O marketplace conecta vendedores e compradores de diversos segmentos, ampliando o alcance de vendas e facilitando a experiência de consumo para ambos os lados.

O que é um marketplace? Quem não atua com vendas pode ter dúvidas sobre o significado dessa palavra, mas este é um modelo de negócio digital que faz a conexão entre vendedores e consumidores através de uma única plataforma virtual.

Marketplaces funcionam como um vasto ambiente on-line, no qual múltiplos lojistas podem anunciar seus produtos para venda, de forma que essa modalidade de varejo oferece grandes opções no quesito variedade para os clientes.

Um exemplo bem pertinente que ajuda a compreender efetivamente o que é um marketplace é compará-lo a um shopping center físico, pois ele funciona da mesma forma, mas no ambiente virtual, no qual os consumidores encontram diversas marcas e produtos em um só lugar, 24 horas por dia e 7 dias na semana.

O mercado dos marketplaces está em franca expansão, tanto que na China e nos Estados Unidos esse tipo de negócio vem dominando a maioria das compras e inclusive das contratações de serviços on-line.

E, aqui no Brasil, não é diferente. Grandes empresas varejistas (como Magazine Luiza e Americanas) foram aderindo a esse modelo de vendas e aumentaram o faturamento, sendo um sucesso absoluto na venda de produtos.

Da mesma forma, os marketplaces focados em serviços também foram mostrando expansão significativa, como é o caso do Uber, Airbnb e iFood. Existem ainda marketplaces voltados para vários nichos de mercado, oferecendo tanto itens novos quanto usados dos mais diferentes segmentos, serviços e ainda vendas no atacado.

Seja no varejo ou em prestação de serviços, os números expressivos mostram que esse modelo de negócio veio para ficar, e caiu nas graças do consumidor.

Para quem é lojista, optar por vender em um marketplace pode influenciar e muito no aumento da receita das vendas, sem dúvidas transformando seu negócio. Se este é seu caso, prossiga lendo e veja todos os benefícios que esse modelo oferece para o empreendedor.

Empreendedor usando seu notebook para vender em marketplace
O marketplace é uma plataforma estratégica para impulsionar suas vendas online. (Fonte: Pexels /Reprodução)
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    O que é um marketplace?

    Como abordamos na introdução, o marketplace é um modelo de negócio que simplesmente revolucionou o varejo on-line, ao conectar diferentes lojistas aos consumidores.

    Os marketplaces já contam com mais de 78% de participação no comércio eletrônico brasileiro, tornando-se a modalidade de vendas preferida pelos consumidores: cerca de 86% dos clientes brasileiros avaliam os marketplaces como a forma mais satisfatória de realizar suas compras on-line.

    Tais dados impressionam e demonstram que essas plataformas podem ser uma oportunidade promissora para empreendedores que buscam ampliar sua presença digital, fortalecer sua marca e, claro, vender mais!

    Mas como funciona? Veremos isso no próximo tópico.

    Como funciona um marketplace?

    O marketplace possui três diferentes tipos de acesso:

    1. No primeiro caso, os vendedores ou profissionais têm acesso à plataforma para fazer o cadastro dos seus produtos e/ou serviços;
    2. Na segunda opção, o administrador do marketplace possui um acesso próprio que lhe permite gerenciar todos os vendedores da plataforma;
    3. No terceiro e último acesso opção, os clientes conseguem acessar o marketplace para realizar compras ou fazer a contratação de serviços.

    De forma geral, o gestor ou dono do marketplace costuma fazer a cobrança de uma comissão do vendedor por cada venda fechada, ou ainda é cobrada uma mensalidade fixa dos fornecedores vinculados à plataforma.

    Já os clientes podem acessar às plataformas de marketplace gratuitamente, fazer sua comparação entre as ofertas, solicitar orçamentos, enviar avaliações dos profissionais e/ou dos produtos comprados, já que para os consumidores o funcionamento é bastante simples, similar à navegação em um e-commerce tradicional.

    Tipos de marketplace

    Eles não são todos iguais. Existem diferentes tipos de marketplace que atuam de forma específica para determinados objetivos, além de que eles também podem ter públicos-alvo diversificados. Entenda cada um deles:

    Marketplace B2C

    Esse tipo de marketplace – do inglês Business-to-Consumer – é focado em empresas que anunciam seus produtos para os clientes finais, sendo o tipo de marketplace mais popular, como por exemplo: Americanas, Amazon, Uber, Airbnb. Os dois últimos oferecem serviços para o cliente final e não produtos, como configura o caso dos dois primeiros exemplos citados.

    Marketplace C2C

    No caso dos marketplaces C2C – sigla em inglês para Consumer-to-Consumer – a ideia central é que as pessoas comuns (os não varejistas) vendam seus itens para outras pessoas, geralmente peças usadas, e como exemplos disso citamos: Enjoei, OLX, Mercado Livre.

    Marketplace B2B

    Esse último modelo de negócio, por sua vez – que em inglês significa Business-to-Bussiness – conecta fornecedores que vendem produtos para outras empresas, especialmente no atacado, mas também é possível encontrar no mercado marketplaces B2B que atuam na venda de serviços – alguns exemplos desse modelo de marketplace são os sites Elo7 e Loja do Mecânico.

    Vantagens de usar o marketplace

    Esse modelo de comércio on-line apresenta muitas vantagens tanto para os vendedores (que recebem um fluxo maior de visitantes nos seus produtos), quanto para os consumidores (pois os usuários conseguem encontrar uma grande diversidade de produtos, marcas e lojas em um único lugar).

    Dessa forma os marketplaces fornecem uma experiência de compra mais facilitada aos clientes e ajudam no crescimento dos negócios dos lojistas. E essas são apenas algumas das vantagens.

    Confira outras a seguir:

    Vantagens do marketplace para vendedores

    Descubra as principais vantagens do marketplace para vendedores!

    1) Sem preocupações com a estrutura

    Ao vender em um marketplace, o vendedor pode usufruir de toda estrutura oferecida pela plataforma, e dessa forma as preocupações com funcionalidades, segurança da página, e meios de pagamento são responsabilidade da mantenedora.

    2) Investimento menor

    Contando com a estrutura pronta, o custo para iniciar seu negócio diminui consideravelmente, já que não será preciso equipe para o desenvolvimento, layout e lançamento. Sua preocupação será apenas com a comissão do marketplace.  E aqui salientamos que pesquisar e comparar as oportunidades é essencial.

    3) Marketing próprio da plataforma

    Os marketplaces contam com marketing próprio que também gera uma economia considerável, pois a plataforma já possui um plano de mídia pronto e seu próprio fluxo de usuários, tornando o marketing mais simples, fácil, barato e, diga-se de passagem, efetivo.

    4) Agilidade no lançamento

    Sem precisar pensar nos prazos de desenvolvedor, designer e profissional de marketing, a sua loja virtual conta com prazos de lançamento mais curtos e rapidamente sua loja já estará funcionando, basta adicionar os produtos e começar a vender.

    5) Maior credibilidade para sua marca

    No marketplace, a estrutura oferecida pela plataforma é bem elaborada e testada com frequência para atender as necessidades dos lojistas e dos clientes, oferecendo segurança e comodidade. Uma loja virtual independente muitas vezes não consegue reunir todos esses benefícios por tempo ou investimento, perdendo a venda por falta de confiança e credibilidade.

    6) Auxilia no aprendizado da gestão

    Sem preocupações com os itens anteriores, o vendedor terá tempo livre para aprender sobre as operações on-line, sobre o cadastro de produtos e atendimento aos pedidos. Isso torna mais fácil aprender sobre a gestão do negócio e elaborar estratégias de venda mais efetivas.

    7) Seu site ganha destaque nos buscadores

    Essa é uma vantagem importante para pequenos e médios empresários – pois ao vender num marketplace eles aproveitam o benefício de estar em um site consolidado e de destaque nos motores de busca – pois a plataforma, de forma geral possui alto volume de conteúdo e vastas opções de produtos para os clientes, oferecendo bom posicionamento nos buscadores.

    8) É bom para experientes ou iniciantes

    Os marketplaces são excelentes para quem é experiente em vendas e deseja expandir o seu negócio, vendendo em mais uma plataforma virtual da mesma forma que é vantajoso para iniciantes que estão ingressando no mercado on-line.

    Para os experientes, essa modalidade oferece mais um canal de atuação – que oferece novas oportunidades, enquanto os iniciantes usufruem de todo o suporte oferecido e começam a vender on-line com rapidez, sem necessitar de conhecimento técnico.

    Vantagens do marketplace para compradores

    Descubra as principais vantagens do marketplace para compradores!

    1) Variedade de opções

    Em um marketplace o cliente é capaz de comparar preços e produtos facilmente, fazendo as compras dentro do seu parâmetro de custo benefício válido, além das múltiplas opções de preços e prazos para um mesmo item.

    2) Credibilidade e segurança na compra

    A credibilidade de um marketplace é muitas vezes um diferencial para quem compra, que reconhece essas grandes marcas e confia nelas, mesmo que a venda no backstage seja de um comerciante menor. Isso o leva a comprar com tranquilidade e  segurança porque espera que a empresa dona da plataforma prestará apoio caso haja problemas.

    3) Atendimento ágil e prático

    O marketplace oferece aos compradores um atendimento melhor, mais ágil e confiável,  seja pelo alcance da plataforma, seja pela praticidade de comprar em qualquer dispositivo com segurança, facilidade de pagamento, a hora que desejar.

    Maiores desafios de vender em um marketplace

    Alguns desafios também se apresentam quando o assunto é marketplace, confira os principais para evitar cair neles.

    Destacar-se da concorrência

    A grande concorrência é um desafio de praticamente todo vendedor de marketplace, já que num mesmo site haverão diversas opções do mesmo item, o que leva os usuários a avaliar três critérios básicos para escolher de quem comprar: preço, valor e prazo do frete, e reputação do vendedor na plataforma.

    Então busque:

    • Praticar preços competitivos, estudando os preços dos concorrentes e oferecendo um valor vantajoso e atrativo;
    • Oferecer vantagens no frete, tornando-o barato para o consumidor final, sem afetar sua lucratividade;
    • Não atrase a entrega dos pedidos e ofereça um atendimento de excelência;
    • Busque colecionar avaliações positivas sobre sua loja ou sobre os produtos, pois isso ajuda futuros clientes a decidirem por comprar com você;
    • Evite erros na separação de pedidos e caso ocorram, resolva o mais rápido possível;
    • Embale cuidadosamente os produtos adequadamente para evitar danos no transporte;
    • Responda com cordialidade rapidez e atenção quaisquer dúvidas dos clientes.

    Criar anúncios que resultem em vendas

    Complementando o item acima, esse é um deslize comum: encontrar anúncios com erros nos marketplaces, então fazer bons anúncios dos produtos pode ser um grande diferencial que fechará numa venda, ou colocar anúncios incompletos, mal elaborados que levarão o consumidor ao concorrentes.

    Então tenha esses cuidados ao elaborar seus anúncios:

    • Coloque fotos reais e de boa qualidade dos produtos;
    • Use descrições originais, que sejam persuasivas, e que incluam todas as informações necessárias sobre o item;
    • Opte por usar títulos sucintos para os produtos, pois isso ajudam os anúncios a serem encontrados mais facilmente na busca da plataforma.

    Realizar uma gestão de estoque assertiva

    A gestão de estoque é um dos maiores desafios de vender em marketplaces diferentes, de forma que é impossível atuar em canais diversos sem haver integração do estoque, levando o vendedor a ajustar manualmente a quantidade de produtos em cada canal – o que invariavelmente gera falhas na contagem dos itens, venda de itens em falta e perda de vendas.

    Contar com um software ERP que oferece opções de integração entre marketplace e e-commerce e controle de estoque é a opção mais acertada, já que além da integração, esse sistema possui muitas funcionalidades que facilitam e melhoram as vendas on-line.

    Coordenação da logística da entrega

    Com vários pedidos chegando de canais diferentes, o vendedor precisa contar com integrações logísticas bem organizadas e eficientes para não haver confusões com as encomendas e respeitar o prazo de postagem.

    Para evitar falhas aqui, nossa dica é definir rotinas que deixem o processo de separação e envio a prova de erros e usar um sistema que facilite essa parte, emitindo Notas Fiscais e outros documentos da encomenda de forma automatizada e rápida.

    Como um ERP pode auxiliá-lo a vender mais e melhor nos marketplaces

    Você percebeu que um sistema ERP pode ser determinante no sucesso do seu negócio em um marketplace, por todas as funcionalidades que oferece, além da integração com marketplaces que faz toda a diferença na assertividade dos processos.

    Mas um ERP para marketplaces precisa contar com mais uma funcionalidade que só o Bling tem e ajuda você com o cálculo das taxas dos marketplaces, ajudando a compreender o melhor custo para seu comércio operar nos principais marketplaces e calcula o valor líquido a ser recebido por cada venda efetivada.

    Além disso, essa funcionalidade do Bling também auxilia seu comércio a:

    • Precificar corretamente os produtos, incluindo o custo da taxa do marketplace no valor final;
    • Melhorar seu controle de caixa, pois, ao conhecer o valor líquido a ser recebido, o controle se torna mais eficaz;
    • Redução de prejuízo nas vendas, já que tendo clareza sobre as taxas do marketplace seu preço fica mais competitivo.

    E para testar o Bling e tudo que ele oferece, use o cupom: #locaweb para receber três meses grátis e testar o ERP mais completo do mercado. Basta acessar esse link e usufruir essa super oferta !