Laravel é um poderoso framework PHP que tem conquistado a comunidade de desenvolvedores ao redor do mundo.

Oi pessoal, tudo bem? Voltamos a falar de uma das linguagens mais importantes da web, o PHP. Mas hoje nosso foco será especificamente sobre o framework PHP mais utilizado na atualidade: o Laravel. Caso você não tenha familiaridade com o tema, esse artigo sobre frameworks pode te ajudar a entender um pouco mais.

O Laravel é o framework PHP mais utilizado na atualidade. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Navegue pelo índice

    Como o Laravel foi criado?

    O Laravel é um framework PHP que foi criado por Taylor B. Otwell. Para entender um pouco as motivações da criação desse framework, é preciso conhecer um pouco da história dos frameworks PHP. 

    Nos meados do PHP versão 5.0 e 5.1 (2004-2006) estavam surgindo os primeiros frameworks PHP. A linguagem estava se aprimorando na orientação a objetos e a reutilização do código era prioridade para muitas pessoas devs da época.

    Entre os primeiros frameworks de PHP, tínhamos o CodeIgniter, que era um framework muito utilizado por devs PHP e baseado no framework Rails do Ruby.

    Apesar de ter sido muito utilizado pela comunidade durante algum tempo, a manutenção do CodeIgniter ficou comprometida, já que a empresa que era responsável pelo desenvolvimento dele não estava dando a devida atenção ao framework. Inclusive, em 2014 a Ellislab passou a responsabilidade pela manutenção do framework para a BCIT — British Columbia Institute of Technology.

    Como Taylor B. Otwell era um grande fã do CodeIgniter, ele aproveitou a oportunidade para criar um framework mais moderno que teria as características do CodeIgniter. Sendo assim, em 2011 ele criou o Laravel.

    Foi desenvolvido totalmente do zero e baseado em componentes próprios, porém na sua versão 4 (2013) o framework foi reescrito utilizando componentes de outro framework PHP muito famoso, o Symfony.

    O que é o Laravel e por que é tão utilizado?

    Dentre as características que destacam o Laravel como um framework para ser utilizado pelo maior número de pessoas possível temos:

    • Uma ótima curva de aprendizado: é um framework muito fácil de aprender;
    • Simplicidade: as coisas dentro do framework são feitas e escritas de modo a resolver os problemas da maneira mais simples possível;
    • Produtividade: tarefas complexas são desenvolvidas em pouco tempo utilizando a ferramenta.
    • Excelente documentação: possui uma documentação simples e direta que facilita muito o entendimento de diversas etapas no desenvolvimento.

    Como a maioria dos frameworks PHP, o Laravel é um framework que utiliza o padrão MVC (model-view-controller) para sua arquitetura. Ou seja, sistemas desenvolvidos em Laravel costumam ser divididos em 3 camadas: Model, que se relaciona com banco de dados, View, que se relaciona como que é exibido (front-end) e Controller. que é uma camada intermediária que trafega informações entre Model e View.

    O que é Artisan?

    Um recurso muito conhecido e utilizado dentro do Laravel é o Artisan.

    Artisan é o nome da interface da linha de comando utilizada no Laravel. Com essa interface, é possível utilizar uma quantidade significativa de comandos auxiliares para facilitar o desenvolvimento de sua aplicação.

    O Artisan é impulsionado pelo poderoso componente de Console do Symfony Framework.

    Para ver a lista de comandos disponíveis no Artisan, você pode dar um “php artisan list”.

    Como é feita a gestão de dados do framework?

    Sendo baseado no CodeIgniter e, consequentemente em Ruby On Rails a gestão de dados do framework é realizado utilizando um componente de Active Record, um padrão de engenharia de software que facilita a criação e uso de objetos de negócio cujos dados precisam ser persistidos em um banco, chamado Eloquent.

    Com ele, as pessoas que desenvolvem em Laravel conseguem escrever rotinas que manipulam o banco de dados sem necessariamente escrever em SQL.

    Opções de uso do Laravel

    O Laravel também possui um sistema de template engine chamado Blade. Com ele, fica mais fácil desenvolver as views de sua aplicação utilizando uma sintaxe específica para isso.

    Agora, caso você queira utilizar um framework JavaScript Front-End full Stack, a casadinha Laravel + Vue.js é uma ótima pedida, já que há alguns anos o Vue.js foi adotado como padrão para desenvolvimento juntamente com o Laravel.

    E, caso você queira trabalhar com desenvolvimento de interfaces dinâmicas de maneira simples, e reduzir a complexidade de um framework Front-end utilizando Laravel, você pode utilizar o Liveware.

    Conheça o Laravel Octane

    Uma novidade para o mundo Laravel é o chamado Laravel Octane. Com ele a performance das aplicações Laravel é levada a um próximo nível.

    O Laravel Octane sobrecarrega o desempenho do seu aplicativo servindo seu aplicativo usando servidores de aplicativos de alta potência, incluindo Open Swoole , Swoole e RoadRunner .O Octane inicializa seu aplicativo uma vez, o mantém na memória e, em seguida, o alimenta com solicitações em velocidades supersônicas.

    Além de tudo isso, o Laravel é o framework PHP com mais estrelas no GitHub, é um framework amplamente utilizado em projetos de diversos portes e possui uma comunidade bastante engajada e apaixonada.

    Desejo que esse artigo tenha aumentado sua curiosidade pelo menos em conhecer um pouco mais sobre essa magnífica ferramenta. Um grande abraço!

    Conheça o Servidor VPS da Locaweb e conte com a flexibilidade e a autonomia que você precisa!

    Saiba mais