A comunicação empresarial é uma atividade fundamental para garantir o sucesso dos negócios

A comunicação empresarial é uma atividade estratégica para promover a imagem de uma empresa, tanto para o público interno quanto externo. A técnica é parte integrante do sucesso das empresas modernas, pois permite transmitir suas mensagens de marketing, delegar tarefas, simplificar operações e muito mais.

As falhas de comunicação geram desperdício de tempo, diminuem a produtividade e geram prejuízo de imagem e financeiro. Somente para as empresas dos Estados Unidos, elas custam US$ 1,2 trilhão por ano, segundo estimativa da Grammarly e Harris Poll, atingindo organizações de todos os tamanhos.

Os negócios com até 50 empregados, por exemplo, perdem mais de US$ 600 mil por ano em faturamento, enquanto as companhias maiores, com mais de 10 mil funcionários, têm um prejuízo anual de US$ 125 milhões. Em média, uma empresa perde anualmente US$ 12 mil para cada empregado.

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    O que é comunicação empresarial?

    Um grupo de quatro rapazes e uma mulher estão em volta de uma mesa de reunião, interagindo com um notebook.
    (Fonte: Third Man/Pixels/Reprodução)

    A comunicação empresarial é o processo de compartilhamento de informações com pessoas e organizações, seja dentro do negócio ou fora dele. A estratégia tem como principal objetivo melhorar as práticas organizacionais, eliminar conflitos, manter os colaboradores informados e reduzir erros.

    Tipos de comunicação empresarial

    A comunicação empresarial pode ser dividida, de forma geral, de acordo com o público ao qual as mensagens são direcionadas. A partir disso, é possível também identificar subcategorias da estratégia. A compreensão das características de cada tipo de comunicação é fundamental para que as empresas possam expressar adequadamente suas ideias.

    Comunicação empresarial interna

    A comunicação empresarial interna refere-se às interações entre os membros da equipe, incluindo a liderança. Ela é fundamental para o sucesso do negócio. Quanto melhor a comunicação dentro da empresa, mais fácil será alcançar os resultados almejados.

    Existem três categorias de comunicação empresarial interna:

    • Comunicação ascendente: qualquer comunicação que vem de um subordinado para um chefe, em qualquer nível da empresa.
    • Comunicação descendente: parte de um superior hierárquico para um ou mais subordinados.
    • Comunicação lateral: ocorre entre os colaboradores e pode ser interdepartamental.
    • Comunicação transversal: a comunicação é multidirecional e envolve pessoas de diferentes níveis e departamentos da empresa.
    • Comunicação circular: mais comum em pequenos negócios, permite a circulação livre de ideias de forma dinâmica e informal.

    Comunicação empresarial externa

    A comunicação empresarial externa envolve qualquer interação com os clientes, fornecedores, parceiros e públicos, além da comunidade. Ela pode ser uma comunicação individual, como de um funcionário com um cliente, ou de massa, com mensagens compartilhadas por ações de propaganda e assessoria de imprensa em diferentes meios.

    Por que investir na comunicação empresarial?

    A comunicação empresarial é essencial para apresentar novas ideias de negócio, fazer planos e propostas, executar decisões, chegar a acordos, enviar e cumprir encomendas. Além disso, ajuda em vendas bem-sucedidas e reuniões eficazes.

    Ao investir em uma forte estratégia de comunicação, seu empreendimento pode envolver melhor os funcionários, facilitar a colaboração e a tomada de decisões eficazes, aumentar a produtividade e preparar o caminho para um maior sucesso nos negócios.

    Como desenvolver sua comunicação empresarial?

    a imagem mostra os painéis luminosos com várias marcas na Piccadilly Circus, em Londres.
    (Fonte: Negative Space/Pexels/Reprodução)

    Primeiro, as empresas devem pesquisar seus métodos de comunicação para identificar ineficiências e gargalos antes de correr para criar produtos e serviços ou atualizar as ferramentas de comunicação. A implementação de estratégias adequadas pode levar a mais oportunidades de crescimento.

    A seguir, veja 8 dicas para otimizar a comunicação de sua empresa.

    1. Alinhe a comunicação com os objetivos da empresa

    A imagem a ser construída para o negócio deve estar alinhada com as atividades desenvolvidas. A missão, visão, valores e objetivos da organização são pedras fundamentais para elaborar uma estratégia eficaz de comunicação empresarial.

    2. Entenda a audiência

    Entender seu público, tanto interno quanto externo, é fundamental para melhorar as habilidades de comunicação empresarial. Isso significa mais do que apenas ouvir o que alguém diz, também envolve observar o tom de sua voz e como eles estão se sentindo quando dizem algo.

    3. Escolha o canal de comunicação

    Cada mensagem tem um meio adequado para ser veiculada. A empresa pode e deve utilizar os diferentes canais de comunicação. Entre as principais ferramentas nesse sentido, estão: conversas pessoais, reuniões presenciais, telefonemas, teleconferências, intranet, anúncios, imprensa e redes sociais.

    4. Incentive o engajamento

    A comunicação moderna é horizontal, construída de forma coletiva. Dessa forma, a participação de seu público é fundamental para a promoção da imagem da empresa. A organização deve estimular seus colaboradores e clientes a participar de forma ativa do processo de comunicação. 

    5. Seja claro, objetivo e transparente

    Quanto mais nítida, objetiva e transparente for a mensagem, maior a possibilidade de seus colaboradores e clientes entenderem. Por essa razão, é importante evitar uma comunicação prolixa, com informações desnecessárias que podem confundir o público.

    6. Priorize os dispositivos móveis

    Embora existam diversos canais, grande parte da comunicação atual é realizada por meio de celulares e tablets. Portanto, qualquer mensagem em meio eletrônico deve levar em conta as características dos dispositivos móveis.

    7. Acompanhe os resultados

    O monitoramento dos resultados da comunicação empresarial permite identificar falhas e aprimorar o processo de forma contínua. Se uma estratégia está se mostrando ineficaz, é hora de corrigir as imperfeições.

    8. Use a tecnologia

    O contato interpessoal e via meios impressos continua sendo importante. Contudo, as soluções digitais propiciam um alcance mais amplo, além da segmentação de mensagens com facilidade. Nesse sentido, a tecnologia é um aliado fundamental para a comunicação empresarial.

    Usar uma ferramenta de grande alcance na sua estratégia de comunicação melhora os resultados do seu negócio.

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