O Google EEAT determina como é feita classificação de páginas da web pelo maior mecanismo de busca do mundo.

Ao mesmo tempo que a internet se tornou uma excelente vitrine para negócios e empresas, também virou um espaço de alta concorrência. De acordo com o Statista, existem quase 2 bilhões de sites em todo o mundo. Para melhorar a experiência de usuários nesse mar de conteúdo, foi criado o Google E-E-A-T, uma série de diretrizes para organizar as páginas da web. 

Em mercados competitivos, a otimização de E-E-A-T pode ser um diferencial. Os algoritmos do Google buscam valorizar os sites e negócios que se esforçam para criar conteúdos confiáveis e relevantes. Ao adotar essas diretrizes em suas páginas, empresas podem se destacar e alcançar mais pessoas. 

Entenda mais sobre o que é o Google E-E-A-T e como torná-lo um aliado do seu site. 

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    O que é o Google E-E-A-T?

    um homem com um celular em uma mão e digitando no notebook com a outra. A imagem faz parte do conteúdo sobre E-E-A-T. 
    O Google E-E-A-T foi adotado para estabelecer parâmetros de qualidade nos conteúdos oferecidos pela internet.  (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    O termo E-E-A-T é um conceito usado pelo Google e outros mecanismos de busca para avaliar a qualidade do conteúdo online. E-E-A-T é a sigla para Expertise (especialização), Authoritativeness (autoridade) e Trustworthiness(confiança)

    No final de 2022, o Google atualizou a ideia, introduzindo também a experiência (Experience) como fator relevante para suas diretrizes de busca, o que resultou na concepção do Google E-E-A-T. 

    O Google E-E-A-T melhora a qualidade dos resultados de pesquisa fornecidos pelos mecanismos de busca. As diretrizes fornecem critérios claros aos avaliadores que desempenham um papel na classificação da qualidade dos resultados de pesquisa, ajudando a proteger os usuários de informações imprecisas, enganosas ou prejudiciais. 

    O conceito incentiva a criação e a promoção de conteúdo de alta qualidade, recompensando páginas e fontes consideradas como autoridade com uma melhor visibilidade nos resultados de pesquisa. Portanto, o E-E-A-T contribui para manter a integridade das pesquisas online, impedindo a proliferação de fake news ou spam, e desempenha, portanto, um papel fundamental na experiência de pesquisa online dos usuários. 

    Em resumo, os quatro fatores de classificação servem para atestar a credibilidade de empresas e pessoas produtoras de conteúdo, levando sempre em conta a experiência, especialização, autoridade e confiabilidade que autores têm nos assuntos sobre os quais escrevem. 

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    O que é e qual o impacto do EEAT nas páginas YMYL?

    O YMYL é uma sigla que significa “Your Money or Your Life” em inglês, o que pode ser traduzido como “Seu Dinheiro ou Sua Vida”. Esse conteúdo aborda questões relacionadas à saúde, bem-estar financeiro, segurança e qualidade de vida dos usuários que são melhores classificados pelos motores de busca. 

    Como as informações contidas nas páginas YMYL podem ter um impacto significativo na vida das pessoas, o Google aplica critérios de avaliação mais rigorosos a esse tipo de conteúdo, com páginas escritas por especialistas ou organizações com conhecimento relevante no assunto. 

    Dessa forma, o EEAT tem um impacto significativo nas recomendações de páginas YMYL nos resultados de pesquisa do Google. O não cumprimento dessas diretrizes pode resultar em uma classificação mais baixa nos resultados de pesquisa, o que possivelmente terá um impacto significativo nas interações dos usuários e na reputação online do site. 

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    Como melhorar o EEAT do negócio online?  

    Homem com um celular na mão e um notebook a sua frente conferindo sobre as diretrizes do Google de E-E-A-T. 
    A compreensão do funcionamento do Google EEAT pode ser um importante diferencial para a visibilidade de seu negócio online. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Melhorar o E-E-A-T do site da empresa é uma ação fundamental para aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa do Google. A implementação das práticas é um processo contínuo, com avaliação dos resultados e ajustes na estratégia. A construção de uma reputação online sólida leva tempo, mas é um investimento valioso para o sucesso a longo prazo do seu negócio online. 

    Saiba como aperfeiçoar o EEAT do site ou blog de sua empresa. 

    1) Forneça conteúdo de qualidade

    Certifique-se de que o conteúdo do seu site seja informativo, útil, original e bem pesquisado. Crie conteúdo original para seus visitantes, respondendo às perguntas comuns do seu público, e lembre-se de revisitar e atualizar regularmente seu conteúdo para garantir que as informações sejam precisas e estejam de acordo com as tendências atuais. 

    2) Demonstre competência

    Produza conteúdos que mostrem sua experiência e conhecimento, isso pode incluir postagens de blog, vídeos, infográficos e webinars. Apresente estudos de caso de projetos anteriores realizados pelo seu negócio, mostrando os desafios enfrentados, as soluções implementadas e os resultados obtidos, e incentive clientes satisfeitos a deixarem depoimentos sobre o seu negócio. 

    3) Cite fontes confiáveis

    Ao criar os conteúdos, cite e ofereça links para fontes confiáveis sempre que apropriado. Isso não apenas fornece suporte às suas afirmações, mas também demonstra que você está baseando suas informações em dados sólidos. Evite citar fontes que sejam conhecidas por disseminar dados enganosos ou desatualizados. Exemplos de fontes confiáveis incluem instituições acadêmicas, sites governamentais e estudos científicos. Procure oportunidades de colaboração com outros sites e profissionais do seu setor. 

    4) Avalie a sua reputação online

    Monitore o que está sendo dito sobre sua empresa online e responda a críticas e comentários de maneira profissional. Existem diversas ferramentas disponíveis para monitorar a reputação online, como Google Alerts, Social Mention e Brandwatch. Escolha aquelas que mais se adéquem às suas necessidades e ao seu orçamento. 

    5) Tenha um site seguro

    Investir em segurança cibernética é uma estratégia fundamental para melhorar a EEAT do seu site. A segurança online desempenha um papel crucial na construção da confiança dos usuários e na proteção dos dados deles. Certifique-se de que seu site tenha um certificado SSL válido e realize testes regulares de vulnerabilidade, além de auditorias de segurança. 

    6) Ofereça uma experiência do usuário excepcional

    Em última análise, o E-E-A-T se resume a proporcionar uma experiência positiva aos visitantes do seu site. Isso inclui a facilidade de uso, o acesso a informações confiáveis e uma sensação geral de confiabilidade. Garanta que o site seja responsivo, ou seja, adapte-se automaticamente a diferentes dispositivos, como smartphones, tablets e computadores. 

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