é de qualidade. Leia, estude, pesquise e comprove se as informações mencionadas condizem com a realidade.
Há empreendedores que simplesmente revendem os infoprodutos com PLR. Porém, ao fazer isso, confiando cegamente no que se comprou, existe o risco de eventualmente ver sua reputação ser colocada em xeque, o que pode afetar sua performance e suas vendas.
Depois, caso você não tenha habilidades na parte da customização, vale contratar o serviço de algum profissional de design freelancer para personalizar o material com a sua marca. Apesar de existirem softwares, como o Canva, que ajudam no processo, designers podem ajudar a deixar o produto com um aspecto mais profissional.
Se você adquiriu um infoproduto com PLR em inglês, mas não é familiarizado com o idioma, serviços de tradução também são bem-vindos. São custos que podem ser encarados como investimento, e lembre-se: a primeira impressão é a que fica!
Como funciona essa estratégia no marketing digital?
O marketing digital é um dos pilares que ajuda na divulgação e comercialização de um infoproduto com PLR. A pessoa pode desde comprar um PLR, customizando e vendendo em um mercado de afiliados, até produzir e disponibilizar aos infoprodutores.
Na estratégia de marketing digital, é possível oferecer os infoprodutos em toda a jornada de relacionamento com clientes. Nesse caso, o material pode ser usado como “moeda de troca” para que uma pessoa se cadastre em sua base e, posteriormente, você conseguir nutrir seus potenciais clientes, os leads, com outros tipos de infoprodutos.
Crie um funil de vendas para comercializar um infoproduto com PLR
Preparar o seu funil de vendas antes de começar a vender pode ajudar com o sucesso do seu negócio. Essa estratégia é conhecida no marketing e, basicamente, é uma forma de mapear e entender a jornada que seu cliente vai percorrer para comprar seu produto.
Depois disso, crie um site para vender seu produto ou até mesmo uma página em um site já existente. Landing pages, por exemplo, são ótimas para isso.
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