Os arrays têm um papel fundamental para a manipulação de dados, implementação de algoritmos e desenvolvimento de softwares mais produtivos.

Dominar o uso de arrays em JavaScript é essencial para qualquer pessoa desenvolvedora, pois eles desempenham um papel crucial na manipulação de dados e na implementação de algoritmos.

Com o recurso, é possível criar soluções elegantes e funcionais, tornando assim o desenvolvimento de software mais eficiente e produtivo. 

Um dos principais benefícios da ferramenta é a capacidade de lidar com conjuntos de dados dinâmicos. Os elementos do array podem ser adicionados ou removidos conforme necessário, sem se preocupar com limitações rígidas de tamanho, fornecendo flexibilidade e versatilidade para ajustar o código às necessidades em constante evolução de um programa. 

Aprenda em seguida o que são arrays e como funcionam esses poderosos recursos do JavaScript 

Navegue pelo índice

    O que são arrays? 

    Arrays possibilitam o uso de estruturas complexas de dados na programação
    Arrays possibilitam o uso de estruturas complexas de dados na programação. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Os arrays, em programação, são estruturas de dados que permitem armazenar uma coleção de elementos relacionados em uma única variável. Esses elementos podem ser de qualquer tipo de dados, como por exemplo números, strings, objetos e até mesmo outros arrays. O recurso organiza os elementos em uma sequência indexada, onde cada elemento é atribuído a um índice específico

    Essas ferramentas permitem organizar e manipular conjuntos de dados de forma eficiente. Para trabalhar com uma lista extensa de nomes, números, objetos ou qualquer outro tipo de informação, os arrays são um recurso ideal, pois eles permitem percorrer os dados, filtrar elementos com base em determinados critérios e mapear valores para transformá-los. 

    Os arrays também podem ser usados para criar estruturas de dados mais complexas, como por exemplo matrizes multidimensionais, pilhas, filas e listas ligadas. Com isso, fornecem a base para implementar outras estruturas de dados e algoritmos

    Qual é a diferença entre array e objeto? 

    A diferença fundamental entre um array e um objeto está na sua estrutura e finalidade, pois enquanto os arrays são usados para armazenar uma coleção ordenada de elementos, identificados por índices numéricos, os objetos são usados para armazenar uma coleção de propriedades, cada uma com uma chave única que permite acessar os valores correspondentes. 

    Diferente de um array, os objetos não possuem uma ordem específica para seus elementos, e em vez disso, eles são usados para representar entidades ou conceitos do mundo real, onde cada propriedade do objeto pode descrever uma característica ou comportamento específico. As chaves (propriedades) em um objeto são usadas para identificar e acessar os valores correspondentes. 

    Em alguns casos, um array pode ser mais apropriado quando é preciso ordenar uma coleção e acessar os elementos principalmente por índices. Já os objetos são mais úteis para armazenar informações associadas a chaves específicas e acessar os valores por meio dessas chaves. 

    Como os arrays são usados nas linguagens de programação? 

    Os arrays são utilizados em muitas linguagens de programação. Cada código tem sua própria sintaxe e recursos específicos para trabalhar com a ferramenta, mas o conceito fundamental de armazenar e acessar elementos em uma sequência ordenada para o desenvolvimento de software permanece o mesmo. 

    Confira como usar os arrays nas principais linguagens de programação: 

    JavaScript

    O código conta com suporte nativo para arrays, ou seja, eles fazem parte do núcleo da linguagem e estão disponíveis em todos os ambientes JavaScript, como navegadores, Node.js e outros ambientes de execução. 

    Python

    As bibliotecas de computação científica e análise de dados do Python, como NumPy e Pandas, utilizam arrays para realizar operações matemáticas em grandes conjuntos de dados, como por exemplo cálculos estatísticos, álgebra linear e processamento de imagens. 

    Java

    Bibliotecas e frameworks do Java dependem do uso de arrays para operações eficientes em conjuntos de dados. Além disso, coleções da API do código, como ArrayList e LinkedList, são implementadas internamente usando arrays ou uma combinação deles. 

    C e C++

    Fornecem controle direto sobre a memória, permitindo assim que desenvolvedores gerenciem o layout e o acesso aos elementos do array em cenários de baixo nível, como programação de sistemas ou desenvolvimento de drivers. 

    Ruby

    A linguagem oferece várias construções e métodos que simplificam o processo de iteração. Assim, a execução de ações repetitivas em todos os elementos do array pode ser feita com facilidade. 

    PHP

    No desenvolvimento web, os arrays desempenham um papel importante na interação com formulários HTML, manipulação de dados recebidos por meio de solicitações HTTP e processamento de dados enviados pelos usuários. 

    C#

    Os arrays em C# são estruturas de dados contíguas na memória, o que as torna eficientes em termos de acesso e armazenamento, sendo utilizadas em softwares onde o uso eficiente da memória é crítico, como por exemplo em aplicações de alto desempenho e jogos. 

    Go

    Os arrays podem ser passados como parâmetros para funções, permitindo assim a passagem de um conjunto de dados para processamento. Isso facilita a modularização do código e o reuso de funções em diferentes partes do programa. 

    Como criar e usar arrays no JavaScript? 

    Em JavaScript, os arrays podem conter elementos de diferentes tipos de dados, como por exemplo números, strings, objetos e até mesmo outros arrays, o que oferece uma grande flexibilidade ao lidar com coleções de dados heterogêneos. A linguagem fornece vários métodos e operações para manipular arrays de forma eficiente, veja em seguida como começar a usar os arrays no JavaScript

    1. Declaração de um array 

    Use a palavra-chave let ou const seguida de um nome de variável para declarar um array. Por exemplo: 

    let nomes = []; // Array vazio 

    const numeros = [1, 2, 3, 4, 5]; // Array com elementos 

    Importante lembrar que as variáveis de let só funcionam dentro do bloco em que o usuário declarou, podendo ser atualizadas, mas não declaradas uma outras vez. Enquanto isso, para as variáveis de const, não é possível atribuir um novo valor a constante, a atualizando, nem as declarar uma outra vez. 

    2. Acesso aos elementos 

    Para acessar os elementos de um array, utilize o nome do array e em seguida colchetes contendo o índice do elemento desejado. Lembre-se de que os índices dos arrays em JavaScript começam em 0

    console.log(numeros[0]); // Saída: 1 

    console.log(numeros[2]); // Saída: 3 

    É importante notar que, em JavaScript, ao tentar acessar um elemento em um índice que não existe dentro do array, o valor retornado será undefined. Isso ocorre porque os arrays em JavaScript são objetos flexíveis, e os índices não acessados são considerados propriedades inexistentes do objeto.  

    Portanto, é uma boa prática sempre verificar o tamanho do array por meio da propriedade length antes de acessar os seus elementos, para evitar acessar índices fora dos limites do array, o que poderia levar a resultados inesperados no código. 

    3. Modificação de elementos 

    É possível modificar os elementos de um array atribuindo um novo valor a ele, usando a notação de acesso aos elementos. 

    numeros[1] = 10; 

    console.log(numeros); // Saída: [1, 10, 3, 4, 5] 

    4. Métodos de modificação 

    O JavaScript fornece métodos de modificação de arrays, que permitem adicionar, remover ou modificar elementos em um array. Alguns desses métodos incluem push(), pop(), shift(), unshift(), splice(), entre outros. Confira exemplos em seguida: 

    const frutas = [‘maçã’, ‘banana’, ‘laranja’]; 

    frutas.push(‘morango’); // Adiciona ‘morango’ ao final do array 

    frutas.pop(); // Remove o último elemento do array 

    frutas.shift(); // Remove o primeiro elemento do array 

    frutas.unshift(‘abacaxi’); // Adiciona ‘abacaxi’ no início do array 

    frutas.splice(1, 1, ‘uva’, ‘pêssego’); // Remove 1 elemento a partir do índice 1 e adiciona ‘uva’ e ‘pêssego’ 

    5. Propriedade length 

    A propriedade length pode servir para obter o tamanho de um array (o número de elementos que ele contém), como no exemplo em seguida: 

    console.log(numeros.length); // Saída: 5 

    6. Iteração com loops 

    É possível percorrer os elementos de um array utilizando loops, como o for ou o for…of. Isso permite executar uma determinada ação para cada elemento do array. 

    for (let i = 0; i < numeros.length; i++) { 

    console.log(numeros[i]); 

    } 

    ou 

    for (let numero of numeros) { 

    console.log(numero); 

    } 

    Leia também

    7. Métodos de iteração 

    Os recursos oferecidos pelos arrays contribuem para um uso mais eficiente do código do JavaScript
    Os recursos oferecidos pelos arrays contribuem para um uso mais eficiente do código do JavaScript. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    O JavaScript fornece uma série de métodos embutidos para iterar sobre os elementos de um array. Alguns desses métodos incluem forEach(), map(), filter(), reduce(). Esses métodos permitem executar operações nos elementos do array de forma mais concisa e expressiva. Por exemplo: 

    numeros.forEach(function(numero) { 

    console.log(numero); 

    }); 

    const duplicados = numeros.map(function(numero) { 

    return numero * 2; 

    }); 

    const pares = numeros.filter(function(numero) { 

    return numero % 2 === 0; 

    }); 

    const soma = numeros.reduce(function(total, numero) { 

    return total + numero; 

    }); 

    8. Manipulação avançada de arrays 

    Além dos métodos de interação, o JavaScript oferece outras funcionalidades poderosas para manipulação de arrays. Por exemplo, é possível ordenar um array usando o método sort(), pesquisar um elemento usando o método indexOf() ou find(), e verificar a existência de um elemento usando o método includes(). 

    9. Spread Operator 

    O operador de propagação, também conhecido como spread operator, permite criar um novo array a partir de um array existente, adicionando novos elementos ou combinando com outros arrays. Ele é representado pelos três pontos (…). 

    Se antes era necessário utilizar algum tipo de loop ou método pra acessar o conteúdo de algum iterável, como o array, com o spread operator não é mais necessário, uma vez que ele permite o acesso rápido de uma determinada estrutura de dados e sem demandar tantos códigos

    const array1 = [1, 2, 3]; 

    const array2 = […array1, 4, 5]; // Cria um novo array [1, 2, 3, 4, 5] 

    10. Destructuring Assignment 

    A atribuição por desestruturação é uma forma de extrair valores de um array e atribuí-los a variáveis separadas. Isso pode ser útil para acessar elementos específicos de um array de forma mais concisa, por exemplo: 

    const numeros = [1, 2, 3]; 

    const [primeiro, segundo, terceiro] = numeros; 

    console.log(primeiro, segundo, terceiro); // Imprime: 1, 2, 3 

    11. Arrays aninhados 

    Em JavaScript, é possível criar arrays aninhados, ou seja, arrays dentro de arrays. Isso permite criar estruturas de dados mais complexas, como matrizes multidimensionais ou listas de listas. 

    const matriz = [[1, 2, 3], [4, 5, 6], [7, 8, 9]]; 

    console.log(matriz[0][1]); // Acessa o elemento 2 da primeira subarray 

    const listaDeListas = [[‘a’, ‘b’], [‘c’, ‘d’], [‘e’, ‘f’]]; 

    console.log(listaDeListas[1][0]); // Acessa o elemento ‘c’ da segunda subarray 

    12. Realizando uma cópia superficial 

    O método slice () retorna uma cópia superficial de uma parte de um array, sem modificar o array original. Ele aceita dois parâmetros opcionais, o índice de início e o índice de fim (não inclusivo), por exemplo:

    const numbers = [1, 2, 3, 4, 5]; 

    const slicedArray = numbers.slice(1, 4); 

    console.log(slicedArray); // [2, 3, 4] 

    13. Concatenando arrays 

    Por meio do método concat(), é possível concatenar dois ou mais arrays, retornando então um novo array com os elementos combinados. Ele não modifica os arrays originais. Veja um exemplo: 

    const array1 = [1, 2, 3]; 

    const array2 = [4, 5, 6]; 

    const combinedArray = array1.concat(array2); 

    console.log(combinedArray); // [1, 2, 3, 4, 5, 6] 

    14. Arrays bidimensionais e multidimensionais 

    Os arrays bidimensionais e multidimensionais são úteis para representar matrizes, tabelas, estruturas de dados complexas e modelos espaciais. Eles oferecem uma maneira organizada e eficiente de armazenar e manipular conjuntos de dados multidimensionais em JavaScript. 

    Um array bidimensional é uma matriz com duas dimensões, semelhante a uma tabela de linhas e colunas. Já um array multidimensional é uma matriz com mais de duas dimensões, podendo ter três, quatro ou mais dimensões

    Para criar um array bidimensional em JavaScript, pode ser usada a sintaxe de arrays aninhados: 

    const matriz = [ 

    [1, 2, 3], 

    [4, 5, 6], 

    $ [7, 8, 9] 

    ]; 

    Neste exemplo, temos uma matriz 3×3 com valores numéricos. Cada subarray representa uma linha da matriz e contém os elementos dessa linha. Para acessar os elementos de um array bidimensional, é necessário especificar o índice da linha e o índice da coluna. Por exemplo, para acessar o número 5, você usaria matriz[1][1], pois ele está na segunda linha (índice 1) e na segunda coluna (índice 1). 

    Para criar um array multidimensional, é possível utilizar a mesma abordagem de arrays aninhados, como por exemplo: 

    $ const cubo = [ 

    [ 

    [1, 2], 

    [3, 4] 

    ], 

    [ 

    [5, 6], 

    [7, 8] 

    ] 

    ]; 

    Cada nível de alinhamento representa uma dimensão adicional. É possível acessar os elementos de um array multidimensional a partir da especificação do índice de cada dimensão. O cubo [1][0][1] pode ser usado para acessar o número 6, pois ele está no segundo nível (índice 1), na primeira linha (índice 0) e na segunda coluna (índice 1). 

    Ao trabalhar com arrays bidimensionais e multidimensionais, é possível aplicar as mesmas operações e métodos disponíveis para arrays unidimensionais, como iteração, manipulação de elementos e busca. No entanto, é necessário levar em conta as dimensões adicionais ao realizar essas operações. 

    Hospede a sua aplicação com o Servidor VPS da Locaweb 

    Que tal aproveitar o que aprendemos hoje e utilizar o servidor VPS da Locaweb para colocar em prática aquele projeto em JavaScript utilizando arrays? Ao utilizar a solução da Locaweb, é possível aproveitar ferramentas e recursos para automatizar suas aplicações e assim melhorar a sua eficiência operacional. 

    Instale e configure bancos de dados, gerencie ferramentas de relacionamento com o cliente, configure e hospede e-commerces e muito mais com o servidor VPS.  

    Obtenha todos os recursos de um servidor físico, mas virtualizado na nuvem. Conheça o Servidor VPS da Locaweb!

    Saiba mais