Clean code surgiu para deixar códigos mais eficientes, fáceis de ler e de manter, mesmo em softwares complexos

O conceito de clean code surgiu como uma resposta a problemas associados a códigos mal escritos. À medida que os sistemas de software se tornaram maiores e mais complexos, ficou cada vez mais difícil entendê-los, mantê-los e ampliá-los. Isso levou a uma crescente conscientização sobre a importância de escrever códigos fáceis de ler, entender e manter.

O termo foi popularizado por Robert C. Martin. Também conhecido como Uncle Bob, ele escreveu o livro Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship, em 2008, que popularizou a ideia de código limpo e forneceu um conjunto de princípios e melhores práticas para escrever um código desse tipo.

O livro enfatiza a importância de escrever códigos que sejam fáceis de ler, entender e manter e fornece regras práticas para atingir esse objetivo. Também ressalta a importância de escrever um código fácil de testar e depurar e ensina desenvolvedores a refatorar e melhorar continuamente o código.

Desde então, a ideia de código limpo foi adotada por muitas organizações e se tornou parte das melhores práticas de desenvolvimento de software. O conceito de clean code não se limita a uma linguagem ou plataforma de programação específica, podendo ser aplicado a qualquer linguagem de programação, paradigma e arquitetura.

Navegue pelo índice

    O que significa clean code?

    homem digitando em um notebook.
    (Fonte: Moritz Kindler/Unsplash/Reprodução)

    O código limpo geralmente é caracterizado pelo uso de nomes significativos, estrutura clara e complexidade mínima. Também é fácil de testar e depurar e segue bons princípios de design de software. É uma forma de tornar o código mais sustentável, legível e compreensível para qualquer desenvolvedor que trabalhe nele.

    O principal objetivo do clean code é tornar mais fácil para uma equipe de profissionais entender, modificar e estender o código, o que pode melhorar o processo de desenvolvimento, reduzir erros e facilitar a adição de recursos.

    Quais são as vantagens do clean code?

    O clean code é uma parte essencial do processo de desenvolvimento que garante um software de alta qualidade. Ele melhora a leitura, a compreensão e a manutenção, o que pode economizar tempo e recursos no longo prazo. Isso facilita o teste e a depuração e pode aumentar a produtividade, a reutilização e a escalabilidade do desenvolvedor.

    O código limpo também ajuda as equipes a trabalhar com mais eficiência e entregar softwares mais rapidamente. É provável que o código limpo seja de alta qualidade, o que pode melhorar o desempenho geral do software. Além disso, reduz a dívida técnica e aumenta a satisfação do desenvolvedor.

    Por ser mais reutilizável, o que economiza tempo e recursos ao desenvolver novas funções, o clean code é mais escalável. Isso significa que pode lidar com mais usuários e mais dados sem causar problemas de desempenho. Por fim, o código limpo é econômico, pois é mais fácil de manter, o que pode reduzir o custo de manutenção do software.

    Quais são as melhores práticas de clean code?

    quatro pessoas sentadas em volta de uma mesa de um escritório. Há computadores e várias telas em cima da mesa.
    (Fonte: Sigmund/Unsplash/Reprodução)

    O clean code é um processo contínuo e requer cultura de revisão, feedback e melhoria. Não se trata apenas de escrever um código fácil de ler, mas também de escrever um código fácil de testar, depurar e manter.

    As melhores práticas de código limpo incluem:

    • convenções de nomenclatura — uso de nomes significativos e autoexplicativos para variáveis, funções e classes;
    • formatação — recuo, espaçamento e formatação consistentes tornam o código fácil de ler e entender;
    • comentários — explicam o propósito e a funcionalidade do código;
    • simplicidade — evita complexidade e redundância desnecessárias;
    • modularidade — divide o código em funções e módulos pequenos e reutilizáveis;
    • tratamento de erros — manipula e documenta adequadamente quaisquer condições de erro;
    • Test-Driven Development (TDD) — escreve o teste antes de implementar um novo recurso e se certifica de que o código passa em todos os testes antes da implantação;
    • refatoração — melhora continuamente o código, refatorando-o para torná-lo mais legível, sustentável e eficiente;
    • programação em pares — para revisar o código e aprender com os outros;
    • integração contínua e implantação contínua (CI/CD) — para garantir que o código esteja sempre em estado liberável.

    Como aplicar o clean code em um projeto?

    Para aplicar o clean code em um projeto, comece criando um padrão de codificação. É necessário estabelecer um conjunto de diretrizes e práticas recomendadas para escrever código limpo. Certifique-se de que todos os membros da equipe estejam familiarizados com eles, pois isso pode economizar tempo e recursos no longo prazo.

    Escreva testes abrangentes para todo o código para garantir que funcione conforme o esperado e tenha menos probabilidade de conter bugs. Seguir as convenções de nomenclatura estabelecidas, usar uma formatação consistente e adotar padrões de design para resolver problemas comuns tornam o código mais organizado.

    Otimize o código para desempenho e reduza a complexidade. Isso pode ser feito refatorando o código para o tornar mais legível, fácil de manter e eficiente. Utilize a abstração para ocultar os detalhes da implementação e expor apenas as informações necessárias para outras partes do código.

    Um sistema de controle de versão como o git para acompanhar as alterações no código e colaborar com outros desenvolvedores é essencial, principalmente para revisar o código em pares e detectar erros. Por fim, aprenda novas tecnologias e linguagens de programação para continuar melhorando a qualidade do código.

    Crie seu próprio negócio com a revenda de sites e utilize o painel cPanel ou Plesk com o melhor custo-benefício

    Saiba mais

    Fonte: Betrybe, Programador Viking, Tecnospeed, Sydle, Accurate