Aprenda a escrever textos que conquistem seu público e gerem resultados com o uso de técnicas utilizadas por redatores

Em um mundo cheio de informações, chamar a atenção das pessoas não é uma tarefa fácil. Se o site e as redes sociais da empresa têm bons conteúdos, mas mesmo assim não convertem, talvez seja necessário melhorar as técnicas de copywriting. 

Nós já explicamos aqui no blog o que é copywriting e de onde veio esse termo, mas, se você chegou aqui agora pela primeira vez, fique tranquilo. Acompanhe.

Copywriting é uma estratégia usada pelo marketing digital para tornar os textos mais atrativos e convencer clientes a realizarem uma ação, que pode ser efetuar uma compra, clicar em um link ou preencher um formulário, por exemplo. As possibilidades são muitas e podem ajudar na conversão tanto online quanto offline.

+ Hospedagem WordPress: o que saber antes de contratar

Navegue pelo índice

    Como aplicar a estratégia de copywriting?

    Um bom copywriter sabe usar as palavras de forma que o leitor seja fisgado pelo texto e siga a ação que ele deseja. Esse recurso pode ser aplicado em diferentes tipos de texto, como posts de blog, e-books, newsletters e slogans.

    Nem sempre o objetivo do copywriting precisa ser uma venda direta, já que a técnica pode ajudar a vender uma ideia e até mesmo educar o cliente para que faça um bom uso do produto ou tornar a empresa referência no setor, por exemplo. Há copywritings que servem até para coletar leads ou respostas para uma pesquisa, por isso a primeira medida a tomar de forma estratégica é definir qual é o objetivo do texto. 

    A imagem mostra uma moça sorrindo, olhando para a tela do notebook. Ela também está escrevendo em um caderno.
    Planeje o objetivo do conteúdo antes de fazer o copywriting. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

    Como fazer um bom copywriting?

    Agora que você já sabe qual é o objetivo, é hora de colocar a mão na massa. Mas, antes, é bom saber o que um bom copywriting precisa fazer.

    1. Bom texto

    O copywriting deve ser bem escrito, por isso a qualidade do texto é primordial. Não há técnica que salve erros gramaticais e um vocabulário escasso. 

    2. Público-alvo

    É importante saber para quem está se escrevendo e definir personas. Caso não saiba como fazer, temos o post certo para isso (clique aqui). 

    3. Credibilidade

    Um bom copywriting também é uma estratégia de longo prazo. Se o objetivo é construir autoridade, evite textos genéricos. Separe os conteúdos por abordagens e ofereça informações reais e checadas. Nada de inventar dados para vender a qualquer custo.

    4. Falar só do produto

    Tudo bem que para vender é preciso falar sobre o produto, mas quem aguenta ficar lendo sobre as funcionalidades e as características de algo sem saber quais são os benefícios? Um bom copywriter consegue captar a atenção do leitor pelo que ele busca. Em geral, as pessoas buscam uma empresa para resolver uma dor. O texto deve mostrar que o produto ou serviço é capaz de ajudar nisso.

    Mulher sorrindo olhando para o smartphone.
    Use títulos interessantes para chamar a atenção do leitor. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

    Quais são as principais técnicas de copywriting?

    Para uma boa estratégia, conheça algumas técnicas de copywriting.

    1. Escreva títulos chamativos

    Um bom título merece um clique. Use verbos nas chamadas e seja claro no que o texto vai oferecer ao leitor. Pesquise ferramentas de otimização para motores de busca (SEO) que possam ajudar nessa missão. 

    2. Ofereça algo

    Não adianta tentar vender sem oferecer algo em troca. Use a técnica para convencer o lead ou cliente a preencher um formulário, por exemplo. Ofereça um conteúdo extra, algum desconto, brinde ou frete grátis. 

    3. Apresente números

    Informações relevantes constroem autoridade. Mostre dados reais e úteis para o leitor. 

    4. Crie uma conexão

    Lembre-se das personas e se coloque no lugar delas. Como seu conhecimento pode as ajudar? O que o produto oferece de benefícios? O texto deve conversar com o público dando soluções para a dor do cliente. 

    5. Escolha o tom de voz certo

    Conhecendo a persona, você saberá como se comunicar com ela. Evite jargões técnicos caso esteja tentando atrair um público leigo na área, por exemplo; para essas pessoas, exemplos e cases são interessantes. Já se a proposta é realmente impressionar um cliente expert, dê informações relevantes. É o público que também vai ditar se o texto deve ser bem-humorado ou mais sério. Agora, é só praticar e acompanhar os resultados!

    A hospedagem da Locaweb é uma ótima opção para o seu site WordPress

    Clique aqui