As metodologias ágeis, como o scrum, vêm ganhando muitos adeptos dentro do ambiente corporativo. Entenda o papel do scrum master.

A alta competitividade dos mercados tornou a tarefa de criar uma empresa eficiente muito mais difícil. Especialmente se o negócio trabalha com projetos de alta complexidade, é fundamental ter uma gestão produtiva para sobreviver nesse ambiente tão competitivo. 

Nesse sentido, existe um novo tipo de profissional ganhando destaque dentro das empresas: o scrum master. Mas o que é e o que faz um scrum master? Respondemos a essas perguntas ao longo deste artigo! Vamos lá? 

Navegue pelo índice

    O que é scrum? 

    O termo “scrum” pode ser definido como um conjunto de ações para gestão de projetos complexos e de alta performance. É conhecido como um framework, ou seja, uma estratégia de solução de problemas.   

    Essa técnica lida com times autogerenciáveis e multidisciplinares, nos quais profissionais trabalharão de forma colaborativa. Porém, é importante salientar que essas equipes têm responsabilidades, atividades e metas que devem ser cumpridas. 

    A ideia dessa metodologia é poupar tempo, custos e recursos, tornando todo o processo de uma empresa mais eficiente. Uma vez que líderes e liderados atuam com maior integração, grande parte dos processos burocráticos acabam tomando menos tempo de colaboradores. 

    Scrum faz parte de um grupo de ações conhecida como metodologias ágeis, que buscam formas alternativas de organização de trabalho. Além disso, o scrum é estruturado em eventos e artefatos específicos que são cruciais para o seu funcionamento. 

    Eventos 

    • Sprints: períodos fixos durante os quais um conjunto específico de tarefas deve ser concluído. 
    • Reuniões diárias ou Daily stand-ups: reuniões curtas para planejar o trabalho do dia. 
    • Revisões de sprint: avaliam o que foi alcançado durante o Sprint. 
    • Retrospectivas de sprint: oportunidades para a equipe refletir e melhorar. 

    Artefatos 

    • Product Backlog: uma lista de requisitos do produto. 
    • Sprint Backlog: um conjunto de tarefas selecionadas para o Sprint atual. 
    • Incremento: o resultado do trabalho de um Sprint. 
    scrum master ajudando os colaboradores
    Scrum: metodologia ágil que lida com times autogerenciáveis. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Os três pilares do Scrum 

    O scrum é baseado em três pilares fundamentais: a transparência, a inspeção e a adaptação. Vamos entender cada um deles detalhadamente: 

    Transparência 

    Para que o scrum funcione de maneira adequada, é preciso que todas as pessoas envolvidas no projeto tenham conhecimento dos processos, requisitos e andamento do trabalho que está sendo executado. 

    Inspeção 

    Dentro dessa metodologia, é importante inspecionar tudo é constantemente para que não fuja de controle. Essa inspeção pode ser feita por meio de reuniões diárias ou por um processo de revisão pré-definido, conhecido como sprint review

    Adaptação 

    O scrum demanda que as pessoas envolvidas demonstrem boa capacidade de adaptação. É comum que novas ideias surjam durante o processo, seja para o próprio produto, seja para processos em que ele é submetido, porém, é importante lembrar que os valores e pilares da ideia original devem ser preservados para que o projeto prospere.  

    Leia também: 

    O que é scrum master? 

    Dentro do scrum existem algumas funções importantes para que a metodologia funcione de forma adequada. A primeira é o product owner, ou seja, o “dono do produto” que está sendo desenvolvido. Ele é quem decide o que fazer, assim como em qual ordem fazer e com quais recursos. 

    A segunda é o time de desenvolvimento, também chamado de scrum team. São as pessoas que vão trabalhar dentro da metodologia, colocando a mão na massa e dando vida ao projeto. 

    Por fim, temos o scrum master, que funciona como um “coach” do scrum, e tem a atribuição de ajudar todos os colaboradores a compreender os valores, estratégias e práticas essenciais. O scrum master é um facilitador, e não um chefe. Ele está lá pra tornar o processo orgânico que ocorre dentro dos times mais eficiente e produtivo.  

    O scrum master é uma figura fundamental para um bom funcionamento do scrum
    O scrum master é uma figura fundamental para um bom funcionamento do scrum. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Quais são as funções de um scrum master? 

    Profissionais de scrum master funcionam como uma ponte entre a ideia do dono do produto que está sendo desenvolvido e o time que vai colocá-lo em prática. Pode parecer simples, mas esse trabalho cria diversas atribuições para o scrum master. Confira as principais, a seguir. 

    Planejamento de implementação 

    Implementar uma nova metodologia em um grupo de trabalho é algo bastante complexo, especialmente quando você está lidando com processos alternativos, como é o caso das metodologias ágeis.  

    Saber identificar os principais obstáculos e entender os pontos fortes do seu time de desenvolvimento são a chave para que o scrum master obtenha sucesso. 

    Liderança 

    Embora você tenha lido antes que scrum master não é um chefe tradicional, isso não significa que não tenha um papel importante de liderança dentro do scrum. É importante ter a habilidade de montar os times e criar composições com os pontos fortes de cada indivíduo. 

    Além disso, o treinamento é uma parte importante do processo. Isso faz que o time aprenda a se autogerir de maneira eficiente, possibilitando um maior volume de trabalho em menor tempo. 

    Relacionamento 

    O relacionamento não envolve apenas as conversas com o time de scrum, mas também com outras lideranças e equipes envolvidas no projeto. Criar uma cultura de diálogo e interação dentro de uma empresa é fundamental para o sucesso ao longo prazo

    Produtividade 

    Apesar da autogerência, é importante que os times se mantenham produtivos. Por isso, cabe ao scrum master identificar potenciais dificuldades e problemas durante as reuniões periódicas e contatar as pessoas necessárias. 

    Além disso, é comum que alguns indivíduos se sobrecarreguem em metodologias de trabalho alternativas, sendo função de scrum master identificar e resolver o problema.  

    Quais são as habilidades fundamentais para ser scrum master? 

    Existem algumas habilidades importantes para exercer o papel de scrum master de maneira adequada dentro de uma organização. Entre as mais importantes, estão: 

    • Facilidade com a comunicação;
    • Capacidade de construir planejamentos eficientes;
    • Alto conhecimento de metodologias ágeis;
    • Alto conhecimento do scrum;
    • Habilidades organizacionais;
    • Capacidade de liderança;
    • Facilidade em identificar e solucionar problemas. 

    VPS é Locaweb 

    Virtual Private Server (VPS) é uma forma bastante eficiente de hospedar um domínio na internet. Aliando o custo baixo e a praticidade de um servidor virtual com a segurança e privacidade de uma máquina dedicada, essa modalidade veio para ficar.  

    A melhor parte é que você pode ter acesso a esse serviço por um preço bastante acessível com a Locaweb. Além do ótimo preço, a Locaweb oferece o melhor suporte 24 horas do mercado, alta flexibilidade de planos e autonomia!  

    Confira as vantagens e os diferenciais do servidor VPS da Locaweb!

    Saiba mais