YouTube é uma plataforma relevante para divulgar produtos e serviços, e você pode deixar seu negócio em evidência por lá com uma boa estratégia de marketing.

Para divulgar um produto ou serviço, vale apostar em diferentes estratégias de marketing. Em especial uma delas, a estratégia no YouTube. Pensando nisso, preparamos este artigo em que você vai conferir sobre: 

  • O que é estratégia de marketing. 
  • Tipos de estratégia de marketing. 
  • Passo a passo de como fazer uma estratégia de marketing no YouTube. 

Acompanhe a leitura para ter acesso a todas as dicas! 

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    O que é estratégia de marketing?

    A estratégia de marketing diz respeito a uma série de ações feitas em diferentes plataformas e de modos diversos para, sobretudo, atrair potenciais clientes ou reter aqueles que já fazem parte da sua base de contatos. 

    Segundo a Associação Americana de Marketing (AMA), marketing pode ser definido como uma “atividade ou conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, clientes, parceiros e sociedade em geral”. 

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    5 tipos de estratégia de marketing

    Marketing digital

    Sem dúvidas, o marketing digital tem sido a principal estratégia adotada por empreendedores e organizações de diferentes segmentos de mercado. Diz respeito, basicamente, ao ato de usar a internet para promover seus produtos e serviços

    Dessa forma, é possível divulgá-los usando as redes sociais, e-mail marketing, produzindo conteúdo para sites e blogs, entre outras atividades. 

    Na imagem há uma moça sorridente em um restaurante, olhando para o celular e sorrindo. A foto faz parte do conteúdo sobre estratégia no youtube.
    O marketing digital se tornou uma das estratégias mais usadas nos últimos tempos. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Inbound marketing

    Diferente do outbound marketing, que explicaremos a seguir, o inbound marketing tem uma proposta de ser mais sutil e atrair o público sem que as propagandas precisem soar de forma incisiva ou agressiva.  

    Nesse caso, o inbound marketing está pautado, sobretudo, na produção de conteúdo de qualidade que consiga estimular o potencial público a fazer determinada ação desejada, como comprar ou obter mais informações sobre algo.  

    E, para tornar tudo ainda mais efetivo, é preciso entender o que é uma persona. Baseada em dados reais de comportamento e características de clientes, as personas são representações que possuem histórias pessoais, objetivos, interesses, preocupações e também motivações. Dessa forma, é possível guiar a estratégia de Marketing Digital a esse cliente hipotético, a persona. 

    Outbound marketing

    É o marketing tradicional, usando meios como TV, rádio, outdoors, anúncios em revistas e jornais, entre outras medidas. Apesar de estar presente em plataformas analógicas e físicas, também é empregado no ambiente digital. 

    O outbound marketing é marcado por uma linguagem persuasiva, que encoraja as compras. Pode, em alguns casos, ser incisivo e até agressivo, e costuma ser mais caro em termos de investimento do que o inbound marketing. 

    Marketing de conteúdo

    Independentemente da estratégia de marketing usada, o conteúdo impera em todas elas. Mas, especificamente no marketing de conteúdo, a preferência é pela produção de informações de qualidade, sem que, necessariamente, venda-se o produto em um primeiro momento. 

    Ao conhecer sua persona e entender suas dores, fica mais fácil elaborar conteúdos que agreguem valor ao seu público. Por exemplo, uma instituição de Ensino Superior pode criar um blog e nele desenvolver materiais como blogposts, e-books, áudios, e-mails e newsletters que expliquem sobre a importância do Ensino Superior, como uma faculdade ajuda a conseguir as melhores oportunidades no mercado e, na sequência, apresentar os cursos oferecidos e convidar para saber mais. 

    A estratégia é pautada em um funil, composto basicamente de três etapas: topo, meio e fundo. No topo, são produzidos conteúdos para promover aprendizado e descoberta; no meio, para que a pessoa perceba que tem um problema e precise considerar uma solução para resolvê-lo; e, por fim, o fundo, que é onde se concentram as informações comerciais, visando a conversão da venda. 

    Marketing viral

    Muito comum nas redes sociais, o Marketing Viral é uma estratégia eficiente na propagação da mensagem compartilhada, uma vez que atrai e surpreende o público. Por ser uma estratégia em que o próprio público-alvo espalha a mensagem, a técnica é considerada de baixo custo, quando comparada as ações tradicionais. 

    Entre as várias plataformas para se fazer qualquer uma dessas ações de marketing está o YouTube. Na sequência, confira um passo a passo de como fazer uma estratégia de marketing no YouTube e fazer seu negócio decolar por lá! 

     Mulher com fones de ouvindo olhando um vídeo do Youtube no notebook e escrevendo em uma folha de papel ao lado.  
    A estratégia de marketing via YouTube é excelente para ampliar o conhecimento e visibilidade em torno do que você vende. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Passo a passo de como fazer uma estratégia de marketing no YouTube

    Lançado em 2005, o YouTube segue relevante quando o assunto é estratégia de marketing. Seja por meio de vídeos curtos, seja com vídeos longos, nessa plataforma é possível tornar seu produto ou serviço conhecido, atraindo seguidores que podem se converter em clientes e até em fãs da sua marca. 

    Descubra, a seguir, como mandar bem em termos de marketing nessa rede: 

    1. Crie conteúdo de qualidade

    Em vez de simplesmente pedir para as pessoas comprarem seu produto ou serviço, a grande sacada aqui é falar sobre o assunto ou dor que ele resolve. Lembra do marketing de conteúdo? Pois é, ao conhecer sua persona, fica mais fácil de atingir em cheio o que ela precisa. 

    Por exemplo, você é uma pessoa que busca mais atração de clientes para o seu e-commerce ou, ainda, atração de novos clientes para suas atividades freelancers.  

    Então, é possível, nesse caso, criar vídeos curtíssimos, como os shorts, ou mesmo versões longas sobre as dificuldades no dia a dia, benefícios dos seus produtos ou serviços, informações relevantes sobre o seu nicho, entre outras ideias. 

    2. Interaja com seu público

    Feita a publicação, basta deixar o vídeo lá e fazer outra coisa? Não exatamente. O ideal é monitorar regularmente as publicações, usando o próprio dashboard do YouTube. 

    Por lá, é possível ler e responder comentários, além de observar se há possíveis detratores, ou seja, pessoas que estejam falando mal do seu produto ou serviço e pensar em como agir nesse caso.  

    É importante pontuar que, especificamente sobre os detratores, não é indicado ignorá-los, tampouco ter uma postura agressiva ou excluir comentários. O ideal é pensar em como apaziguar a situação e resolver os conflitos existentes com uma postura sensata e amigável. 

    3. Use outras redes para divulgar seus vídeos

    Mesmo apostando no YouTube como canal principal das suas ações de marketing, o indicado é divulgar os vídeos em outras redes sociais.  

    Você pode adaptar o conteúdo em versões diferentes, como os reels do Instagram, convidando a pessoa para assistir ao conteúdo completo no YouTube. 

    4. Aposte em SEO

    SEO é a sigla de Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de busca. A partir do uso de tags sobre seu produto ou serviço, títulos curtos, URL personalizada, descrição informativa e detalhada, sempre associado à palavra-chave que faça sentido ao que está sendo divulgado. 

    Dessa forma, você orienta e treina os algoritmos do YouTube a notarem seu conteúdo como conteúdo de qualidade, ampliando suas chances de ter um maior alcance e, portanto, maior visibilidade. 

    Ao seguir todos esses passos, você terá mais chances de alavancar sua estratégia de marketing pelo YouTube. E os vídeos também podem ser embedados e divulgados em seu site.  

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