Hackathon surgiu nos primórdios da internet, mas ganhou nova dimensão com o desenvolvimento de startups

O termo “hackathon” é uma combinação das palavras “hack” e “maraton” e se refere a um evento no qual um grande grupo de pessoas se reúne para colaborar em projetos de desenvolvimento de software. O conceito tem origem nos primórdios da internet e da indústria de tecnologia, quando desenvolvedores se reuniam para trabalhar em projetos e compartilhar ideias. O primeiro uso conhecido do termo “hackathon” foi pelo OpenBSD, um sistema operacional gratuito e de código aberto, em 1999.

No entanto, a ideia de um hackathon com tema específico, sendo um evento com tempo limitado, prêmios e foco na criação de projetos novos e inovadores, não se tornou popular até meados dos anos 2000. Com o surgimento de startups e a crescente importância da tecnologia em vários setores, os hackathons viraram uma forma popular de empresas, organizações e indivíduos desenvolverem ideias, testarem tecnologias e encontrarem talentos.

Navegue pelo índice

    O que é hackathon?

    Imagem de um escritório com várias pessoas em frente a seus computadores.
    (Fonte: Rut Miit/Unsplash/Reprodução)

    O objetivo de um hackathon é criar algo novo e inovador, como um aplicativo ou software, com os participantes trabalhando em equipes para desenvolver as ideias. Os eventos podem ser focados em temas ou tecnologias específicas e geralmente incluem prêmios para os melhores projetos ou ideias. Podem ser organizados por empresas, universidades ou outras instituições e ser abertos a qualquer pessoa ou direcionados a grupos específicos, como estudantes e desenvolvedores.

    E o que é hackathon corporativo?

    Um hackathon corporativo é organizado e patrocinado por uma empresa ou organização, sendo focado em desafios ou oportunidades de negócios específicos que a companhia enfrenta, com o objetivo de gerar novas ideias e soluções. Os eventos corporativos podem ser realizados internamente ou contar com participantes externos, como clientes e parceiros.

    São usados como ferramenta de inovação, pois reúnem um grupo diversificado de pessoas com diferentes habilidades e origens para colaborar e debater ideias. Também fornecem uma maneira rápida e de baixo custo para as empresas validarem novas tecnologias ou ideias e testarem novos produtos ou recursos.

    Os hackathons corporativos podem funcionar como uma forma de engajar e motivar funcionários e fomentar uma cultura de inovação e criatividade dentro da empresa. Podem, ainda, ser usados para encontrar e recrutar novos talentos desenvolvedores, designers e outros profissionais.

    Quais são as vantagens do hackathon?

    Os hackathons oferecem uma oportunidade para profissionais aprenderem novas tecnologias e habilidades, bem como trabalhar com desenvolvedores e mentores experientes. Isso pode ajudar a avançar na carreira e manter o campo atualizado, além de ser uma oportunidade para fazer conexões.

    Os profissionais têm a oportunidade de mostrar habilidades e talentos para um público mais amplo, inclusive com colaboração e trabalho em equipe, o que pode ajudar a desenvolver a comunicação e a liderança.

    Muitos hackathons incluem prêmios para os melhores projetos ou ideias, o que pode ser um grande incentivo para a participação. Esses eventos muitas vezes também são frequentados por recrutadores, podendo ser uma ótima maneira de encontrar uma nova oportunidade de trabalho.

    Benefícios para o mundo corporativo

    Os hackathons ajudam as empresas a aumentar o conhecimento da marca e mostrar produtos e serviços para um público mais amplo ao mesmo tempo que fornecem às companhias uma maneira rápida e de baixo custo de validar novas tecnologias ou ideias e testar novos produtos ou recursos.

    A ferramenta serve para empresas envolverem e motivarem funcionários e promoverem uma cultura de inovação e criatividade, sem contar que são uma oportunidade de coletar feedback e ideias de um grande grupo, o que pode ajudar a organização a tomar melhores decisões e aprimorar produtos e serviços.

    Como fazer um hackathon?

    Imagem de escritório corporativo.
    (Fonte: Open Data Institute Knowledge for Everyone/Flickr/Reprodução)

    As especificidades do hackathon podem variar, mas o processo geral é semelhante em todas as modalidades. Os organizadores devem planejar e preparar o evento, o que pode incluir a definição de um tema, a determinação do local e a duração, bem como o recrutamento de patrocinadores e jurados. A partir daí, podem criar um site com informações, programação e regras, além de inscrições e atualizações sobre o evento.

    As plataformas de mídia social, como Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn, são úteis para promover o hackathon e alcançar um público mais amplo, bem como os meios de comunicação locais e nacionais. É importante, também, enviar campanhas por e-mail, pois ajudam a aumentar a visibilidade e atrair mais participantes.

    É também muito comum na realização de hackathons um evento de kick-off, como webinar, para gerar interesse e atrair participantes, em especial com universidades e faculdades para divulgar o evento para alunos e professores. Essas e outras organizações podem copromover o evento, aumentando a visibilidade.

    Dinâmica da maratona

    Durante o hackathon, as equipes têm um tempo limitado (geralmente de 24 horas a 48 horas) para debater e desenvolver as ideias. Isso envolve escrever código, projetar interfaces e criar maquetes. Perto do fim do hackathon, as equipes apresentam os projetos a um painel de jurados e demonstram o trabalho criado.

    Os jurados avaliam esses projetos com base em critérios como originalidade, viabilidade e impacto, e selecionam as equipes vencedoras. Uma cerimônia de premiação pode ser realizada para reconhecer os projetos vencedores e distribuir os prêmios.

    Conheça a VPS com melhor preço e infraestrutura no Brasil.

    Clique aqui