O processo de versionamento propõe-se ter controle das mudanças e de possíveis problemas no desenvolvimento de aplicações. 

O versionamento de software é um processo essencial na gestão e controle de mudanças em um programa ou aplicação ao longo do tempo. Ele envolve a atribuição de números ou rótulos – geralmente chamados de “versões” ou “releases” – a diferentes interações de um software à medida que ele evolui. 

Dessa forma, o versionamento permite que desenvolvedores e usuários acompanhem as mudanças, identifiquem versões estáveis, compreendam as alterações introduzidas e gerenciem a compatibilidade entre diferentes versões do software

Além disso, é um processo fundamental para facilitar a colaboração entre equipes de desenvolvimento, pois fornece um meio consistente de comunicação sobre o estado do software. 

Ferramentas de controle de versão, como o Git, foram amplamente adotadas na indústria de desenvolvimento de software, permitindo que desenvolvedores acompanhem as alterações de código, trabalhem paralelamente em diferentes recursos e revertam para versões anteriores quando necessário, garantindo, assim, uma gestão eficaz dos softwares em constante evolução. 

Um rapaz sentado em frente a três telas de computador com códigos abertos no visor. A imagem compõe o conteúdo sobre importância do versionamento de software.
Processo de versionamento é essencial para acompanhar as mudanças no código do software. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 
Navegue pelo índice

    História do versionamento de software

    Nas décadas de 1950 e 1960, quando os primeiros programas começaram a ser desenvolvidos, não havia um sistema formal de versionamento. As pessoas programadoras frequentemente mantinham registros manuais das alterações feitas nos códigos-fonte e faziam cópias de backup em fitas magnéticas. 

    À medida que os sistemas se tornaram mais complexos e o desenvolvimento de software cresceu em escala, ficou evidente a necessidade de uma abordagem mais estruturada, e a evolução do versionamento ganhou impulso significativo nas décadas de 1970 e 1980, com o surgimento de sistemas de controle de versão centralizados como o Revision Control System (RCS) e o Source Code Control System (SCCS). 

    Essas ferramentas permitiam que as pessoas desenvolvedoras registrassem e controlassem as alterações em um repositório central, facilitando a colaboração e o rastreamento de versões. No entanto, esses sistemas tinham suas limitações, especialmente em ambientes de desenvolvimento distribuído e colaborativo. 

    Computador característico dos anos 1990 para representar a necessidade e evolução do versionamento de softwares historicamente.  
    O versionamento de softwares começou junto da programação. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    A verdadeira revolução no versionamento de software veio com o advento de sistemas de controle de versão distribuídos, como o Git, desenvolvido por Linus Torvalds em 2005. O Git ofereceu uma maneira altamente eficiente e descentralizada de rastrear alterações no código-fonte, permitindo que pessoas desenvolvedoras de todo o mundo colaborassem em projetos de código aberto e privados. 

    Desde então, o Git se tornou a ferramenta de controle de versão mais adotada na indústria de desenvolvimento de software, impulsionando a agilidade no desenvolvimento e facilitando o versionamento de software em larga escala. 

    Benefícios do versionamento de software

    O versionamento oferece uma série de benefícios significativos para devs, equipes de projetos e organizações como um todo.  

    • Colaboração entre equipes: facilita a colaboração entre membros da equipe, permitindo que várias pessoas trabalhem simultaneamente no mesmo projeto, sem interferirem negativamente no trabalho uns dos outros. 
    Moça digitando em seu notebook. Na tela há um código de programação aberto.
    Rastreamento, comunicação e gerenciamento estão entre os principais benefícios de se trabalhar com versionamento. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 
    • Rastreamento de histórico: outro benefício é a capacidade de rastrear o histórico de alterações e recuperar versões anteriores do software. Isso é essencial para a solução de problemas e a correção de bugs, permitindo que as pessoas desenvolvedoras identifiquem quando e como um problema foi introduzido e, assim, acelerem o processo de resolução. 
    • Gerenciar lançamentos e versões: além disso, o versionamento fornece uma maneira eficaz de gerenciar lançamentos e versões, facilitando a identificação das versões estáveis para usuários finais e a entrega de atualizações consistentes e confiáveis. 

    Ferramentas de versionamento

    Existem várias ferramentas de versionamento de software amplamente utilizadas na indústria de desenvolvimento.  

    Git

    Entre as mais conhecidas, está o já citado Git, famoso por sua eficiência, flexibilidade e capacidade de suportar desenvolvimento distribuído. Já o GitHub e o GitLab são plataformas populares que usam o Git para hospedar e colaborar em projetos de código aberto e privados. 

    Subversion

    Outra ferramenta disponível é o Subversion, um sistema de controle de versão centralizado que foi muito utilizado antes do Git se tornar tão popular. Ele ainda é usado em muitos ambientes corporativos e é conhecido por sua simplicidade e facilidade de uso. 

    Perforce

    O Mercurial é uma alternativa que oferece um sistema de controle de versão distribuído, e o Perforce (também conhecido como Helix Core) é uma ferramenta de controle de versão focada em ambientes empresariais, amplamente utilizado na indústria de jogos e em empresas que gerenciam grandes ativos digitais. 

    Apache

    Pode-se citar ainda o Apache Subversion (Apache SVN), versão de código aberto do Subversion que é mantido pela Apache Software Foundation. Ele oferece muitos dos recursos do Subversion padrão, mas com melhorias e atualizações adicionais

    Essas são apenas algumas das muitas ferramentas de versionamento de software disponíveis, e a escolha entre elas geralmente depende das necessidades específicas do projeto e da preferência da equipe de desenvolvimento. 

    Desafios do versionamento   

    Apesar de ser uma prática fundamental para o desenvolvimento de software, o versionamento enfrenta diversos desafios que podem impactar negativamente o processo de desenvolvimento e a qualidade do software. 

    Um dos principais desafios é o gerenciamento de conflitos: conforme várias pessoas vão se envolvendo em um projeto, é comum que diferentes ramos de desenvolvimento colidam, resultando em conflitos de mesclagem que precisam ser resolvidos manualmente. 

    Para isso, é fundamental estabelecer práticas sólidas de comunicação e colaboração entre membros da equipe, além de usar ferramentas de controle de versão que facilitem a detecção e resolução de problemas

    A imagem mostra uma mulher e homem desenvolvedores sentados em frente a seus computadores, conversando sobre versionamento de software.
    A colaboração entre membros da equipe é essencial no trabalho de versionamento. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Outro desafio significativo é a manutenção de uma estrutura de versionamento clara e coerente ao longo do tempo. Ao passo que um projeto cresce e evolui, é fácil perder o controle das versões e das etiquetas. 

    Isso pode dificultar a identificação de versões estáveis ou a recuperação de versões anteriores. Nesse sentido, é essencial estabelecer diretrizes de nomenclatura e etiquetagem consistentes, além de documentar adequadamente as versões e suas alterações. 

    Por fim, a escalabilidade também é um ponto de atenção à medida que os projetos crescem e envolvem várias equipes e repositórios. Gerenciar de forma eficaz o versionamento em um ambiente complexo pode ser complicado. 

    Muitas organizações adotam práticas de integração contínua (CI) e entrega contínua (CD) para automatizar a compilação, teste e implantação de software, o que ajuda a manter um fluxo de desenvolvimento suave e consistente em escala. 

    Por que aprender sobre versionamento de software?

    O versionamento de software é a espinha dorsal que permite o controle, rastreamento e gerenciamento eficaz das mudanças no código-fonte ao longo do tempo. Sem um sistema de versionamento sólido, as equipes de desenvolvimento enfrentariam desafios significativos, como a dificuldade em colaborar em projetos, rastrear bugs e implementar atualizações de software de forma confiável. 

    Além disso, o versionamento desempenha um papel fundamental na garantia de que versões estáveis e testadas estejam disponíveis para usuários finais, promovendo a confiabilidade e a qualidade do software. Em um mundo onde a agilidade e a evolução contínua são essenciais, o versionamento é um pilar que sustenta o desenvolvimento de software moderno e a inovação tecnológica

    Mulher desenvolvedora em frente a seu computador com um editor de código aberto na tela.  
    Habilidade em versionamento é desejável no mercado de trabalho. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Aprender sobre versionamento de software é uma habilidade fundamental que melhora a eficiência, colaboração e qualidade de trabalho de quem desenvolve, além de permitir que profissionais acompanhem as alterações no código-fonte, revertam para versões anteriores em caso de problemas e trabalhem de forma colaborativa, tudo isso enquanto mantêm um registro claro e organizado do histórico de desenvolvimento.  

    Dominar essa prática não apenas aprimora a gestão de projetos, mas também faz de devs profissionais mais versáteis e valiosos no mercado de trabalho e na área de desenvolvimento de software. 

    Conheça o Servidor VPS da Locaweb

    O Servidor VPS da Locaweb é uma ótima opção para quem deseja mais  flexibilidade e autonomia para suas aplicações e projetos. 

    A Locaweb possui Data Center no Brasil e suporte especializado a qualquer hora, em português.  

    Facilite o desenvolvimento e o gerenciamento de suas aplicações com o Servidor VPS da Locaweb!

    Clique aqui