Confira o que você precisa saber para ter uma loja virtual, os principais pontos de atenção e como alavancar suas vendas no varejo eletrônico


O comércio virtual é um modelo de varejo que veio para ficar e promete crescer ainda mais nos próximos anos. Uma pesquisa realizada em 2022 com 2 mil empresários, mostrou que 74% dos lojistas conseguiram aumentar sua receita mensal após a criação de uma loja virtual.

A facilidade de vender pela web vem atraindo diversos varejistas – alguns novos, outros que já possuem loja física, mas desejam ampliar horizontes. Mas, antes de se deixar levar por essa dita “facilidade” e agir na empolgação, vale lembrar que, como o varejo físico, o eletrônico também exige planejamento, estudo de mercado, investimento e esforço.

Como montar uma loja virtual profissional

Por isso, vamos dar um passo a passo para você que deseja iniciar sua própria loja virtual!

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    Loja virtual, e-commerce… é tudo igual?

    O primeiro passo é você entender o conceito de loja virtual, pois com tantos termos e tipos de canais de venda na web, é normal confundir alguns termos.

    Mas, quem quer empreender nessa área tem que ficar por dentro das diferenças para conhecer os detalhes sobre o comércio eletrônico:

    • Loja virtual é um site próprio criado exclusivamente para vendas, pelo qual o cliente pode adquirir os produtos que você vende também pela internet.
    •  Loja online que é também chamada de e-commerce é um negócio iniciado e pensado para a venda de produtos no meio virtual.

    Resumindo, uma loja física também pode ter uma loja virtual para vender os produtos da marca no varejo digital, expondo seus produtos e/ou serviços com fotos e descrições detalhadas, adequando o layout da página com as características e detalhes que remetem à identidade da marca

    De  forma mais simplória, dizemos que a loja virtual é um site que pertence totalmente ao lojista, no qual ele mesmo faz suas alterações, inclui as formas de pagamento e de envio aceitas, etc.

    Principais pontos de atenção para quem deseja começar uma loja virtual

    Quando se pensa em iniciar uma loja virtual de sucesso, não existe atalho no caminho, alguns pontos de atenção são imprescindíveis e não devem ser ignorados.

    Mostraremos quais são esses pontos nos próximos tópicos.

    Definir nicho de mercado, público alvo e produtos 

    Escolher um nicho de mercado e se firmar como referência de marca para um determinado tipo de produto o leva a se destacar dos concorrentes e mostra que a sua empresa tem uma proposta de valor exclusiva.

    Se você ainda não teve a primeira ideia de produto para sua loja virtual, um bom ponto de partida é escolher o nicho de mercado. As possibilidades de nichos, categorias e subcategorias são imensas. 

    Como definir meu nicho de atuação?

    O bacana é encontrar um nicho de mercado que você domine e tenha afinidade com ele. Saber identificar o público certo. 

    O conceito de nicho trata de um segmento de mercado que pode ser definido por demandas ou preferências específicas, com características que o diferenciam do restante do mercado.

    Praticamente todo mercado pode ser segmentado conforme as demandas e preferências dos consumidores, então confira algumas formas de definir um nicho:

    • Faixa de preço: categorias como “econômica”, “desconto”, “luxo”;
    • Características demográficas: gênero, idade, renda, escolaridade;
    • Nível de qualidade: “bronze”, “silver”, “gold”, “premium”;
    • Psicografia: valores pessoais, interesses, atitudes;
    • Parâmetros geográficos: local de residência, país, estado, cidade.

    A escolha do nicho de mercado em que você pretende investir é uma decisão estratégica para que a sua empresa ofereça um atendimento melhor e com mais personalização e excelência a uma base de clientes.

    Mapeando o seu público-alvo

    É impossível montar uma loja virtual de sucesso sem ter clareza acerca de quem é o seu público-alvo.

    Dessa forma, mapeá-lo é fundamental para você estabelecer os produtos que deverão ser oferecidos ao seu público com maior facilidade e que tenham boa vendabilidade.

    Entender o seu público-alvo e como ele se comporta também facilita a comunicação com ele, tanto nas promoções, produtos, estratégias de venda e campanhas de marketing, para citar os mais importantes.

    Criando o mix de produtos da sua loja virtual

    Após identificar o nicho da sua loja e seu público-alvo, chegamos ao passo de determinar o mix de produtos que tem o maior potencial de vendas junto ao seu público-alvo. 

    Não há uma fórmula que garanta o mix perfeito, mas algumas dicas podem ajudar a encontrar o que mais funciona para o seu negócio:

    • Quem está iniciando deve evitar  vender uma infinidade de tipos de produtos;
    • Inicialmente, mantenha o foco em uma única categoria e  busque ser referência dentro dela;
    • Se você vende calçados, opte por vender sapatos infantis, femininos e masculinos – isso facilita acertar no mix do que vender sapatos, bolsas, e acessórios – o leque fica muito amplo;
    • Ao delimitar o seu mix de produtos de acordo com o nicho de mercado que busca atingir, fica mais fácil tornar-se referência e ser reconhecido como autoridade de vendas naquele segmento;
    • Com o passar do tempo e a conquista dessa autoridade for palpável, você pode avaliar a expansão do seu mix, fazendo essa transição de forma consciente e planejada.

    Burocracias e criação do CNPJ – regularizando sua loja virtual

    Chegou a hora de regularizar o seu negócio. A primeira etapa para isso é abrir um CNPJ

    Nossa dica aqui é que se você está começando sua loja virtual  por conta própria, o ideal é que se regularize como microempreendedor individual.

    Essa modalidade garante seus direitos trabalhistas, age em consonância com a lei, possibilita a emissão de notas fiscais, profissionaliza o seu negócio, tudo com muita facilidade e sem custos absurdos.

    Você pode fazer a abertura da MEI de forma online e as taxas sobre essa modalidade de empreendimento são bem mais em conta .

    Outra questão é ter atenção à legislação, pois a burocracia relacionada à abertura de uma loja virtual não finaliza após a criação do CNPJ. 

    Lojas virtuais, assim como outros empreendimentos, precisam seguir a legislação que rege o seu negócio.

    E existem várias legislações que incidem sobre o funcionamento do negócio e o relacionamento com o consumidor, além de leis que abordam de forma específica o comércio online:

    • Código de Defesa do Consumidor;
    • Lei do E-commerce;
    • Entre outras.

    Criação do site e escolha da plataforma de e-commerce

    O próximo passo é partir para a estruturação da sua loja virtual e um dos pontos mais importantes é em relação à escolha da plataforma.

    Esse será o sistema que controlará as suas vendas e fará a exposição da sua marca na internet.

    A plataforma de uma loja online é o sistema responsável pelo gerenciamento dela na web e ainda que existam várias opções no mercado.

    Você precisa identificar as necessidades do seu e-commerce antes de bater o martelo na sua decisão.

    O ideal é que você dê uma atenção especial a esse aspecto, observe as funcionalidades e características das diferentes plataformas de e-commerce disponíveis no mercado. 

    Faça uma análise minuciosa e observe, por exemplo, se a plataforma permite:

    • Cadastrar e incluir seus produtos;
    • Gerenciar as finanças e o estoque;
    • Organizar as formas de pagamento;
    • Diversidade de soluções logísticas;
    • Preservar as informações pessoais dos visitantes;
    • Garantir a segurança dos dados da empresa.

    Uma plataforma completa deve oferecer no mínimo as funcionalidades acima, mas o importante é ficar atento se as funcionalidades que a plataforma oferece atendem às suas necessidades.

    Após analisadas essas questões, é interessante ter em mente que há três tipos de plataformas:

    • Gratuitas: oferecem boas possibilidades de personalização, mas podem ter instabilidades e serem de difícil manutenção;
    • Pagas: cobram uma pequena porcentagem sobre as vendas realizadas, mas seus softwares são muito mais confiáveis e possuem ótimos serviços de atendimento – porém, opções de personalização tendem a ser reduzidas;
    • Próprias: permitem que você personalize totalmente seu site, mas exigem uma equipe própria especializada para mantê-la em dia, o que implica em custos bem altos.

    Organização e gestão da loja virtual

    Se você deseja ter uma loja virtual de sucesso e aproveitar esse cenário promissor, obtendo lucros com o seu negócio, o passo seguinte é saber como administrar a sua loja virtual.

    E para fazer isso com excelência certas questões precisam de cuidado especial. Veja quais são elas:

    Realize o controle do seu estoque

    Como realizar a gestão de estoque

    Armazenar e gerenciar os produtos do seu estoque de forma organizada e eficiente é uma questão  muito importante para a gestão da loja virtual.

    Além de contribuir para conferir maior agilidade e organização das entregas, ele oferece informações concretas que permitem a você:

    • Planejar as reposições com mais eficiência;
    • Tomar decisões mais estratégicas nas suas vendas;
    • Verificar se há itens parados ou que possuem baixa vendabilidade;
    • Identificar itens de venda sazonal;
    • Elaborar ações promocionais;
    • Inserir  novos produtos ao seu catálogo;
    • Controlar a rotatividade das mercadorias;
    • Evitar  falta ou excesso de mercadorias no estoque;
    • Contribuir para um melhor giro dos produtos;
    • Compreender melhor a sua demanda de vendas;
    • E outras questões que ajudam na gestão eficiente da sua loja virtual e previnem que o seu e-commerce sofra graves prejuízos financeiros.

    Atenção à operação logística

    Não há nada mais decepcionante para um consumidor do que fazer uma compra online e receber seu pedido com atraso, com algum produto errado ou faltante e até mesmo com produtos danificados.

    Então quem busca ter uma loja virtual de sucesso precisa oferecer a melhor experiência de entrega para os seus clientes, o que exige que você tenha muita atenção aos seus processos logísticos.

    Todas as etapas, desde a gestão dos pedidos, passando pelo processo de separação das mercadorias, preparo da embalagem e envio para o endereço definido pelo comprador devem ser passos bem delineados e cuidadosamente planejados para garantir a máxima eficiência e agilidade da sua cadeia logística.

    Aqui também entra a parceria da sua loja virtual em contar com parceiros confiáveis que sejam responsáveis e cuidadosos com o transporte das encomendas, isso é muito importante nesse sentido. 

    Busque empresas de transporte que sejam reconhecidas no mercado e que possuam bom histórico de atuação, cumprindo com os prazos prometidos e que não ocasionem danos aos pacotes dos clientes.

    Também não se esqueça da questão de logística reversa, para os casos de trocas e devoluções que porventura venham a ocorrer.

    Quando isso acontece, o cliente deve se sentir amparado pela sua loja virtual de forma que ele tenha uma experiência positiva e volte a comprar com você.

    Mantenha o controle financeiro em dia

    Administrar qualquer negócio, especialmente uma loja virtual, requer que você tenha uma gestão financeira eficaz. 

    O ideal é planejar o seu orçamento sempre de forma cuidadosa, levando em consideração todas as despesas fixas e variáveis da sua loja e também o retorno financeiro que você pretende ter com cada investimento.

    Também esteja sempre controlando de perto a emissão das suas notas fiscais, o pagamento dos tributos exigidos e a movimentação de entradas e saídas de dinheiro da empresa (popularmente conhecido como fluxo de caixa).

    Entender o seu capital de giro é outro importante indicador financeiro que precisa ser monitorado, pois é aqui que será determinado o valor que você terá disponível para manter a sua operação funcionando regularmente, sem surpresas desagradáveis.

    Elabore uma rotina de acompanhamento das principais métricas financeiras da sua loja virtual. Faça esse controle com periodicidade.

    Isso possibilita que você encontre oportunidades para reduzir gastos e também planejar estratégias que tragam crescimento ao seu negócio.

    Não desperdice o apoio da tecnologia

    Existem diversas tecnologias que podem ajudar na administração da sua loja virtual, gerando automatização, rapidez, padronização e integração dos processos operacionais. 

    Pesquise soluções disponíveis no mercado e avalie para escolher com eficácia aquelas que fazem mais sentido para a realidade do seu negócio.

    Porém, ressaltamos que alguns exemplos de sistemas são quase que imprescindíveis para a gestão de e-commerce, são eles:

    • Sistema ERP (Enterprise Resource Planning): trata-se de sistema de gestão empresarial que lhe permite administrar e integrar diferentes processos da sua loja virtual como logística, finanças, estoque, conta virtual, controle de vendas;
    • Ferramentas de automação de marketing: são softwares que automatizam as atividades de marketing do seu negócio, como campanhas de e-mail marketing para as listas segmentadas de contatos;
    • Meios de pagamento: soluções que possibilitam que sua loja aceite pagamentos online, processe os dados das compras virtuais e mais.

    E agora o passo final!

    Uma loja virtual de sucesso precisa contar com as funcionalidades de um ERP, que integra todos os setores do negócio, oferecendo visão global ao gestor e eficiência nas decisões.

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