A presença do  gestor de empresas no dia a dia das operações é fundamental para o sucesso do negócio. Mas você sabia que essa gestão pode ser feita de maneira remota?

É isto mesmo que você acabou de ler! A administração e gestão de negócios pode ser feita de qualquer lugar, independente de onde estiver!

Para te mostrar como a gestão remota é realizada, além de listar os benefícios desta modalidade, criamos este conteúdo especial. Confira!

O que é gestão de negócios?

Diversas frentes estão envolvidas para a concretização das atividades de uma empresa, como por exemplo:

  • financeiro
  • comercial
  • marketing
  • logística
  • recursos humanos

O planejamento, organização e liderança das tarefas de todos os setores, assim como o controle e monitoramento dos resultados obtidos pela empresa é realizado pelo gestor de negócios.

Ele pode ser o proprietário, que atua à frente da própria empresa na tomada de decisões e na participação das atividades, como também pode ser um colaborador que atua como braço direito dos sócios para alcançar os objetivos do negócio.

E a presença destes profissionais no dia a dia da empresa é fundamental para o sucesso do negócio. Afinal de contas, o controle da operação e a administração dos setores, recursos e resultados depende da sua análise e otimização.

como fazer gestão remota

Como fazer uma boa gestão de negócios?

Para contar com resultados positivos em seu negócio, veja algumas dicas para estabelecer no dia a dia da sua empresa:

1) Objetivos e metas claras

Sem saber onde quer chegar fica difícil estabelecer processos e analisar os resultados da empresa.

É essencial criar objetivos e metas claras divididos em períodos para o acompanhamento da equipe e tomada de decisões do gestor.

  • Qual é o objetivo mensal do negócio?
  • Existe alguma meta semestral e anual?
  • Todos estão cientes do próprio papel para a conquista destes resultados?

Estas são algumas perguntas que o gestor deve ter a resposta em mãos para uma melhor gestão.

2) Entendimento dos processos

Embora a gestão de negócios seja formada pelo controle de vários setores, dificultando o aprofundamento em cada um deles, os gestores de negócios devem ter o entendimento dos processos para assim conseguirem planejar as ações e liderar os times.

Nada pior para a rotina dos colaboradores do que gestores que estabelecem metas irreais diante das demandas operacionais. Para resolver isso, é essencial o entendimento dos processos e das atividades desenvolvidas pelas equipes.

3) Acompanhamento das equipes

Falando sobre as equipes, gestores de negócios devem ter uma comunicação clara e efetiva com seus colaboradores. Desde o treinamento das funções até o acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos E isto pode ser feito de diversas maneiras.

Seja de forma física e presente na liderança dos times, se envolvendo diretamente com o operacional, ou na administração e controle remoto das atividades e resultados.

A gestão remota, inclusive, é uma questão em ascensão na maior parte das empresas visto a otimização de recursos e do crescimento de postos de trabalho home office.

Como fazer a gestão remota?

Movimentar os fluxos de trabalho a partir de um planejamento estratégico, é papel dos gestores de negócios. E isso não significa estar presente em um mesmo ambiente que sua equipe.

A gestão pode ser feita de qualquer lugar, basta seguir alguns passos, veja quais são os principais deles:

1) Desenvolvimento da comunicação

Cada empresa possui um formato e modelo de negócio. Em trabalhos remotos, principalmente, é fundamental contar com regras e organização para o desenvolvimento das atividades e entregas.

Estabeleça uma rotina de comunicação com seus colaboradores, para que o planejamento e a execução dos trabalhos sejam tratados com prioridade.

Além disso, invista em feedbacks em grupo e individuais para que mesmo a distância, a proximidade e o sentimento de equipe sejam desenvolvidos.

2) Definição das ferramentas

Escolher uma ferramenta de gestão de negócios irá facilitar seu dia e ajudar na execução da gestão remota.

Atualmente, existem diversos recursos, no qual você pode gerenciar demandas, acompanhar o desenvolvimento das atividades e analisar métricas e resultados por períodos específicos, alguns até em tempo real.

Um exemplo deste tipo de tecnologia é o sistema da ConnectPlug. Nele, o gestor consegue acompanhar o seu modelo de negócio, visualizando indicadores e até mesmo número de vendas realizadas em tempo real pela equipe comercial.

A ferramenta funciona como um painel de controle remoto completo via internet, ou seja, você pode estar totalmente atualizado com os dados da empresa, mesmo não estando fisicamente lá.

Além disso, a ferramenta é conectada a uma “retaguarda” em nuvem – sistema de gestão ERP – dando assim segurança nas suas métricas e precisão dos resultados.

Tenha acesso às vendas, faturamento, controle de estoque, financeiro e análise dos dados do seu negócio, na palma da sua mão. Podendo até controlar mais de um estabelecimento em apenas uma plataforma online.

3) Treinamento das equipes

Com a ferramenta ideal escolhida, é o momento de treinar e capacitar suas equipes para o entendimento dos recursos disponíveis.

São eles que irão estar à frente das operações, com o dever de atualizar as informações e números de forma correta para a sua gestão.

Capacite seus colaboradores constantemente  e guie-os no entendimento da importância de cada função para a obtenção de melhores resultados.

A implementação de uma gestão remota não é complicada, porém, necessita de tempo e alinhamentos constantes para que seja feita da forma mais assertiva.

o que é gestão remota

Benefícios da gestão remota

1) Trabalho mais ágil e eficiente

Ter um mesmo local com as principais informações do seu negócio, de maneira organizada e segmentada, é totalmente possível com as ferramentas de gestão remota, tornando trabalho dos gestores mais ágil e eficiente.

2) Equipes sustentáveis

É possível criar equipes sustentáveis que consigam gerir suas atividades de maneira autônoma e produtiva. Sem necessariamente o gestor estar presente no ambiente da empresa para que a operação do negócio funcione.

3) Decisões mais assertivas

É comum ter que recalcular a rota de ações, objetivos e atividades do negócio quando os números e métricas começam a ser analisados.

Com dados e informações devidamente organizados, além de equipes bem treinadas, é possível tomar decisões de forma rápida e assertiva.

4) Clima organizacional

Sem o gestor envolvido em cada processo presencialmente, os colaboradores conseguem ter mais autonomia em suas atividades, assumindo o protagonismo de sua rotina e maior entendimento do trabalho desenvolvido, potencializando assim o clima organizacional.

Viu só como é possível realizar uma gestão remota do seu modelo de negócio? Basta ter uma boa organização e não esquecer dos principais pontos citados neste conteúdo.

E você, já pensou em ter o controle da sua empresa de onde estiver?