Os desenvolvedores de C++ são procurados pelo mercado tecnológico

Os softwares escritos com C++ consomem menos memória e são mais rápidos em comparação a outras linguagens de programação de alto nível. 

Porém, devido à sua longa história e complexidade, muitos desenvolvedores podem ponderar se ainda vale a pena aprender essa linguagem.

Confira a opinião de Lucian Fialho, cofundador e CTO da Métricas Boss, consultoria especializada em Digital Analytics. O especialista atuou no desenvolvimento de lojas como Globo, BemGlô, Kidizania.

Navegue pelo índice

    O que é a linguagem C++?

    na imagem há uma pessoa digitando em um notebook sobre uma escrivaninha, aprendendo mais sobre a linguagem C++
    (Fonte: StartupStockPhotos/Pixabay/Reprodução)

    O C++ é um código open source criado na década de 1980, como uma linguagem de programação orientada a objetos. “A linguagem C++ é baseada na linguagem C, mas adiciona várias características poderosas que tornam possível construir programas mais complexos e flexíveis”, explica Lucian Fialho.

    Algumas dessas características incluem:

    • Classes: permitem a criação de tipos personalizados;

    • Herança: permite compartilhar atributos e comportamento entre classes;  

    • Sobrecarga de operadores: permite redefinir o significado dos operadores aritméticos para trabalharem com novos tipos.

    Essa é uma linguagem de programação compilada, ou seja, os códigos-fonte são transformados em um executável para que a máquina possa interpretar. “A vantagem disso é que os programas ficam mais rápidos e menores”, comenta o cofundador da Métricas Boss.

    Outra característica dessa linguagem é ser estruturada, pois trabalha com funções e dados agrupados em blocos lógicos chamados de “structs”, também conhecido como registros.

    “Isso facilita a leitura e manutenção dos códigos. Além disso, também permite a reutilização desses blocos em outros programas”, analisa Fialho.

    Vantagens e desvantagens

    Uma das principais vantagens do C++ em relação ao C é a possibilidade de criação de classes e objetos, o que torna o desenvolvimento de programas mais organizado e modular.

    Além disso, o C++ também oferece um maior controle sobre os recursos do sistema, como memória e processamento, permitindo um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

    No entanto, uma das principais desvantagens do C++ em relação a outras linguagens é sua complexidade. “Devido às suas diversas características avançadas, como templates e herança múltipla, o aprendizado da linguagem pode ser bastante complicado para iniciantes”, pondera o CTO.

    Quais são as aplicações dessa linguagem?

    A imagem mostra uma escrivaninha e sobre ela há um notebook, com o Adobe Photoshop aberto, programa que foi escrito em C++.
    (Fonte: Caio/Pexels/Reprodução)

    Essa é uma linguagem de programação compilada. Em outras palavras, isso quer dizer que os programas só podem ser executados depois de serem traduzidos para um formato entendido pelo computador.

    A vantagem dessa abordagem é a velocidade. Os programas compilados tendem a rodar mais rápido do que aqueles interpretados.

    “O desenvolvedor também tem mais controle sobre o código e pode encontrar erros antes da execução do programa”, considera Fialho. A maioria dos sistemas operacionais, incluindo boas partes do Windows, macOS e Linux, foi escrito usando C++.

    Alguns outros exemplos de software importantes feito com essa linguagem incluem:

    • Microsoft Office;
    • Adobe Photoshop;
    • Apple OS;
    • Mozilla Firefox.

    Por que estudar essa linguagem?

    Devido ao fato de que essa linguagem é amplamente utilizada em vários setores da indústria, isso significa que há um grande número de oportunidades de trabalho para aqueles que a dominam.

    O código é a quarta linguagem de programação mais utilizada no mundo, logo após do Python, C e Java, segundo o site Tiobe.

    O nível de dificuldade do código é médio, sendo menor do que em outras linguagens, portanto o tempo de aprendizado depende da dedicação do desenvolvedor.

    “Se você estiver disposto a investir o tempo e esforço necessários, pode aprender C++ em um curto período de tempo”, orienta Fialho. Em menos de um mês, um programador dedicado pode dominar a sintaxe da linguagem.

    Não é necessário aprender C para entender C++, já que os dois códigos são independentes. “A grande maioria dos programadores de C++ não sabem C. É como aprender a dirigir antes de tirar a carteira em uma autoescola você acaba se confundindo”, compara o CTO.

    É possível aprender o C++ tanto na internet quanto presencialmente. “Alguns dos melhores recursos para aprender a programar com a linguagem C++ são o site Code Academy, o livro C++ for Dummies, de Stephen Randy Davis”, aconselha o especialista.

    No Brasil, a Alura oferece uma formação dessa linguagem em português, o que pode ajudar quem não domina a língua inglesa.

    Vale a pena estudar C++?

    Em suma: SIM! O C++ é usado na comunicação em máquinas, no desenvolvimento de softwares acadêmicos e corporativos, edição de imagens, fotos e vídeos, jogos, entre outras aplicações, devido ao seu desempenho, estabilidade e segurança.

    A linguagem é padrão da indústria de finanças, robótica e aeronáutica.

    A versatilidade dessa linguagem permite o desenvolvimento de tarefas simples, tanto quanto aplicações na linha de comando, na web e até sistemas mais complexos que atuam em tempo real, como os utilizados no mercado de investimentos.

    Por isso, o mercado de trabalho para o programador de C++ deverá continuar crescendo.

    “Essa é uma linguagem de programação poderosa que oferece aos desenvolvedores muitas ferramentas para criar software de alta qualidade”, afirma o cofundador da Métricas Boss.

    Embora muitas soluções utilizem o código, o número de desenvolvedores que dominam o C++ é pequeno diante da demanda.

    A Locaweb oferece diversas ferramentas para devs e freelancers. Clique aqui e confira o custo-benefício do VPS e Cloud.

    Saiba mais