A 2FA é uma forma poderosa de aumentar a segurança do seu site e dar mais confiança ao consumidor. Veja como utilizar essa ferramenta

A segurança cibernética é um tema que merece mais atenção a cada dia que passa. Quanto mais a nossa vida acontece por meio dos computadores e dos celulares, mais estamos vulneráveis. Você já pensou, por exemplo, no trabalho que terá se o seu smartphone for perdido, roubado ou invadido?

Se mais dados são acumulados, o roubo de informações passa a ser mais interessante para os criminosos. É por isso que, segundo um estudo da IBM, o custo global dos vazamentos de dados cresceu 15% nos últimos 3 anos.

Infelizmente, muita gente só se preocupa com o assunto depois de ser atacado: 51% das empresas ouvidas no mesmo estudo dizem que, depois de terem seus dados roubados, aumentaram seus investimentos em segurança.

A proteção dos dados pessoais passa por todos nós. Como pessoas físicas, podemos tomar cuidados como não expor nossas senhas, criar senhas fortes e não deixar informações salvas nos dispositivos. As empresas também podem ajudar nessa luta, por exemplo habilitando a autenticação em dois fatores (2FA).

Você não sabe como funciona a 2FA? Então vem com a gente que vamos explicar!

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    O que é a autenticação de dois fatores (2FA)?

    A autenticação de dois fatores (2FA, do inglês 2-factor authentication) é um método de segurança que coloca uma camada extra de gerenciamento de identidade e de acesso. Com a 2FA, as empresas protegem melhor as redes e os dados que estão nelas.

    Para fazer uma comparação com o mundo real: imagine que você chega ao seu condomínio e o segurança, para deixar você entrar no prédio, pede um documento com foto e a digitação de uma senha no teclado. São dois fatores de autenticação para comprovar que você realmente é você – se alguém conhecer sua senha e tentar entrar, vai precisar do seu documento. E vice-versa.

    Quais as vantagens do uso da 2FA?

    A 2FA ajuda muito na proteção de dados contra a ação dos criminosos, já que dificulta o acesso de pessoas não autorizadas e faz com que seja necessário ter acesso a duas formas de conferir a identidade de quem está acessando.

    Ao mesmo tempo, a 2FA é um processo simples para o usuário. Lógico que seria muito mais prático usar uma senha óbvia (como 123456 ou a data do seu aniversário), mas a autenticação em dois fatores pede um dado adicional que é gerado pelo próprio sistema – e um criminoso não teria como saber.

    Assim, o login demora apenas alguns segundos a mais, mas a transação passa a ser muito mais segura, com um procedimento de acesso simples e muito fácil de usar.

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    Quais são os principais métodos de autenticação?

    Existem vários métodos de autenticação em dois fatores – e com certeza você tem usado alguns deles no seu dia a dia, mesmo sem ligar “o nome à pessoa”. Quer ver? Conheça alguns exemplos de 2FA adotados por bancos, e-commerces e até mesmo pelo seu fornecedor de e-mail:

    Token de hardware

    O primeiro método de autenticação de dois fatores a ser adotado foi o token de hardware – que é aquele chaveiro que produz códigos que precisam ser digitados no site na hora do acesso. O funcionamento é simples: depois do login e senha, o sistema pede um código. O usuário pega o token, vê qual é o código que aparece e digita no site.

    Esse método possui algumas desvantagens: um token precisa ser enviado para cada cliente, o token pode ser perdido / quebrado / extraviado, pode haver algum problema de conexão que impeça o envio do código para o token. Por esses motivos, esse método vem sendo substituído por outras opções.

    Notificações por push

    A notificação por push é um método bastante usado, em que o sistema manda uma mensagem para o e-mail do usuário ou aplicativo instalado no celular. O usuário, então, aprova ou nega o acesso ao site ou aplicativo para verificar sua identidade.

    Você já deve ter recebido uma mensagem assim da sua plataforma de streaming ou do e-commerce, querendo confirmar que você está tentando entrar no sistema. Esse é um método que funciona muito bem, a menos que você esteja sem acesso ao seu e-mail ou celular.

    Verificação por SMS

    É uma variação do método anterior, mas usando mensagens de texto com um código único. É muito comum ver esse tipo de autenticação no cadastro e no acesso a instituições financeiras, pois depende de um número de telefone confiável.

    Autenticação por voz

    Esse sistema funciona de maneira semelhante às notificações por push, com a diferença de que a identidade é confirmada a partir de uma ligação automatizada, que pede que o usuário pressione uma tecla ou diga seu nome para se identificar.

    Autenticação por reconhecimento facial

    A autenticação por reconhecimento facial é a geração mais recente de 2FA. O processo é simples e bastante conhecido nos bancos digitais: o aplicativo pede para o cliente abrir a câmera do celular para colher sua imagem em vários ângulos. Quando o sistema libera o acesso, o usuário pode continuar a realizar sua transação financeira ou finalizar seu cadastro na plataforma.

    A dupla perfeita para a segurança do seu site

    A autenticação em dois fatores é um excelente recurso, mas ele sozinho não faz verão. Implantar a 2FA em um site sem certificado de segurança é como ter uma Ferrari sem rodas: a máquina poderosa não vai sair do lugar.

    As “rodas”, neste caso, atendem pelo nome de Certificado SSL. É ele que fornece criptografia para as conexões de rede, como as que acontecem entre o computador / celular e o servidor Web. Um site com Certificado SSL é considerado seguro pelo Google (o que conta pontos para o seu SEO) e transmite mais confiança para os usuários.

    Certificado SSL

    O certificado digital SSL da Locaweb é uma ferramenta de configuração simples, com painel próprio, fornecida pela Global Sign, uma das maiores certificadoras de domínios em todo o mundo. É mais segurança para o seu negócio – e garantia de qualidade para seus clientes.

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