Integração entre desenvolvimento e operações é importante para a execução de projetos, e isso é DevOps

O sucesso de um projeto depende de uma boa comunicação. Para isso, há práticas e processos que ajudam um time de tecnologia da informação (TI) a organizar as demandas e realizar o desenvolvimento de produtos de forma otimizada. Uma delas é o DevOps

O significado do conceito vem da junção de duas palavras em inglês: development e operations; ou seja, DevOps significa a união das áreas de desenvolvimento de software e de operações. Essa integração é necessária para que as entregas tenham qualidade e saiam de forma contínua.  

Navegue pelo índice

    O que é DevOps

    DevOps é uma cultura que envolve uma série de práticas e processos a serem executados pelos times de Desenvolvimento, Operações de TI e Engenharia de Qualidade e Segurança. As ações realizadas pelas equipes em conjunto agilizam o desenvolvimento, pois padronizam processos desde o planejamento do produto até o lançamento de softwares e aplicativos. 

    Entre os processos estão previstos testes, atualizações contínuas e todas as fases do desenvolvimento até a entrega. Dessa forma, é possível realizar projetos de forma mais segura e com melhor qualidade, sem falar no desempenho e na rapidez envolvidos. 

    A integração entre times é uma das premissas do DevOps
    A integração entre times é uma das premissas do DevOps. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Quais são os 4 principais componentes de DevOps?

    Para que tudo corra dentro da cultura de DevOps, há quatro pilares básicos a serem seguidos:

    1. comunicação;
    2. colaboração;
    3. automação;
    4. monitoramento.

    1. Comunicação

    Sem dúvida, a comunicação é a base de uma entrega de qualidade. Para que a cultura DevOps se estabeleça, os times devem dialogar sobre as etapas do projeto, os possíveis problemas e os prazos estipulados.

    Essas informações evitam desalinhamentos, perda de tempo e conflitos, bem como ajudam a prever erros. Como as áreas têm demandas distintas, a abertura para a conversa é essencial para que o projeto seja entregue conforme o esperado.

    É importante que as áreas dialoguem sobre os desafios, sugiram soluções e estejam em constante contato. Times alinhados evitam instabilidades e atrasos.  

    2. Colaboração

    O resultado de uma comunicação eficiente é um ambiente colaborativo. Um pilar não sobrevive sem o outro no DevOps. Discutir vulnerabilidades e fazer o gerenciamento de risco de cada área ajuda na proposta de soluções e nos alinhamentos. 

    É importante que a empresa determine e padronize os canais de comunicação, pois há várias pessoas envolvidas no desenvolvimento de um produto.

    3. Automação

    Em vez de realizar manualmente tarefas repetitivas, como o deploy de código em produção, isso pode ser automatizado usando scripts ou ferramentas como Jenkins e Ansible. Dessa forma, a equipe de operações pode se concentrar em tarefas mais valiosas, enquanto a automação garante que o processo seja consistente e eficiente.

    Além disso, a automação ajuda a reduzir o tempo de resolução de problemas e aumenta a qualidade do produto, pois minimiza a chance de erros humanos.

    4. Monitoramento

    As melhorias ocorrem quando se acompanha de perto a performance das soluções, então o monitoramento é uma etapa essencial. É importante definir quais serão as métricas de acompanhamento, porém há cinco principais categorias que o DevOps precisa monitorar:

    1. ciclos de desenvolvimento (planejamento e codificação);
    2. implementações;
    3. vulnerabilidades;
    4. saúde do servidor;
    5. desempenho do software ou aplicativo.
    DevOps é um conjunto de práticas para agilizar entregas com qualidade.
    DevOps é um conjunto de práticas para agilizar entregas com qualidade. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

    Quais são as diferentes fases de DevOps?

    A cultura de DevOps inclui fases que envolvem times diversificados. Confira quais são elas. 

    Desenvolvimento

    A primeira fase do ciclo de vida DevOps é o desenvolvimento, que se refere ao planejamento e à codificação do software. Nessa etapa ocorrem o planejamento das atividades e a definição de metas e dos padrões de qualidade a serem alcançados. 

    Essa etapa é crucial, pois define o escopo do projeto e as diretrizes para o desenvolvimento dele. É importante investir em ferramentas que ajudem o desenvolvimento a ocorrer de forma contínua e com o monitoramento necessário. Isso permite identificar problemas e os corrigir antes da fase de testes e implantação, evitando possíveis retrabalhos e atrasos.

    Teste contínuo

    O DevOps tem como um dos objetivos evitar falhas e instabilidades. Para que isso ocorra de forma eficiente, são necessários vários testes. A testagem é uma etapa que segue todo o processo até a entrega, permitindo prever bugs e antecipar problemas antes da entrega final

    A frequência com que os testes acontecem é fundamental para evitar que no fim do projeto, na execução, sejam identificados problemas de código que precisarão ser refeitos e resultam em atraso e retrabalho para correção, ou seja, meses de esforço perdidos. 

    Integração contínua

    Para que um ambiente de colaboração seja consolidado, a integração entre os times é fundamental. A cultura DevOps exige o trabalho em conjunto entre as equipes de desenvolvimento e de operações. 

    A comunicação também é a base para que a integração funcione. Cada alteração de código precisa ser comunicada, assim como os feedbacks dos testes. 

    Implantação contínua

    A validação contínua do código também é uma das fases de DevOps, por isso é importante fazer a implementação contínua, ou seja, testar e validar cada funcionalidade desenvolvida.

    Após a validação ocorre a integração ao código-fonte, etapa na qual o desenvolvedor consegue saber se a funcionalidade vai rodar após o produto ficar pronto. 

    Monitoramento

    O monitoramento é o acompanhamento dos indicadores e das métricas de desempenho do DevOps. Essa etapa é importante para identificar falhas durante o processo e fazer possíveis ajustes. Dessa forma, não só o time precisa ser monitorado, mas também a performance das ferramentas e dos processos, assim como a qualidade do que é entregue. 

    O ciclo de vida de DevOps é indispensável para que a cultura se desenvolva de forma eficiente. Também é importante lembrar que, como todo ciclo, ele é contínuo, portanto cada etapa deve ser respeitada, então o acompanhamento é essencial. 

    Se você tem interesse em conhecer outras práticas de desenvolvimento de softwares e aplicativos, leia os conteúdos do Código Aberto e fique por dentro do assunto.

    Servidor VPS com a flexibilidade e autonomia que você precisa. Clique aqui e descubra como.

    Saiba mais