A habilidade de escrever códigos permite que você crie soluções tecnológicas, automatize tarefas, resolva problemas complexos e desenvolva sua própria carreira.

Oi pessoal, tudo bem? Hoje irei trazer um tema um pouco reflexivo para as pessoas que codam ou têm interesse em aprender programação. Vamos falar um pouco sobre por que aprender a escrever códigos é importante.

Escrever Códigos
Em um mundo cada vez mais conectado e dependente de tecnologia, a habilidade de escrever códigos se torna ainda mais relevante.
Navegue pelo índice

    Por que aprender a escrever códigos?

    Ultimamente, tenho visto muitas pessoas querendo entrar na área de desenvolvimento por conta do mercado aquecido, com promessas de grandes salários em pouquíssimo tempo e poucas realmente porque acham que faz sentido o trabalho de uma pessoa desenvolvedora e tudo o que escrever código representa.

    O código é uma ferramenta de transformação. Muitas das coisas que fazíamos antigamente foram completamente modificadas após serem transformadas em código, desde o modo que escutamos música, disseminamos conhecimento, aprendemos, interagimos com outras pessoas, entre outras coisas.

    1) Estimula o desenvolvimento das crianças

    Para as crianças, o envolvimento com o código estimula a capacidade lógica, facilitando a aprendizagem de matérias como matemática, física e também do inglês, já que a maioria das linguagens tem sua sintaxe usando esse idioma.

    Além da lógica, escrever código também estimula o próprio desenvolvimento da escrita, já que a organização das ideias durante sua escrita segue o mesmo princípio

    2) Incentiva a busca por soluções

    Com código, é possível resolver diversos problemas do mundo, como criar soluções para rastrear genoma de vírus ou desenvolver um antivírus para neutralizar os vírus de um computador.

    Desenvolvendo, você é capaz de criar soluções que podem ser utilizadas por quaisquer pessoas e em qualquer lugar do mundo. Muitas vezes, soluções que facilitam a vida de quem você ama.

    3) Reduz barreiras

    A programação é uma linguagem universal. Isso significa que em qualquer lugar do mundo as pessoas utilizam as mesmas linguagens e ferramentas para produzir, testar e deployar suas aplicações.

    O código reduz a barreira entre pessoas e propõe a inclusão. Pessoas com diversos tipos de limitações físicas, por exemplo, são capazes de produzir código com a mesma qualidade que quaisquer outras pessoas. Além disso, a acessibilidade dos softwares é um tema sempre discutido na comunidade de desenvolvimento.

    4) Possibilita trocas entre pessoas de diversas áreas

    Outra característica muito marcante do ambiente de programação é que pessoas de diversas áreas de formação codificam e podem utilizar as skills que aprenderam com suas experiências para trazer algo de valioso para o código ou para o time.

    A capacidade de comunicação, por exemplo, é muito importante para a área de desenvolvimento. Pessoas que possuem essa skill acabam tendo uma facilidade melhor de entender o que deve ser desenvolvido e fazer com que as coisas dentro de um time andem de modo mais fluido.

    5) Estimula o trabalho remoto

    A área de desenvolvimento também estimula muito o trabalho remoto. Sabendo programar, você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo e para qualquer lugar do mundo, recebendo em qualquer tipo de moeda. Além, é claro, de poder participar de times que contam com pessoas de diversas culturas diferentes.

    Leia também: Clean code: como adotar as melhores práticas ao programar?

    6) Possibilita o compartilhamento de conhecimento

    Ao contrário de muitas áreas, na programação as pessoas são estimuladas a compartilhar conhecimento, aprender de modo coletivo e ensinar o que lhes foi passado de maneira que as ferramentas open source e todo o ecossistema possam se disseminar e crescer como um todo.

    7) Estima a criatividade

    Um outro aspecto interessante de aprender a codificar é que você pode usar a sua criatividade para criar o tipo de ferramenta que você achar necessária para fazer qualquer coisa que você ache interessante.

    E cada dia que passa, as habilidades de desenvolvimento são mais importantes em todos os aspectos. As pessoas buscam otimizar seu tempo e, para isso, elas querem automatizar a maioria dos processos possíveis. E quem desenvolve os processos de automação? Sim, as pessoas desenvolvedoras.

    Bem, desejo que a sua vontade de aprender a escrever códigos tenha aumentado depois desse artigo e, precisando de ajuda, pode contar comigo. Um grande abraço.

    Conheça o Servidor VPS da Locaweb e conte com a flexibilidade e a autonomia que você precisa!

    Saiba mais