O comércio virtual permite que as pessoas dos mais diferentes lugares tenham acesso ao seu negócio e se tornem compradores. Porém, para que isso aconteça, é necessário que elas conheçam a sua empresa e seus produtos. O marketing no Facebook é uma das estratégias que possibilitam esse contato.

Porém, para que o marketing nas redes sociais seja efetivo, não basta criar uma página para o seu negócio e aguardar a chegada dos clientes. É preciso tomar a iniciativa para publicar conteúdo de qualidade e promover sua divulgação. Quer saber como fazer isso? Confira a resposta neste post!

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    A importância do Facebook para a estratégia de marketing

    Em primeiro lugar, o Facebook é uma plataforma que reúne um grande número de pessoas. No mundo inteiro, ela só perde para o YouTube. São mais de 127 milhões de usuários só no Brasil, além do fato de agregar públicos extremamente variados. Portanto, as chances de encontrar as pessoas que querem consumir seu produto e atrair mais clientes nesta rede são muito grandes.

    O Facebook tem ainda outras vantagens: ele permite fortalecer a marca à medida que desenvolve um relacionamento com os clientes. Quando eles curtem a página e começam a segui-la, eles passam a visualizar os conteúdos que você publica. Além disso, a rede cria a oportunidade de diálogo. Se os usuários comentam e sua empresa responde adequadamente, eles desenvolvem um vínculo com a empresa e a confiança em seus produtos.

    Portanto, o Facebook é também um instrumento de fidelização. A empresa conquista seguidores, que se tornam fãs da marca e finalmente atuam como defensores dela. Essa é uma excelente oportunidade para conquistar o tipo de propaganda mais confiável do mercado: o boca a boca, potencializado pelas ferramentas virtuais.

    Como obter sucesso com marketing no Facebook

    Mas para ter sucesso no Facebook é necessário usar a estratégia correta. Se a empresa usa a página apenas para divulgar banners com promoções, ela dificilmente terá a adesão desejada e possivelmente muitas pessoas deixarão de curti-la. Selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a ter sucesso com a divulgação nessa rede social.

    1. Conheça sua audiência

    Obter sucesso no Facebook é falar menos sobre a sua marca e mais sobre o que as pessoas querem ouvir. Para isso, é fundamental conhecer seu público-alvo. Conheça sua audiência e entenda quais são suas preferências, hábitos, necessidades e até mesmo a linguagem que eles preferem na comunicação.

    2. Produza conteúdo de qualidade

    Utilize o conhecimento da sua audiência para produzir conteúdo de qualidade, que atenda às necessidades desse grupo de pessoas. Se o seu comércio é uma loja de roupas um pouco mais formais, usadas em um ambiente de trabalho, produza matérias sobre esse tema.

    Você pode abordar assuntos como “de que forma se vestir para uma entrevista de emprego”, “como passar credibilidade para os clientes por meio da aparência”, “5 peças que não podem faltar no seu guarda-roupa de trabalho”, “como otimizar seu guarda-roupa” e assim por diante. É importante estar atento ao que está acontecendo e quais são os virais que fariam sinergia com sua marca. Uma das estratégias aproveitadas por algumas empresas é, justamente, entrar em assuntos que causam engajamento positivo e envolver o tema de forma empática à sua marca.

    Lembre-se sempre de falar pouco da sua empresa e muito sobre as necessidades do consumidor. Assim, ele sentirá interesse em seguir a sua marca, desenvolverá confiança nela e ainda terá o desejo de compartilhar seu conteúdo. É dessa forma que se amplia uma base de consumidores.

    3. Utilize diferentes formatos de conteúdo

    As publicações no seu site não precisam ser sempre textões. Mais uma vez, recorra ao conhecimento do seu público-alvo para verificar que tipo de formato chama mais atenção e atinge bons resultados.

    Use textos acompanhados de imagem de boa qualidade, sempre evitando criar uma publicação escrita sozinha, especialmente se ela for longa. Vídeos também são excelentes para criar engajamento. Outra opção são os infográficos. Teste-os e veja o que funciona melhor com seu público, dando preferência aos mais efetivos.

    4. Publique em uma frequência adequada

    O ideal é não cansar o usuário da rede sem deixá-lo se esquecer da sua marca. Portanto, modere a frequência de suas publicações, analisando sempre a reação do público. Além desses cuidados, é importante que seus posts sejam regulares e aconteçam sempre nos mesmos dias da semana, para criar a expectativa no lead.

    5. Incentive a participação dos fãs

    O principal mandamento das redes sociais é “não falarás sozinho”. Não se trata de uma via de mão única, mas de uma ferramenta de comunicação em que a empresa precisa estar disposta a ouvir os usuários. O que vale é conversar com as pessoas, pedir a participação, realizar enquetes e pedir para que escolham temas para serem abordados.

    Então, selecione uma pessoa da sua equipe para dar atenção ao Facebook. Ela será encarregada de responder as perguntas dos fãs com simpatia e gentileza, usando uma linguagem adequada para seu público. Além disso, hoje existe a possibilidade de vender pelo Messenger. Então, interaja mais e fature muito.

    6. Impulsione suas publicações com Facebook Ads

    Os anúncios do Facebook têm uma série de vantagens. A primeira é o fato de colocar sua página em contato com pessoas que dificilmente a veriam sem esse impulsionamento.

    Além disso, não se trata impulsionar sua página para obter a adesão de qualquer público — a segmentação correta faz sua publicação atingir pessoas com perfil compatível com o dos seus clientes. Portanto, as chances de transformar essa divulgação em bons negócios é realmente muito grande.

    Como melhorar sua campanha de marketing no Facebook

    Não existe uma fórmula única de sucesso no Facebook. Cada público tem seu perfil e o que funciona muito bem para uma empresa pode não ter resultados tão bons para outra. A boa notícia é que o Facebook possibilita conhecer melhor seu público para otimizar as campanhas e alcançar as metas desejadas.

    O autor

    Equipe Locaweb

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